11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Saiba como organizar um closet luxuoso e funcional

Saiba como organizar um closet luxuoso e funcional

Saiba como organizar um closet luxuoso e funcional: O que um closet luxuoso e bem organizado tem a ver com a construção de uma autoestima elevada? Tudo, uma vez que atividades dos mais diversos aspectos, inclusive aqueles que compõem o cotidiano, colaboram para você se sentir melhor.

Dessa forma, escolher um bom perfume, por exemplo, ou aquela joia perfeita para o momento são ações rotineiras, mas que são uma sensação de bem-estar. Assim como o ato de vestir-se bem todos os dias.

Afinal, quem não se sente mais poderosa com aquele look bem montado, não é mesmo?

Há, contudo, um ponto importante nessa trajetória… Claro que compor um visual bonito dá um upgrade na autoestima. No entanto, para que isso seja possível, primeiro, é preciso conseguir achar as peças certas para cada ocasião.

Além do mais, é preciso fazer a combinação das roupas com um sapato elegante e acessórios!

E é aí que entra a importância da organização.

Foi pensando nisso que, hoje, resolvemos trazer algumas dicas sobre como organizar um closet luxuoso, de forma funcional, para não perder nenhuma chance de sentir-se ainda mais linda e sofisticada no seu dia a dia. Acompanhe!

Como organizar um closet luxuoso e funcional

Ter um espaço em casa exclusivamente dedicado às roupas, sapatos, joias e demais peças que compõem o visual é bem interessante, prático e refinado. Porém, é preciso que esse ambiente, além de bonito, seja organizado de maneira funcional.

Para isso, três estratégias são fundamentais nesse sentido. Dentre elas:

1) Desapegar

Isso mesmo! Por mais que você tenha um closet grande, sempre é possível extrapolar o espaço disponível.

Sim, todo mundo tem aquelas peças que já aposentou faz tempo, mas que ficam ali “fazendo hora extra”. Livre-se delas! Esse é o primeiro passo para organizar um closet luxuoso e funcional.

Analise as peças com calma, mas seja objetiva. Não usou nos dois últimos verões — ou nos dois último invernos, primaveras e outonos? Não acumule! Libere espaço, afinal, a vida é movimento até dentro do guarda-roupa.

Além disso, desapegar é uma forma de ajudar quem precisa, caso você resolva doar o que já não usa mais — uma atitude nobre e necessária para o mundo!

2) Dispor adequadamente o que ficou

Para organizar um closet luxuoso e funcional também é importante deixar o máximo de peças à vista, para conseguir visualizar o que há de disponível — mas isso precisa ser feito da maneira estruturada.

Por exemplo, para algumas roupas, o mais indicado é pendurar, tanto para elas ficarem mais em evidência quanto para não amassar o tecido — dentre elas:

  • Roupas de tecidos delicados — como seda, crepe, cetim, dentre outros;
  • Casacos pesados e blazers;
  • Calças de alfaiataria; e
  • Saias e vestidos, exceto os de festa bordados ou com tule, que podem ser colocados em caixas, envolvidos em papel de seda.

Já, outras peças podem ser dobradas e dispostas em gavetas ou prateleiras. Tais como:

  • Peças de lã e linha — que, preferencialmente, não devem ficar penduradas para não esticarem ou perderem a forma;
  • Camisetas de malha — que costumam ser finas e pesadas e, assim, se penduradas, também podem perder a forma;
  • Peças de algodão, roupas de ginástica e jeans — que não amassam nem marcam facilmente, podendo, desta forma, ser dobradas para facilitar a organização do closet;
  • Pashminas;
  • Pijamas e camisolas; e
  • Roupas íntimas.

3) Investir nos utensílios certos 

É claro que, para organizar um closet luxuoso e funcional, alguns utensílios são indispensáveis. Além de áreas como cabideiro, sapateiro, nichos, prateleiras e gavetas, você precisa investir, obviamente, em cabides, mas também em itens como:

  • Colmeias organizadoras — que ajudam a otimizar o espaço de gavetas e prateleiras, mantendo no lugar peças pequenas, como lingeries, meias e acessórios, por exemplo;
  • Cestos e caixas — que podem ser de todos os tamanhos necessários e contar com etiquetas que facilitem a organização de algumas peças nas prateleiras;
  • Capas protetoras —  que funcionam para proteger as roupas poeira, luz e demais interferências externas.

Então, gostou dessas dicas de como organizar um closet luxuoso e funcional e tornar mais prática o exercício de trabalhar a sua autoestima diariamente?

Para conferir mais conteúdos relacionados à moda, sofisticação, beleza e saúde, não deixe de acompanhar o blog da Clínica Luciana Pepino! Para começar, confira:

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).