Menu

Meditação guiada: aprenda a alcançar o seu equilíbrio!

Você está começando a meditar e acha muito difícil manter a concentração? A solução pode estar na meditação guiada, uma prática que conduz você até seu objetivo

Meditar é uma prática que nos permite relaxar, recarregar nossas energias e fortalecer nossa saúde emocional, de modo que conseguimos lidar melhor com nossos sentimentos. Se você está pensando em experimentar essa técnica, a meditação guiada é uma excelente ideia.

Para quem ainda não é adepta da meditação, o começo pode parecer um tanto complicado, pois não sabemos muito bem como preparar o ambiente, no que devemos pensar e muito menos como conseguiremos manter o foco.

Se esse é o seu caso, você pode recorrer a passos indispensáveis para quem quer aprender a meditar. Hoje, em especial, vamos falar sobre a versão guiada da meditação, que também é uma forma muito eficiente de se iniciar nessa prática.

O que é meditação guiada?

A meditação é uma técnica que comprovadamente ajuda a equilibrar as emoções e a controlar e prevenir distúrbios como insônia, estresse, ansiedade e depressão. Entretanto, muitas pessoas sentem dificuldade em manter a concentração, principalmente no início.

E elas têm razão: no começo, pode ser mesmo muito desafiador manter o foco nos próprios pensamentos. Porém, em vez de desistir, você pode experimentar a meditação guiada.

Como o próprio nome indica, essa modalidade conta com um guia para ajudar você no processo de mindfulness, ou seja, de deixar as distrações de lado e assumir a plena consciência do momento presente.

Para isso, o guia dará instruções sobre como devemos nos posicionar e no que devemos pensar, o que torna muito mais simples esse contato inicial com a arte da meditação.

Veja também – 5 passos indispensáveis para aprender a meditar!

Tipos de meditação guiada

Enquanto a meditação não tem regras absolutas sobre a direção de seus pensamentos, a meditação guiada tem um objetivo mais bem definido. Isso quer dizer que a condução da técnica é feita sabendo-se aonde se quer chegar.

Uma sessão dessa técnica levará o praticante a trabalhar pontos específicos de acordo com aquilo que mais é necessário naquele momento. Dessa forma, alguns tipos dessa modalidade de meditação incluem:

  • Meditação para relaxar;
  • Meditação para dormir;
  • Meditação para re-energizar;
  • Meditação para combater a ansiedade;
  • Meditação para lidar com a tristeza profunda.

Esses objetivos não são únicos, de modo que cada sessão de meditação guiada pode ser direcionada conforme a maneira como o praticante se sente naquela ocasião.

meditação guiada
fonte: pinterest

Guia de meditação: presencial ou virtual?

Quando falamos na figura do guia de uma sessão de meditação, podemos nos referir tanto a uma pessoa quanto a um recurso tecnológico.

No caso de um guia presencial, a meditação pode ser conduzida por um psicólogo, terapeuta, instrutor, professor ou outro profissional que tenha se especializado nessa área.

Um exemplo frequente são as sessões de meditação guiada realizada durante as aulas de yoga, na qual o instrutor conduz seus alunos por uma viagem espiritual como forma de complementar a prática. Aproveite para conhecer os benefícios da yoga para iniciantes.

Outra situação em que se recorre a essa técnica é nas sessões de terapia, especialmente quando os pacientes estão passando por períodos de ansiedade ou depressão. Além disso, essa prática pode ser realizada em grupos reunidos exclusivamente para este fim.

Aplicativos para meditação guiada

Caso você não tenha acesso a nenhuma dessas opções com guias presenciais, é possível utilizar a tecnologia a seu favor e contar com a ajuda de guias virtuais, que também conduzem as sessões com instruções detalhadas para você atingir seus objetivos.

Uma das primeiras dicas para quem vai se iniciar na prática da meditação é deixar o celular de lado para evitar distrações. Porém, quando utilizado da forma correta, esse aparelho pode ajudar você a se concentrar e praticar o mindfulness.

Uma das formas de fazer isso é baixando um aplicativo para iPhone (na App Store) ou para Android (na Google Play). Existem diversas opções pagas e gratuitas, tanto em português quanto em outros idiomas. Veja alguns exemplos:

Além desses, você pode encontrar diversos outros aplicativos de meditação guiada com músicas relaxantes, jogos para acalmar e exercícios de respiração. Baixe, experimente e encontre aquele com que você mais se identifica.

Antes de iniciar, porém, lembre-se de desabilitar as notificações e chamadas do seu celular para que sua sessão não seja interrompida.

Meditação guiada no YouTube

Além dos aplicativos de meditação guiada, você também pode contar com diversos canais do YouTube que disponibilizam vídeos para te auxiliar nessa prática, independentemente dos seus objetivos. Conheça alguns exemplos:

  1. Yoga para você

  1. Juliana Goés

  1. Yoga Mudra

meditação guiada

Confira também – 13 super dicas para uma alimentação saudável e como você deve mudar seus hábitos

Apesar da ampla disponibilidade de recursos de meditação na internet, lembre-se de que, em algumas ocasiões, é fundamental ter acompanhamento profissional.

Por isso, os aplicativos e os vídeos não devem substituir a psicoterapia e um eventual tratamento medicamentoso, mas sim serem usados como medidas complementares para você encontrar seu equilíbrio e sua paz interior.

Você já testou alguma dessas ferramentas para praticar a meditação guiada? Como foi sua experiência? Conte para a gente nos comentários!

  • 34
    Shares
  1. Silmara Dias disse:

    Nossa muito bom seu artigo,gostei de mais. Parabéns viu!