Menu

Yoga para iniciantes: encontre equilíbrio e melhore a qualidade de vida!

A yoga vai muito além das posições e da meditação. Descubra os benefícios que essa filosofia de vida pode trazer para sua saúde física e mental.

Acender um incenso, fazer uma pose dificílima e recitar mantras enquanto tenta esvaziar a mente: se essa é a ideia que você tem sobre a yoga, saiba que essa prática vai muito além dessa impressão. Por isso, hoje nós vamos falar sobre a yoga para iniciantes.

As poses – chamadas asanas – realmente fazem parte da yoga, assim como a meditação. Porém, essa prática é uma verdadeira filosofia de vida e, conforme você avança, mais perceberá que ela funciona como um processo de dentro para fora.

Como em qualquer aula, ninguém espera que os iniciantes saiam fazendo malabarismos no primeiro dia, portanto você não precisa se preocupar achando que o professor vai querer te deixar de cabeça para baixo. Fique tranquila, pois o progresso é gradual.

Agora que você está mais tranquila, que tal conhecer o poder da yoga e os benefícios que ela pode trazer para a sua vida? Descubra como ela pode ajudar você a encontrar seu equilíbrio e recuperar seu bem-estar.

Yoga para iniciantes: conheça as diferentes linhas

Se praticar yoga não é sinônimo de repetir um mantra infinitas vezes enquanto fica sentada em um tapetinho, também não podemos dizer que ela seja equivalente a ter um abdômen sarado e os músculos superdefinidos.

Na verdade, precisamos ter em mente que existem diferentes tipos de yoga, o que pode confundir que está entrando agora neste mundo. Por isso, quando falamos em yoga para iniciantes, é importante explicar as diferenças entre as principais linhas, que incluem:

  • Hatha yoga: é a modalidade mais conhecida, que deu origem às outras. A Hatha yoga se baseia em asanas (posições) e busca deixar o praticamente mais ciente do próprio corpo. As aulas para iniciantes costumam ser bem tranquilas;
  • Ashtanga yoga: essa é a linha indicada para quem busca definir o corpo, pois suas posições são as que mais exigem esforço muscular. As aulas são puxadas fisicamente, mas também envolvem um trabalho mental;
  • Kundalini yoga: trata-se de uma modalidade mais sensorial, pois os praticantes ficam de olhos fechados enquanto entoam mantras. Apesar disso, as aulas podem fazer você suar bastante pelo esforço;
  • Vinyasa yoga: tem posições parecidas com a Ashtanga e também é uma modalidade que exige mais fisicamente, porém ela se diferencia por ter sequências de asanas mais livres, de acordo com as necessidades do corpo;
  • Iyengar yoga: é feito com o auxílio de equipamentos como cintos pendurados nas paredes e blocos de apoio, que facilitam a execução correta das poses. Apesar disso, o tempo de cada asana é maior, o que exige bastante esforço muscular.
yoga para iniciantes
fonte: pinterest

Veja também – 13 super dicas para uma alimentação saudável e como você deve mudar seus hábitos

Benefícios da yoga: as mudanças que ela pode trazer para a sua vida

A prática de uma atividade física é fundamental para ter uma boa saúde. Contudo, a yoga vai além dos benefícios para o corpo – que são importantíssimos – e também é capaz de trazer mudanças positivas para a mente e o espírito. Conheça as principais vantagens:

– Melhora da postura e ganho de confiança

Um dos principais benefícios da yoga para iniciantes é a aquisição de uma consciência maior sobre o próprio corpo. Em seguida, com o fortalecimento da musculatura, essas mudanças se refletem em uma melhora da postura.

Além de aliviar dores, a coluna ereta, os ombros bem posicionados e a cabeça devidamente centralizada fazem com que o praticante transmita mais confiança, o que muda sua atitude perante o mundo e pode trazer novas oportunidades.

– Mais controle sobre as emoções

É normal experimentar emoções negativas como tristeza, medo ou raiva; o problema é quando nos deixamos dominar por esses sentimentos, que afetam nossa saúde física e mental. Com a yoga, porém, os praticantes conseguem lidar melhor com essas experiências.

Embora não seja possível simplesmente resolver o problema, a yoga permite que os pensamentos sejam mais claros e tranquilos, focados naquilo que realmente importa. Assim, sua mente encontrará novos caminhos para lidar com as situações difíceis.

Confira – Massagem relaxante: além de acalmar, proporciona vários benefícios!

– Melhora da saúde mental

Mesmo na yoga para iniciantes, os movimentos já favorecerem a liberação dos neurotransmissores ligados ao bem-estar, contribuindo para o alívio do estresse, da ansiedade e da depressão.

Ainda, com os exercícios de meditação e respiração, o praticante consegue alcançar um estado mais profundo de relaxamento, diminuindo os níveis de cortisol, conhecido como hormônio do estresse por deixar corpo e mente em estado de alerta.

Outro benefício nesse sentido é o estímulo ao “mindfulness”, ou atenção plena, que consiste em manter o foco no momento atual – uma excelente técnica para manter seu equilíbrio e sua paz de espírito em meio a todos os acontecimentos do dia a dia.

– Bom funcionamento do organismo e alívio de condições crônicas

A yoga para iniciantes mostra seus primeiros benefícios por meio da estimulação das funções digestivas e respiratórias, o que se reflete em um melhor funcionamento geral do organismo, incluindo o fortalecimento da imunidade.

Além disso, a execução da sequência de asanas promove o alívio de dores crônicas, como aquelas causadas por doenças como artrite, fibromialgia e síndrome do túnel do carpo, elevando a qualidade de vida dos praticantes.

 

yoga para iniciantes
fonte: pinterest

Não deixe de ver – Tipos de corpo feminino: não existe um padrão, e sim o que te faz bem. Veja agora qual é o seu

– Mais cuidados com a saúde de forma natural

Ao promover uma maior consciência corporal, os praticantes passam por um processo profundo de conexão entre o plano mental e físico, levando-os as cuidar de seu corpo como um verdadeiro templo.

Com a adoção da yoga como filosofia de vida, a pessoa começa escolhas mais saudáveis em relação à alimentação e à prática de outras atividades físicas, além de tomar decisões importantes como parar de fumar. Com isso, tem-se um enorme ganho de saúde.

Você já conhecia esses benefícios da yoga? Que tal iniciar essa prática e experimentar todas as mudanças positivas que ela pode trazer para a sua vida? Deixe sua opinião nos comentários! Ah, aproveite para conhecer a clínica Dra. Luciana Pepino e todas as suas opções de tratamentos estéticos e cirurgias plásticas!

  • 63
    Shares

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).