(11) 3285-6412Segunda a Sexta-Feira das 10h às 19h
Clínica Especializada em Cirurgias Plásticas
  • A Clínica
  • Cirurgias
  • Procedimentos
  • Informações
  • Dicas
  • Contato
  • Blog
Agendar Consulta
retornar

Radiofrequência: Rugas, flacidez e tudo o mais que ela ajuda a eliminar!

Com as ondas eletromagnéticas do aparelho de radiofrequência, o calor atinge camadas mais profundas da pele, estimula o colágeno e ajuda a eliminar a gordura localizada

Ninguém precisa ter um corpo absolutamente perfeito para se sentir bonita, mas isso não quer dizer que você não possa buscar tratamentos para aquilo que te incomoda e abala a sua autoconfiança. Por isso, nosso assunto de hoje são as possibilidades da radiofrequência!

Por meio de uma técnica não invasiva, esse procedimento estético oferece uma solução segura e eficiente para diversas imperfeições, como a flacidez, as rugas e a celulite, entre outras. Descubra mais sobre os benefícios desse tratamento!

O que é a radiofrequência

A radiofrequência é um tratamento estético relativamente recente que visa, em primeiro lugar, combater a flacidez da pele por meio da estimulação da produção de colágeno (neocolagênse).

Esse efeito é obtido por meio da aplicação de ondas eletromagnéticas sobre a pele, as quais vão gerar temperaturas mais elevadas que se propagam da superfície para camadas mais profundas, oferecendo diversos benefícios.

radiofrequência

Como a radiofrequência funciona: efeito imediato e tardio

Esse procedimento utiliza um equipamento que emite correntes de alta frequência. Ao atingir a pele, as ondas eletromagnéticas promovem uma agitação das moléculas de água dos tecidos, de forma que a energia eletromagnética se transforma em energia térmica.

Por sua vez, a energia térmica se transforma em calor, que se propaga da superfície da pele para os tecidos em camadas mais profundas, atingindo a derme e a camada de gordura localizada acima dos músculos.

Ao atingir a derme (camada mais profunda da pele), o calor gerado pela radiofrequência promove a contração das fibras de colágeno e elastina, que conferem firmeza e elasticidade à pele. Como resultado, é possível observar um efeito imediato de lifting.

Porém, o maior benefício aparece algumas semanas depois, com a neocolagênese. Para isso, é necessário que a epiderme seja submetida a temperaturas de até 41 graus Célsius, o que faz com que a derme experimente um calor de até 2 graus a mais.

É nessa faixa de temperatura que ocorre o estímulo da atividade dos fibroblastos, as células responsáveis pela produção do colágeno. Assim, em cerca de dois meses, as novas fibras estarão maduras, com um efeito tardio de rejuvenescimento gradual e natural.

Já ao atingir o tecido adiposo, o calor gerado pela ponteira do aparelho de radiofrequência promove a compactação das células de gordura líquida, facilitando a sua posterior eliminação.

Não deixe de ver – 07 procedimentos estéticos realizados pela Dra. Luciana Pepino que vão te deixar linda!

Outros benefícios da radiofrequência

Além de seu efeito de ativação da produção de colágeno, a radiofrequência promove diversos outros benefícios na região tratada, por exemplo:

  • Vasodilatação local com aumento da circulação sanguínea;
  • Maior aporte de oxigênio e nutrientes para os tecidos;
  • Eliminação das toxinas pela estimulação da microcirculação;
  • Estimulação da atividade enzimática e metabólica;
  • Clareamento de áreas mais pigmentadas;
  • Reorganização das fibras de colágeno e elastina;
  • Compactação das células de gordura.

Rugas, flacidez e outras indicações da radiofrequência

A partir dos efeitos acima, esse procedimento estético é indicado para tratar várias imperfeições da pele do rosto e do corpo, seja com o objetivo de rejuvenescer ou se sentir mais bonita. Entre as principais indicações, as que ganham mais destaque são as seguintes:

  • Tratamento da flacidez: é o efeito principal desse procedimento, pois seu efeito se dá pela ativação da produção do colágeno, tornando a pele mais firme;
  • Suavização das rugas: com o efeito de lifting promovido pelo tratamento, as rugas têm seu aspecto suavizado, contribuindo para o rejuvenescimento;
  • Clareamento da região íntima: a energia emitida pela radiofrequência ajuda a clarear a região íntima, além de combater a flacidez dos grandes e pequenos lábios em função da idade;
  • Combate à gordura localizada: o calor promovido pela ponteira se espalha para camadas mais profundas e atinge as células de gordura, aumentando seu metabolismo, promovendo a compactação e facilitando a quebra da membrana;
  • Tratamento da celulite: além de atuar nas células adiposas e combater a gordura localizada, a radiofrequência combate a inflamação desse tecido, melhorando a aparência da celulite.

Além disso, estimulação do colágeno deixa a região mais firme, o que também contribui para o combate à celulite por deixar o aspecto da pele mais uniforme e liso.

Veja mais – O que é colágeno: tire suas dúvidas sobre essa proteína.

Vantagens da radiofrequência

Esse procedimento estético tem como grande vantagem o fato de ser não invasivo e indolor, dispensando o uso de produtos anestésicos. O máximo que o paciente vai sentir é uma sensação de aquecimento, mas sem dores.

Como as temperaturas não passam de 41 graus Célsius na superfície da pele, a radiofrequência não causa queimaduras e pode ser utilizada no rosto e no corpo.

radiofrequência tratamento estético

Associação da radiofrequência com outras tecnologias

A radiofrequência por si só já oferece vários benefícios; porém, é possível potencializar seus efeitos ao associá-la com outras tecnologias ou procedimentos estéticos, dando origem a novos tratamentos com resultados ainda melhores. Conheça as combinações:

– Radiofrequência + drenagem linfática

A compactação das células de gordura líquida promovida pela radiofrequência facilita a quebra da membrana, de forma que a gordura ficará no espaço intersticial. Assim, para eliminá-la, é muito interessante associar esse tratamento com a drenagem linfática.

– Criofrequência: radiofrequência + frio

O aparelho de criofrequência usa uma ponteira que aplica temperaturas de até 10 graus negativos. Com isso, o calor da radiofrequência pode ser de até 60 graus, o que vai gerar um choque térmico sem causar queimaduras.

Dessa forma, esse procedimento pode ser entendido como uma radiofrequência de alta potência, com resultados ainda melhores.

Veja mais – A criofrequência é realmente confiável?

– Ultra Accent: radiofrequência + ultrassom

Nesse tratamento, depois que as ondas eletromagnéticas da radiofrequência promoverem a compactação das células de gordura, entra em cena o ultrassom Shear Waves, que produz ondas que interagem com a membrana dessas células e faz com que elas se rompam.

Dessa forma, esse procedimento estético facilita a eliminação da gordura localizada e da celulite.

Você já conhecia todo esse poder da radiofrequência? Gostaria de conhecer os benefícios desse tratamento para o seu corpo e rosto? Deixe suas respostas nos comentários e aproveite para conhecer os demais procedimentos estéticos e cirurgias plásticas realizadas pela Dra. Luciana Pepino.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.


Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Agende sua consulta

Deixe o seu comentário

  1. Miriam

    Muito bom! O artigo! A pessoa que tem propensão a câncer de pele (basocelular) pode fazer uso da radiofrequência?

    responder
    1. Dra. Luciana Pepino

      Olá, Miriam, boa tarde! A Dra. Luciana adoraria poder ajudá-la , mas ela realmente só tem como responder dúvidas sobre seu caso específico em uma consulta. Se desejar, será um prazer lhe atender numa consulta médica. Veja como funciona nosso agendamento nos Telefones: (11) 3285-6412 (11) 3285-3514 (11) 3284-4216 (11) 3284-5851 (11) 96916-3668 (WhatsApp Automatizado) Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 10 às 19hs. O site da clínica é www.lucianapepino.com.br Atenciosamente, Concierge Dra. Luciana Pepino.

      responder

Leia Também

Carregando...

Campanha #ViralizeOBem

Agora você tem em suas mãos a oportunidade de transformar vidas. 50 milhões. Não é prêmio acumulado da Mega-Sena. São 50 milhões de brasileiros passando fome. E você pode transformar essa triste realidade, participando da nossa missão!

imagem de uma criança fantasiada de super-herói em meio a uma situação de miséria
Quero ajudar!
imagem de uma criança fantasiada de super-herói em meio a uma situação de miséria
logo

Campanha #ViralizeOBem

Agora você tem em suas mãos a oportunidade de transformar vidas. 50 milhões. Não é prêmio acumulado da Mega-Sena. São 50 milhões de brasileiros passando fome. E você pode transformar essa triste realidade, participando da nossa missão!

Quero ajudar!

Assine nossa newsletter

Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.

whatsapp

Cirurgias

Procedimentos

Links Úteis

Telefones de Contato

Políticas de Privacidade

Dra. Luciana L. Pepino. Diretora Técnica Médica

CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

logo

2022. Dra. Luciana Pepino

Todos os direitos reservados.