11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

O que fazer para perder peso mais rápido?

É possível perder peso rápido de maneira saudável

Conheça dicas de como perder peso rápido sem comprometer sua saúde ou bem-estar e alcance o corpo que sempre desejou!

Uma resolução comum para um ano novo é emagrecer e muitas pessoas querem saber como perder peso rápido para ficar com a estética desejada em menos tempo.

Sim, é possível perder peso rápido, mas essa opção nunca deve ser estruturada de forma a colocar a saúde em risco. Em geral, receitas milagrosas vêm com efeitos colaterais prejudiciais incluindo queda da imunidade e efeito sanfona.

Para evitar esses problemas de curto e longo prazo, mas garantir uma perda de peso consistente confira as dicas a seguir!

Como perder peso rápido em 6 passos?

O primeiro passo de como perder peso rápido é entender que o emagrecimento satisfatório depende da adoção de hábitos saudáveis em diferentes aspectos da vida, mas também pode ser auxiliado por procedimentos estéticos e cirurgias plásticas. Confira!

1. Alimentação

A alimentação saudável é um pilar de como perder peso rápido, mas não estamos falando aqui de dietas malucas e restritivas que vão te fazer engordar tudo de novo mais para frente.

A dica aqui é investir em uma reeducação alimentar, prática na qual você não precisa eliminar nenhum grupo alimentar da dieta, mas faz escolhas mais conscientes e permanentes.

O ideal é reduzir o consumo de ultraprocessados, gorduras, frituras, embutidos e açucares. Não precisa cortar essas opções, mas diminuir a frequência e quantidade ingerida.

Invista em alimentos naturais como frutas, legumes, verduras, vegetais, fibras, integrais, carnes magras e gorduras saudáveis (como oleaginosas e azeite).

2. Exercícios físicos

Os exercícios físicos também são essenciais em como perder peso rápido. Para emagrecer são indicadas as atividades aeróbicas como corrida, caminhada, bicicleta, dança, luta e natação, por exemplo.

Lembre-se apenas de respeitar o ritmo do seu corpo. Não adianta tentar passar do sedentarismo para correr maratona de uma hora para outra. Aumente gradualmente o ritmo, frequência e intensidade e mantenha a constância.

3. Durma bem

Sim, dormir bem afeta diretamente o peso. De acordo com o estudo do Annals of Internal Medicine em duas semanas de sono regulado já é possível ver benefícios físicos.

Na pesquisa, os participantes que dormiram mais perderam duas vezes mais gordura do que aqueles que tiveram noites de sono menos satisfatórias. Portanto, o equilíbrio é o segredo para perder peso rápido e de forma consistente.

4. Beba água

A ingestão de água também é uma recomendação para quem está tentando perder peso. Ela ajuda na eliminação de toxinas e inchaço, que pode dar a sensação de mais peso, além de contribuir para o correto funcionamento do metabolismo.

5. Procedimentos estéticos

Caso você já tenha investido nas 4 dicas anteriores de como perder peso rápido pode beneficiar-se também com a realização de procedimentos estéticos.

Algumas técnicas são indicadas para perder gordura localizada em caso de depósitos pequenos, como a carboxiterapia e o laser de CO2.

Outra opção para modelação corporal, redução do inchaço e perda de medidas é a drenagem linfática. A técnica traz benefícios à saúde, além de promover diversos ganhos estéticos.

6. Cirurgia plástica

Por fim, também é possível recorrer à cirurgia plástica. A orientação, no entanto, é que essa opção seja complementar aos demais cuidados e apenas para modelar o corpo, não para efetivamente promover a perda de peso.

Um exemplo é a lipoaspiração que pode ser realizada em pacientes com depósitos de gordura que não são eliminados mesmo com a prática esportiva.

Já a abdominoplastia, por exemplo, é recomendada para eliminação da flacidez e excesso de pele da região do abdome. Em geral, essa técnica é recomendada para pacientes que perderam peso e ficaram com depósitos inestéticos de pele.

Portanto, a recomendação de como perder peso rápido é unir diferentes abordagens, desde a alimentação e prática esportiva, até as cirurgias plásticas. No entanto, esse processo deve sempre ser acompanhado por um médico especialista, garantindo resultados mais satisfatórios e boa saúde.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).