11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Mulheres no mercado financeiro: espaço cada vez maior

mulheres no mercado financeiro

As mulheres no mercado financeiro, eis um tema que vem conquistando espaço cada vez maior – o que é natural. Afinal, a concepção de que a mulher é o que ela quiser ser e ocupa o lugar que desejar veio para ficar!

O empoderamento feminino – palavra de ordem – é uma luta diária, tanto interna quanto externa.

Você pode gostar e saber escolher a  joia perfeita para você, assim como unir conforto e elegância em um par de sapatos – universos considerados tipicamente femininos.

Mas também pode ser um membro ativo no mundo financeiro e executivo, ambiente marcado pelo forte domínio masculino.

A presença de mulheres no mercado financeiro é totalmente possível e perfeitamente aceitável, apesar de ainda ser uma fatia pequena desse bolo.

A boa notícia, contudo, é que a ala feminina vem crescendo e ocupando cada vez mais esse lugar que sempre lhe pertenceu também!

A força e a escalada das mulheres no mercado financeiro

No último dia internacional das mulheres, dia 8 de março, a Forbes, enfatizou a transformação pela qual vem passando o mercado financeiro brasileiro. Segundo a revista, há um crescimento dos investidores pessoas físicas na Bolsa, fruto de fatores como acesso à educação financeira e a redução na taxa básica de juros da economia.

Segundo a publicação, entre 2018 e março de 2021, o público feminino na Bolsa de Valores nacional cresceu mais de cinco vezes. Saltou de 179 mil para 924 mil no período, representando 26,6% do total de investidores atuais – isso significa 26,6% do total de investidores atuais.

Esse é um ganho significativo, tendo em vista que as mulheres representavam somente 6% dos profissionais com CGA. A Certificação de Gestores de Carteiras Anbima, vale lembrar,  habilita profissionais na gestão de recursos de terceiros em fundos de investimentos e carteiras de investimentos.

Entretanto, o caminho a ser percorrido e os desafios a serem superados não são poucos no que se refere à representatividade das mulheres nesse meio, principalmente por conta do contexto histórico.

Mas não restam dúvidas de que a força feminina continuará a desbravar esse território, aumentando cada vez mais a presença de mulheres no mercado financeiro. Com eficiência e muito charme!

No próximo tópico conheça 9 mulheres que se destacam nesse setor – a lista também é da Forbes. Confira e inspire-se.

Mulheres no mercado financeiro – conheça 9 destaques femininos

Apesar de minoria, a ala feminina também conta com grandes mulheres no mercado financeiro.  Mais do que pioneiras no setor, elas representam um grande incentivo para aquelas que desejam percorrer por caminhos parecidos!

1) Ana Leoni

Ana Leoni é superintendente da Anbima, responsável pela área de Educação e Informações Técnicas – na qual estão envolvidas, por exemplo, atividades de Educação de Investidores e Certificação de Profissionais. Também é conselheira da Associação Brasileira de Planejadores Financeiros (Planejar), bem como autora do projeto Dinheiro com Atitude. A iniciativa ajuda as pessoas a criarem uma relação mais saudável com a vida financeira.

2) Sandra Blanco

A atual estrategista-chefe da Órama Investimentos foi quem criou o primeiro clube de investimentos para mulheres no Brasil, sendo especialista em questões financeiras femininas relacionadas ao trabalho.  É autora de dois livros sobre educação financeira do público feminino: “A Bolsa Para Mulheres” e “Mulher Inteligente Valoriza o Dinheiro, Pensa no Futuro e Investe”.

3) Zeina Latif, uma das mulheres no mercado financeiro

Consultora na Gibraltar Consultoria economista, Zeina Latif é uma das economistas mais respeitadas do Brasil e, entre 2014 e 2020, foi economista-chefe da XP Investimentos. Também já passou por instituições como HSBC e Royal Bank of Scotland, tendo sido cotada para ocupar cargo de diretora do Banco Central.

4) Betina Roxo

Betina Roxo é estrategista-chefe da Rico, a primeira mulher a ocupar esse cargo, e já atuou no HSBC e Bank of America Merrill Lynch, Stone Pagamentos e XP Investimentos. Também é uma das principais referências quando o assunto é investimentos e mulheres no mercado financeiro.

5) Ana Karina Bortoni

Ana é, atualmente, Chief Executive Officer (CEO – patente mais alta de uma empresa) do Banco BMG, mas já atuou na empresa de consultoria empresarial norte-americana McKinsey & Company.

6) Luciana Seabra

Luciana é jornalista, mestre em economia e uma das maiores especialistas em fundos de investimentos do País. Foi ela quem lançou, há cinco anos, a Empiricus – primeira publicação dedicada ao investidor brasileiro pessoa física. Além disso, é fundadora e CEO da Spiti, sua casa de análises.

7) Kelly Gusmão

No recorte das mulheres pioneiras no mercado financeiro, Kelly Gusmão é sócia-fundadora da Warren, mas já atuou por anos em Wall Street. Ela é a criadora do Warren Equals, iniciativa que visa aproximar a ala feminina do mercado financeiro e que deu origem a um fundo de investimentos pioneiro no Brasil. Seu objetivo é  investir em empresas com políticas de equidade de gênero – não por acaso também chamado de Warren Equals.

8) Cristina Junqueira

Cristina é cofundadora da startup brasileira Nubank e uma das mulheres em evidência no mercado financeiro do País. Ela também já atuou em instituições como o Itaú Unibanco, Booz Allen Hamilton e Boston Consulting Group.

9) Nathalia Arcuri

Nathalia Arcuri é outra jornalista dentro do universo de mulheres no mercado financeiro. Ela é pioneira no que se refere a tratar de educação financeira nas redes sociais — é, inclusive, CEO na Me Poupe.

Então, gostou de entender um pouco sobre a situação das mulheres no mercado financeiro do Brasil?

Acompanhe o blog da Clínica Luciana Pepino e fique por dentro de diversos outros assuntos do universo feminino — dentre eles, saúde, beleza, bem-estar, luxo e sofisticação!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).