11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Mantenha sua rotina de beleza mesmo com o isolamento social

Mantenha sua rotina de beleza mesmo com o isolamento social

O isolamento social é importante e necessário para o bem-estar da população. De acordo com os órgãos de saúde do mundo inteiro, a quarentena é a medida mais eficaz para conter a atual pandemia do novo coronavírus (COVID-19) pela qual passam todos os países.

Por ora, a orientação é não sair de casa, nem para trabalhar (quem puder) e, menos ainda, para passear. A rotina de todos precisa ser reorganizada. Desta forma, claro que as atividades relacionadas à manutenção da beleza — seja dos cabelos, da pele, das unhas e do corpo em geral — também são afetadas por conta dos impedimentos de frequentar salões, clínicas de estética e academias.

É preciso, entretanto, ter calma e, sim, dar prioridade à saúde — tanto à sua quanto a das pessoas ao seu redor! Mas, também, apostar em novas formas de manter a autoestima em alta durante esse período em que o isolamento social é indispensável e tomar alguns cuidados relacionados à aparência.

A seguir, veja alguns deles!

Cuidados com a saúde da pele e beleza durante o isolamento social

Além da quarentena, algumas práticas de higiene são muito importantes na luta contra a COVID-19. É o caso, por exemplo, do uso frequente de álcool gel nas mãos — a medida é necessária e não pode, de jeito algum, ser deixada de lado. Todavia, infelizmente ela acaba causando um impacto negativo para a pele se não forem tomados os devidos caprichos.

Ao mesmo tempo em que o álcool atua como antisséptico, inibindo a proliferação de micro-organismos, o uso frequente  desse produto ocasiona o ressecamento da pele. E o mesmo se dá com o uso do sabonete ou produtos de limpeza para higienizar a casa.

A solução, no entanto, é simples: hidratação. Após aplicar o álcool em gel, espere que ele se seque e, em seguida, aplique o creme para as mãos.

Lembrando que hidratação da pele deve ser uma prática rotineira não só durante a quarentena, mas sempre. E ainda: ela é importante não só para as mãos, mas para todo o corpo.

Pele bonita requer cuidados

Pela manhã, após lavar o rosto com as mãos higienizadas com água e sabão, é indicado o uso de antioxidantes e hidratantes faciais. Esses produtos para o uso diurno são feitos com ativos que protegem a pele da exposição solar, da poluição e da luz artificial.

Já, de noite, depois de feita a limpeza, tonificação e hidratação do rosto, podem ser usados  cosméticos com ativos mais fortes e em maior concentração, como ácidos que permitem uma renovação celular e melhoram manchas e viço da pele.

Outra maneira de cuidar da pele é usar máscaras antioxidantes, hidratantes, com ação anti-inflamatória e calmante. Para peles oleosas, máscaras com ácido salicílico ou ácido glicólico, extrato de carvão ou argila são uma boa pedida.

Se a ideia for hidratar, contudo, invista nas máscaras com ácido hialurônico, rosa mosqueta, pantenol e manteiga de karité. E para peles irritadas, que ficam vermelhas com facilidade, produtos que contenham aloe vera, camomila, calêndula e green tea são excelentes.

Dê atenção aos cabelos e unhas

O isolamento social é uma boa oportunidade para dar um descanso a eles, você não acha?

Para os fios, é saudável dar um tempo no uso do secador e chapinha, por exemplo. Já as hidratações nos cabelos podem e devem ser feitas (em casa, e com produtos de confiança). Além, claro, de mantê-los sempre limpos, uma vez que couro cabeludo sujo pode ocasionar caspa, dermatite e seborreia. Mas, não precisa necessariamente, lavá-los todos os dias.

Uma desintoxicação para as unhas também é uma ótima pedida em tempos de isolamento social. É importante deixá-las respirar um pouco, e ficar sem esmalte é parte importante desse processo, evitando que a unha resseque ou fique quebradiça.

Outra dica importante é deixar as unhas mais curtas enquanto durar o surto de COVID-19 porque unhas compridas podem ser um facilitador da proliferação da Covid-19.

Por fim, não esqueça…

É fundamental tomar bastante água; ter uma alimentação balanceada e saudável, para manter a imunidade em alta; e, ainda, mesmo que em casa, tentar praticar algum tipo de atividade física — se você tiver um quintal grande, ótimo, dá para ser criativo; mas, se não tiver, uma alternativa é aproveitar aquelas videoaulas para queimar calorias em casa – elas são disponibilizadas na internet por profissionais da área.

Mesmo estando em casa, arrume-se como se estivesse indo para o trabalho, incluindo a maquiagem, se ela fizer com que você se sinta bem, ou bijuterias.

E, mais uma vez: o isolamento social é fundamental para que todos possamos passar da melhor forma possível por essa fase difícil que assola o mundo todo. Então, cuide-se e fique em casa o máximo que puder. E quando a necessidade de quarentena acabar, aí sim, venha fazer um visita à clínica Dra. Luciana Pepino, conhecer o nosso espaço e os procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos que oferecemos, para levantar ainda mais a sua autoestima!

Para mais dicas, informações e conteúdos como esse, acompanhe nosso blog!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).