Menu

Métodos estéticos que amenizam as rugas

O tempo passa e, com ele, nossa juventude também. Lidamos com as mudanças corporais durante toda nossa vida. Algumas vezes, ficamos insatisfeitos com nossa aparência diante do espelho e sempre achamos que algum ponto merece ser melhorado. As rugas preocupam muitos homens e mulheres que não hesitam em recorrer a cremes, tratamentos faciais e cirurgias plásticas para tentar amenizá-las.

Um dos métodos mais procurados para suavizar as rugas é a aplicação de toxina botulínica, mais conhecia pelo seu nome comercial Botox®. Ela é recomendada para aliviar as marcas de expressão (rugas dinâmicas), que se formam devido aos movimentos repetidos do músculo que demarcam a pele. Esse método tem como principal objetivo deixar a região onde será aplicada a substância relaxada e estática. Ela também pode ser injetada na parte externa dos olhos, onde aparecem os temidos pés de galinha.

Atrelado à aplicação de toxina botulínica, pode ocorrer também o preenchimento facial, que trata as rugas estáticas, aquelas que são vistas mesmo com o rosto relaxado. A substância mais utilizada é o ácido hialurônico, destinado ao tratamento das rugas. Esse procedimento redefine ou aumenta os contornos do rosto e contribui para preencher os vincos da região a ser tratada. Os olhos são os mais submetidos a esse método, pois os pacientes querem amenizar as olheiras e as marcas profundas para obter de volta a aparência descansada.

O lifting facial ou ritidoplastia é indicado para aquelas pessoas que buscam rejuvenescimento na pele. O método estético ajuda a amenizar as rugas do rosto e do pescoço. Assim como a toxina botulínica, o lifting facial tem grande poder sobre as marcas de expressão. Esse procedimento tem como meta deixar as feições mais naturais possíveis e, auxiliado ao peeling, propicia a diminuição da presença das rugas no rosto, por contribuir no reposicionamento da pele.

Sempre tenha em mente que um médico deverá ser consultado para analisar qual o procedimento mais adequado para você. Lembre-se que ter uma dieta saudável, usar filtro solar e beber bastante água são itens importantes e que fazem toda a diferença, pois ajuda a diminuir o aparecimento das rugas e das manchas na pele.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. CIDINHA GUIMARÃES disse:

    Tenho muita vontade de fazer o aplicação de Botox pois tenho muitas rugas de expressão e à tempos que isso vem me incomodando. Também não gosto do colo perto do meu pescoço, estava lendo a reportagem `”Métodos estéticos que amenizam as rugas” que fala sobre lifting facial ou ritidoplastia e achei interessante e curioso. Gostaria de saber mais sobre este método.Desde já agradeço.