Botox x Preenchimento Facial: entenda tudo sobre estes procedimentos

Botox

O Botox ® e o preenchimento facial são os procedimentos preferidos das mulheres que querem ficar sempre jovens. Você sabe como eles funcionam?

Nos consultórios médicos, as mulheres (e alguns homens também) costumam ter um desejo em comum: permanecer sempre jovem, com a pele livre de rugas e marcas que denotem a passagem do tempo. Com isso, entram em cena dois procedimentos muito populares na estética: o Botox® e o preenchimento facial.

Segundo um estudo realizado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, 38% dos procedimentos não cirúrgicos realizados no mundo todo são justamente a aplicação de Botox®, sendo este o procedimento mais popular do planeta. O preenchimento facial não fica muito atrás, correspondendo a um dos procedimentos mais requisitados e realizados nas clínicas.

botox-e-prenchimento

Envelhecimento cutâneo

Conforme os anos passam, nossa pele passa a produzir uma quantidade menor dos elementos que lhe dão elasticidade – as fibras de colágeno e a elastina. Além disso, a pele sofre uma redução na velocidade de renovação celular. Perdendo também o tecido fibroso e a rede vascular e glandular. Ainda, ocorre uma diminuição da proteção contra a desidratação das células. Tudo isso somado causa o aspecto envelhecido da pele.

Além da passagem do tempo, alguns outros fatores podem antecipar o envelhecimento da pele, como o uso de tabaco. O consumo excessivo de álcool, a poluição, a alimentação inadequada e a exposição desprotegida ao sol e aos raios ultravioletas. O resultado de tudo isso são as temidas rugas, marcas de expressão e perda da firmeza da pele.

Tratamentos para o envelhecimento da pele: Botox ® e preenchimento facial

O Botox® e o preenchimento facial são duas opções de tratamento para o combate ao envelhecimento da pele. Pois ajudam a suavizar rugas e marcas de expressão e a restaurar o volume facial. Mas qual é a diferença entre esses procedimentos?

O Botox® é uma das marcas comerciais da neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, a toxina botulínica. Quando é injetada no músculo, essa toxina faz o bloqueio dos terminais nervosos e impede que a liberação da acetilcolina – neurotransmissor que leva as mensagens elétricas do cérebro para o músculo. Com isso, acontece uma paralisação do músico, deixando as rugas e linhas menos aparentes.

O preenchimento facial, por sua vez, é feito por meio da injeção de substâncias para preencher rugas e sulcos. Uma das principais substâncias utilizadas nesta técnica é o ácido hialurônico. Que ocupa os espaços entre as células. Por ter também a capacidade de atrair moléculas de água para o local de sua aplicação, essa substância também contribui para a hidratação da pele.

Indicações para a aplicação

As rugas não são todas iguais e se dividem em dois tipos: as rugas dinâmicas e as rugas estáticas. As rugas dinâmicas são aquelas causadas pela mímica, resultando nas marcas de expressão, que aparecem apenas quando há a contração de um músculo. Elas são comuns ao fazermos uma expressão facial, aparecendo principalmente na testa e no canto dos olhos. Elas não aparecem quando estamos com a face relaxada.

As rugas estáticas, por sua vez, são aquelas permanentes, que podem ser vistas mesmo com os músculos faciais relaxados. Elas surgem como consequência da perda da elasticidade da pele e também pela repetição da contração muscular e da dobra da pele, sendo mais comuns nas bochechas e na região dos olhos.

O Botox ® é indicado para o tratamento das rugas dinâmicas, pois a toxina botulínica é capaz de paralisar os músculos que dão origem a esse tipo de sulco. Com o auxílio de microagrulhas, a toxina botulínica é aplicada principalmente no músculo entre as sobrancelhas e no canto externo dos olhos, onde aparecem os famosos “pés de galinha”. Além disso, o Botox ® também é utilizado para combater a hiperidrose. Que consiste no excesso de suor nas mãos, nos pés e nas axilas, e para fazer o arqueamento das sobrancelhas.

A toxina botulínica não é indicada para tratar as rugas estáticas. Pois elas são visíveis independente da contração muscular. Para esses casos, indica-se o tratamento com o preenchimento facial, que é capaz de preencher os sulcos, diminuindo sua profundidade. Geralmente, essa técnica é utilizada para diminuir a profundidade do “bigode chinês” (sulco nasolabial), das rugas ao redor da boca e das marcas no canto dos lábios.

Além disso, o preenchimento facial pode ser utilizado para recuperar o volume perdido por algumas partes do rosto, resultado da diminuição da gordura local com o passar dos anos. As maçãs do rosto, os lábios, o queixo e a mandíbula podem passar por esse procedimento, renovando o formato da face.

botox

 

Cuidados e resultado dos procedimentos

O Botox ® é aplicado no consultório médico utilizando microagulhas. Seu efeito será percebido a partir de 48 horas depois da aplicação. Atingindo o efeito total em cerca de 15 dias. Nas mulheres, o efeito da aplicação do Botox® dura de quatro a seis meses. Enquanto nos homens, que têm a musculatura mais forte, o efeito costuma durar quatro meses.

O paciente está liberado para voltar às suas atividades do dia a dia logo após a aplicação. Apenas evitando praticar exercícios, deitar e massagear o local nas 4 horas seguintes. A aplicação geralmente não deixa marcas, mas podem surgir pequenos nódulos nos pontos de injeção, com rápido desaparecimento, e também alguns pequenos hematomas.

O preenchimento facial também é realizado no próprio consultório. Sob anestesia local para maior conforto do paciente. A aplicação é feita com microagulhas bem finas e dura cerca de 15 minutos. O procedimento não tem maiores consequências no cotidiano do paciente. Sendo indicado apenas que ele não pratique exercícios físicos muito intensos no dia da aplicação e que evite o sol no caso de hematomas.

O resultado do preenchimento facial começa a ser percebido logo após o procedimento. Mas, devido ao inchaço do rosto, ele será totalmente visível cerca de uma semana depois. A duração do efeito vai de 12 a 20 meses.

São tantos músculos, e muitas vezes entrelaçados que é importante que se conheça perfeitamente a anatomia para um bom resultado. Procure sempre um cirurgião plástico.

Você também pode gostar de: Passo a passo: saiba como ter a sobrancelha perfeita

Conheça: Lifting Facial

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).