Cuidados com a pele ressecada incluem limpeza e hidratação para deixá-la mais saudável
Com a chegada do inverno é comum sofrer com a pele mais seca, fazendo com que os cuidados com a pele ressecada nessa estação sejam especialmente importantes.
A pele ressecada é uma condição comum causada pela quantidade inadequada de água na epiderme, a camada mais superficial da pele. A condição pode afetar homens e mulheres, principalmente com as baixas temperaturas.
Em geral, a pele ressacada é causada pela falta de uma rotina de cuidados específicos. Além disso, pessoas mais idosas têm maior tendência devido a menor produção de óleos e lubrificantes.
As principais motivações para uma pele ressecada são:
Portanto, a condição pode ser provocada por diferentes fatores, o que torna os cuidados com a pele ressecada fundamentais para homens e mulheres de diferentes idades.
Destaca-se ainda, que a pele ressecada consiste em uma condição, diferentemente da pele seca que é um tipo de pele que pode causar os sintomas independente dos fatores externos, o que exige maior atenção.
Existem diversos sinais que permitem identificar se a pele está ressacada. Os mais comuns são:
Devido a esses sintomas e também aos aspectos estéticos relacionados a uma pele saudável, conheça a seguir os principais cuidados com a pele ressacada, evitando essa condição e deixando-a mais hidratada.
A limpeza da pele é importante para retirar poluentes, sujeiras e resíduos de maquiagem que podem contribuir para o ressecamento da pele quando acumulam. Para isso, use um sabonete neutro e indicado ao seu tipo de pele.
Outro aspecto importante é que, apesar da relevância da limpeza, não se deve lavar o rosto mais de duas vezes por dia, evitando retirar a camada de proteção natural da pele.
Além da limpeza, a hidratação da pele é fundamental. Para tal deve-se escolher o tipo adequado de hidratante. Por exemplo, quem tem a pele mais oleosa deve optar por loções mais leves, enquanto quem tem a pele seca precisa de componentes mais potentes.
Entre as substâncias mais adequadas para uma hidratação profunda estão:
Lembre-se que mesmo pessoas com a pele oleosa precisam adotar uma rotina de cuidados que envolva limpeza e hidratação para evitar o ressecamento.
A água quente é uma vilã dos cuidados com a pele ressacada. Especialmente no inverno os banhos são mais quentes, o que elimina as camadas de proteção e oleosidade benéficas da pele, deixando-a seca.
Portanto, mantenha a água morna mesmo no inverno e tome banhos mais rápidos para agredir menos a pele e o couro cabeludo.
As hidratações profissionais são uma boa pedida durante o inverno para cuidar da pele ressecada.
Se sentir qualquer sintoma de ressecamento, o ideal é buscar uma hidratação profissional que atinge as camadas profundas da pele, potencializando os resultados dos cuidados diários.
Muitas vezes os cuidados com hidratação podem não surtir os efeitos desejados, pois a camada de células mortas está acumulada na superfície e impede a absorção adequada dos produtos.
No entanto, para não agredir a pele e tirar a proteção natural é importante que a esfoliação seja realizada, no máximo, uma vez por semana.
No inverno muitas pessoas abrem mão do uso do protetor solar por acreditarem que a exposição solar é menor durante a estação, o que não é verdade.
Deixar de usar o protetor solar é um dos fatores associado ao ressecamento da pele, pois ela fica exposta aos raios UV, intensificando os danos provocados pelo tempo frio e seco.
A pele ficar “suja” é também uma das causas relacionadas diretamente ao ressecamento. A maquiagem pode ser responsável especialmente quando não é removida corretamente antes de dormir.
Dormir com maquiagem, além de ressecar a pele, provoca outros danos, como o envelhecimento precoce.
Conhecendo os cuidados com a pele ressecada é possível minimizar ou mesmo evitar essa ocorrência comum do inverno e manter a pele mais saudável, hidratada e bonita em todas as estações!
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.