Os cuidados com a pele seca

Você também sofre de pele seca? Conheça os principais cuidados que você deve ter para aliviar os sintomas e melhorar a saúde de sua pele.

A pele seca é um verdadeiro incômodo para muitas mulheres e, além do aspecto áspero e sem vida que o ressecamento traz, a pele seca pode apresentar placas esbranquiçadas e desenvolver prurido em várias regiões do corpo. Se você é uma das que sofrem com a pele seca, dê uma olhada nas dicas que separamos para você diminuir os sintomas e resgatar a beleza de sua pele.

1. Hidrate com a utilização de cremes
Hidratar a pele, apesar de parecer óbvio entre as mulheres, ainda é algo que muita gente não faz. A hidratação é uma obrigação para quem sofre de pele seca e o ideal é caprichar no uso de loções e cremes à base de ureia ou glicerina. Em casos onde a pele está machucada ou apresenta fissuras por conta do ressecamento, não é indicado o uso destes produtos e, nesses casos, o melhor mesmo é procurar por um dermatologista para tratar os ferimentos sem acabar piorando a saúde de sua pele e evitando o aparecimento de outras doenças.

2. Fique longe de ácidos e álcool
Este é outro erro que muitas mulheres cometem na hora de cuidar de sua pele seca. Quem tem pele mais seca não apresenta muita proteção e isso facilita o surgimento de infecções e alergias. Portanto, evite produtos muito fortes que contenham álcool ou ácidos, uma vez que isso pode ajudar a ressecar a pele ainda mais do que já está. Utilize produtos mais leves e lembramos que a hidratação também pode ser através de uso oral de cápsulas de vitaminas. Uma opção prática e bastante gostosa de fazer em casa é a hidratação com uma máscara caseira, podendo utilizar o abacate, mel ou cremes apropriados.

3. Sol e maquiagem
Se você fica muito exposta ao sol, abuse do protetor solar sempre que estiver saindo de casa, além de beber muita água para ajudar na hidratação de dentro para fora. Mesmo que esteja com o protetor no rosto, evite ficar diretamente exposta ao sol por muitas horas. Em relação à maquiagem, se a pele não estiver muito hidratada, a maquiagem pode acabar rachando e dando uma impressão de envelhecimento ao rosto. O uso de um primer hidratante antes de aplicar a maquiagem é uma opção. Além disso, opte sempre por produtos líquidos, visto que estes são mais eficazes e melhor absorvidos pela pele seca.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).