Banho quente prejudica a pele? Saiba qual a temperatura ideal

Mulher com touca e roupas de inverno

Temperaturas elevadas podem ressecar e exigem cuidados com a pele durante o inverno.

Com o friozinho se aproximando uma das primeiras providências em muitas casas é aumentar a temperatura do chuveiro, não é mesmo? Apesar desse hábito, é essencial manter os cuidados com a pele durante o inverno.

Nessa época do ano é normal abusar um pouco mais da temperatura no momento do banho, porém, isso pode ter consequências negativas tanto para a pele quanto para o cabelo. Qual a solução? Encontrar um meio termo na temperatura e adotar outros cuidados.

A seguir conheça quais os danos causados pelo banho quente na pele e descubra também qual a temperatura ideal!

Quais os prejuízos causados pela água quente na pele?

Em geral, o contato recorrente da água quente com a pele pode causar ressecamentos e irritações. O que ocorre é que a temperatura da água potencializa os efeitos do sabonete, pois tem uma ação desengordurante mais acentuada, removendo os lipídios naturais da pele.

Esse processo é o que resulta no ressecamento da pele no inverno, principalmente no caso das peles mais oleosas e quando a exposição é contínua. No caso de peles secas os prejuízos podem ser ainda maiores, pois a água quente além de ressecar pode causar coceiras, irritações e dermatites.

O rosto é uma das áreas mais prejudicadas pela exposição à água quente. Como temos mais glândulas sebáceas na face o ressecamento provoca um estímulo, pois elas entendem que a pele está sem proteção. Dessa forma o resultado é um rosto sem hidratação, ressecado, mas ao mesmo tempo oleoso.

Além dos danos à pele, o couro cabeludo também sofre com a água quente. Ao potencializar a produção de sebo pode surgir um quadro de dermatite seborreica com sintomas como coceira, ardência e vermelhidão.

Quais cuidados com a pele adotar?

Durante o inverno os cuidados com a pele tornam-se ainda mais importantes, principalmente se você for adepta da água quente durante o banho. Se está difícil diminuir a temperatura uma dica é, pelo menos, ser mais rápida, assim a exposição da pele é menor. Outras dicas são:

  • evitar o uso de buchas vegetais, esponjas, cremes ou sabonetes esfoliantes, limitando o uso desses às áreas mais grossas, como pés, joelhos e cotovelos;
  • não usar toalhas ásperas que removem mais a camada de proteção da pele e optar pelas mais fofas, secando bem regiões de dobras do corpo, como dedos, pés, virilhas e axilas para evitar o surgimento de micoses;
  • opte por banhos mais rápidos e usando sabonetes e demais produtos neutros que ressecam menos a pele;
  • utilize esfoliantes com grânulos mais finos e, no máximo, entre uma e duas vezes ao mês para reduzir a perda da proteção natural da pele;
  • use diariamente um bom hidratante corporal a base de substâncias benéficas à pele como ureia, ácido lático, ácido hialurônico, óleos vegetais, vitaminas e antioxidantes.

Com esses cuidados com a pele você reduz as chances de o banho torna-se um inimigo na aparência e saúde da sua pele, especialmente durante o inverno que exige cuidados especiais.

A imagem mostra um chuveiro aberto, caindo água

Existem benefícios da água quente?

Como sabemos o quanto um banho quente é gostoso, também não vamos esquecer que ele também pode trazer alguns benefícios. Podemos destacar:

  • sensação de relaxamento: quando a água está até 39°C ela proporciona uma sensação de relaxamento no corpo que ocorre devido a dilatação dos vasos sanguíneos, que melhora a fluidez do sangue e oxigênio;
  • amenização das contrações musculares: se você está com uma indisposição no corpo, com as costas ou pernas doloridas, por exemplo, o banho quente pode ajudar, pois aumenta a circulação sanguínea e a distribuição de oxigênio, reduzindo a tensão muscular;
  • abertura dos poros: o calor e o vapor gerados no banho quente fazem com que os poros fiquem mais abertos, ajudando na eliminação das células mortas, regeneração da pele  e absorção de novos produtos.

A grande questão é que esses benefícios não aconteceram se a água for excessivamente quente, sendo que o indicado para minimizar os danos e obter as vantagens é optar por uma água em temperatura morna.  

Qual a temperatura ideal da água para banho?

A temperatura adequada para tomar banho é entre 29 e 38 graus, sendo que a opção deve ficar sempre entre morna e fria. Quanto mais quente a água, mais recomendado que o banho seja rápido, reduzindo à exposição da pele às altas temperaturas.

Além disso, a água morna reduz imensamente as chances de uma dermatite de inverno relacionada ao ressecamento da pele ou falta de proteção natural das células.

O mais indicado é que os cuidados com a pele no inverno se estendam durante todo o ano e, preferencialmente, com auxílio especializado para identificar os produtos e cuidados mais adequados ao seu tipo de pele.

Outra indicação, é aliar esse cuidado, a outros procedimentos estéticos para garantir que a sua pele esteja saudável em todas as épocas do ano!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Luciano Rosenthal disse:

    Tenho duas dúvidas.
    1° o botox pode causar modificações na voz.?

    2° geralmente quando uma pessoa coloca botox, é por, se preocupar muito com a beleza, ou abalo na autoestima, ou cada caso é um caso.?

    Eu pergunto porque uma mulher que eu sempre achei muito linda, chamada Famke Janssen. está colocando, e cada vez mais, e me parece que a voz dela mudou consideravelmente, ela está com 54 anos.
    Obrigado pela atenção.

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Olá Luciano!
      O Botox não causa modificação na voz.
      E sobre a segunda pergunta: Cada caso é um caso. Atualmente tem sido muito usado como forma de prevenção de rugas.
      A mudança de voz tem mais a ver com tratamentos hormonais. Ou talvez ela possa estar enfrentando algum problema de saúde, mas nada tem a ver com os tratamentos estéticos na face.

WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp