11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Como funciona a Hidrolipo e a quem se destina?

Hidrolipo - Como é feita e para quem é indicada

Descubra o procedimento e como funciona a hidrolipo

Este procedimento cirúrgico também é conhecido como lipoaspiração tumescente, ou seja, lipoaspiração focada no inchaço e gordura localizada. A técnica foi criada já em 1980 e de lá para cá vem se atualizando para resultados ainda mais assertivos e menos invasivos. Apenas com a necessidade de uma anestesia local, remover os depósitos de gordura com pouquíssimo desconforto faz parte de como funciona a hidrolipo.

A hidrolipo é uma técnica bastante segura, eficaz e pouco agressiva. Realizada em um centro cirúrgico ambulatorial e sem a exigência de internação, o procedimento é um dos mais procurados para a redefinição do contorno corporal, não sendo indicado para o tratamento da obesidade. Rápida recuperação e poucos riscos são os pontos altos da hidrolipo. Entenda mais sobre como funciona o procedimento e quando é indicado a seguir:

Como funciona a hidrolipo?

A hidrolipo se inicia com a aplicação de uma anestesia local e é realizada por completo com o paciente acordado, podendo identificar e comunicar ao médico qualquer desconforto maior. O procedimento acontece com a utilização de uma infusão de soro com anestésico e adrenalina, auxiliando grandemente na retirada de gordura local e na redução do trauma cirúrgico. 

A seguir, pequenas cânulas de aspiração de gordura são utilizadas para remover o tecido adiposo necessário para remodelar a silhueta do paciente. Quanto ao pós-operatório, quando comparamos com a lipoaspiração tradicional, é muito mais rápido e sereno, podendo retomar a rotina normal logo no dia seguinte! Fique atento aos pequenos cuidados necessários após a hidrolipo, ok? Eles são essenciais quando pensamos em como funciona a hidrolipo.

Mulher após procedimento de hidrolipo

Para quem a técnica é indicada?

Após entendermos como funciona a hidrolipo, é necessário entender quais são as suas indicações. O procedimento é aconselhado para pessoas que estejam no seu peso ideal, porém com pequenos excessos de gordura localizada, já que a retirada de gordura da hidrolipo é menor. Comumente utilizada para remover a gordura abdominal, a técnica pode ser utilizada para diversas outras regiões do corpo.

A gordura localizada pode aparecer em outras partes do organismo como, por exemplo, axilas, joelhos, púbis, costas ou papada. Todas essas áreas podem ser alcançadas nas técnicas desenvolvidas pela hidrolipo, não tendo muitas contraindicações para este procedimento e sendo uma ótima opção para quem não tem muito tempo livre para se dedicar ao pós-operatório. As condições que podem representar risco ao optar pela técnica são:

  • Gravidez ou em estado de amamentação;
  • Diabetes, hipertensão e doenças crônicas;
  • Alergia à anestesia;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Doenças autoimunes ativas.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).