Combatendo o envelhecimento facial: conheça as melhores técnicas

Mulher de óculos

Conheça 9 técnicas de rejuvenescimento facial e saiba quais são as indicações de cada procedimento.

Mesmo com muitos cuidados caseiros é difícil evitar totalmente os efeitos do envelhecimento facial, pois com a idade é natural que a pele perda substâncias importantes como o colágeno e ácido hialurônico, por exemplo.

Os efeitos negativos dessas perdas podem ser minimizados com uma rotina de cuidados desde cedo. Ainda assim, pode ser necessário optar pelas técnicas de combate ao envelhecimento facial em algum momento da vida, principalmente com o avançar da idade.

Atualmente, a tecnologia e conhecimentos médicos têm sido importantes aliados no desenvolvimento de técnicas de rejuvenescimento mais modernas e eficientes, reduzindo significativamente as marcas da idade como linhas de expressão, rugas, flacidez e sulcos faciais.

A seguir conheça 9 técnicas que podem rejuvenescer a face e saiba quais são as indicações de cada procedimento.

9 técnicas para combater o envelhecimento facial

Antes de se submeter a qualquer tratamento de combate ao envelhecimento facial é importante que você saiba que cada técnica é recomendada para amenizar problemas específicos, portanto, apenas um cirurgião plástico poderá indicar a conduta mais apropriada.

Conheça os principais técnicas de rejuvenescimento e também as novidades na área..

1. Botox

Apesar de mais antiga e conhecida, a aplicação de toxina botulínica, popularmente chamada de Botox, continua como um dos principais tratamentos de combate ao envelhecimento, tendo uma elevada procura principalmente por proporcionar resultados mais naturais atualmente.

A toxina botulínica funciona como um bloqueador muscular, fazendo com que as rugas dinâmicas, que são aquelas que acompanham os movimentos da face, não se manifestam. Por essa razão, a técnica é muito indicada para minimizar e prevenir linhas de expressão profundas.

2. Preenchimento facial

O preenchimento facial pode ser realizado com diferentes substâncias, mas entre as mais comuns está o ácido hialurônico. Ele é produzido naturalmente pelo organismo, mas apresenta uma queda após os 25 anos, sendo o tratamento uma opção para repor a substância.

Essa técnica é recomendada para combater sulcos faciais, especialmente o sulco nasogeniano, conhecido popularmente como bigode chinês. Ela também é recomendada quando o objetivo é devolver volume à face, seja nas bochechas, contorno facial ou lábios, por exemplo.

3. MD Codes

O termo MD Codes é uma abreviação de Medical Codes (códigos médicos) um método desenvolvido pelo cirurgião plástico brasileiro Dr. Maurício de Maio após 20 anos de estudo.

A técnica consiste em um mapeamento da face para identificar os pontos de sustentação, viabilizando uma sistematização dos pontos nos quais a aplicação de ácido hialurônico será mais vantajosa ao rejuvenescimento e resultando em um contorno facial mais natural e suave.

Devido ao detalhamento da técnica, com um estudo profundo da face do paciente, o resultado proporciona um efeito lifting, combatendo os sinais do envelhecimento facial.

4. Peeling

Mulher de meia idade sorrindo

O peeling é um tratamento facial que promove a descamação de camadas da pele por meio do uso de ácidos, como o acetil salicílico, tricloroacético, mandélico e retinóico. O procedimento é indicado para combater rugas, estrias, manchas, flacidez e acnes.

De acordo com o caso, o peeling pode ter diferentes intensidades, como ser superficial (apenas na epiderme combatendo manchas), médio (atinge a derme e é indicado para rugas e cicatrizes) e profundo (ameniza rugas, manchas, cicatrizes da acne e flacidez).

O peeling pode ser tanto um tratamento isolado como também ser recomendado como complementar a outras técnicas de rejuvenescimento para um resultado mais satisfatório.

5. Harmonização facial

A harmonização facial consiste em um conjunto de técnicas de rejuvenescimento e harmonização da face que serão indicadas de acordo com o estudo do caso específico.

O tratamento é benéfico, pois visa combater problemas estéticos associados, proporcionando um resultado mais completo e satisfatório. Além disso, o recurso envolve ainda tratamentos odontológicos, melhorando a aparência como um todo.6.

6. 8 point lift

O 8 point lift consiste em uma nova técnica para combater o envelhecimento facial que envolve a avaliação detalhada do processo de envelhecimento da face, identificando os pontos de sustentação que perderam volume e firmeza.

Assim, após a avaliação são realizadas as aplicações de ácido hialurônico nas áreas específicas que proporcionarão mais sustentação para toda face, melhorando contorno facial, amenizando sinais da idade e promovendo um resultado mais suave e natural.

O nome da técnica se deve aos 8 pontos específicos da face que proporcionam esse resultado, podendo o tratamento ser isolado ou associado a outros procedimentos de acordo com a indicação médica.

7. Sculptra

O Sculptra® consiste em uma substância de origem não animal composta por ácido poli-L-láctico. Ela é absorvida pelo organismo ao longo do tempo, não promovendo prejuízos à saúde.

A substância estimula a presença de fibroblastos que são responsáveis pela produção de colágeno de forma que o tratamento seja recomendado principalmente para combate à flacidez e melhora do contorno facial por promover a tensão da pele amenizando rugas, sulcos e linhas de expressão.

O Sculptra® é aplicado na camada profunda da pele ao longo de 2 a 4 sessões que são realizadas no período de 30 a 60 dias.

8. Laser fracionado de CO2

O laser fracionado de CO2 é um tratamento para combater o envelhecimento facial e também da região do pescoço e mãos, sendo uma das técnicas não cirúrgicas mais usadas atualmente.

O tratamento promove o aquecimento da pele por meio do laser para que a camada mais superficial da pele descame e dê lugar a uma pele nova. Além disso, o aquecimento gerado pelo laser ativa o colágeno, fazendo com que a nova pele seja mais firme.

9. Lifting facial

Por fim, também há a opção de tratamento cirúrgico para rejuvenescer. O lifting facial é uma cirurgia na qual o cirurgião plástico faz uma incisão no contorno da face e retira o excesso de gordura e pele, reposicionando as estruturas da face.

O procedimento é mais recomendado para pessoas com sinais profundos na pele, os quais não são amenizados com os demais tratamentos de rejuvenescimento.

As técnicas de combate ao envelhecimento facial são diversas, no entanto, apenas um cirurgião plástico especializado poderá fazer a indicação de qual procedimento é mais adequado considerando as particularidades do caso.

Agende agora a sua consulta!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Ozana disse:

    Que é bom tirar olheiras?

  2. Dalva januario disse:

    Quero saber mais sobre aplicacao ácido hialuronico

WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp