Cirurgias recomendadas pós emagrecimento

Cirurgias recomendadas para quem emagreceu muito

Cirurgias plásticas ajudam a se livrar do excesso de pele e gorduras localizadas após emagrecimento!

Definir qual cirurgia pós emagrecimento realizar não é fácil, afinal, são várias as opções e a escolha depende de uma avaliação personalizada do cirurgião plástico para verificar as principais necessidades.

A primeira recomendação dos especialistas é que as cirurgias plásticas não são indicadas como solução para obesidade, visto que nenhuma delas promove o emagrecimento em si.

A indicação é que essas técnicas sejam adotadas após o processo de emagrecimento visando remover o excesso de pele, pequenos depósitos de gordura ou a flacidez resultante. Saiba mais a seguir!

Como definir qual cirurgia pós emagrecimento realizar?

Após uma grande perda de peso não é incomum que a paciente fique com uma estética indesejada, seja pelo excesso de pele ou não ficar com o contorno corporal desejado inicialmente.

Dessa forma, a cirurgia pós emagrecimento pode ser indicada para amenizar esses sinais e entregar um resultado mais satisfatório à paciente que já alcançou uma das metas ao emagrecer.

A recomendação é que essas técnicas sejam adotadas não imediatamente após a perda de peso, mas quando a paciente avaliar que consegue manter o peso atual.

Isso porque um novo ganho de peso pode comprometer os resultados alcançados.

Conheças as principais técnicas a seguir e como cada uma delas pode te ajudar!

Abdominoplastia

A cirurgia pós emagrecimento mais comum é a abdominoplastia. Essa cirurgia plástica visa a remoção do excesso de pele e flacidez da região abdominal, uma das mais afetadas pela perda de peso.

Ao emagrecer a pele fica sem tecidos internos para preenchê-la totalmente e torna-se caída e enrugada. A abdominoplastia permite corrigir essa condição a partir de uma incisão na linha acima do púbis.

A incisão é usada para remover o excesso de pele que é esticada e também fazer a sutura da musculatura abdominal, deixando-a mais firme.

Em casos nos quais o excesso de pele não é exagerado é possível realizar uma mini-abdominoplastia que é uma cirurgia plástica de menores proporções, o que reduz a cicatriz cirúrgica e facilita a recuperação.

Lipoaspiração

A lipoaspiração é outra técnica muito procurada entre as opções de cirurgia pós emagrecimento.

Esse procedimento visa a remoção de depósitos de gordura localizada que são mais difíceis de eliminar com exercícios físicos e mesmo dieta.

Nessa técnica são realizadas pequenas incisões cirúrgicas de menos de 1 cm cada pelas quais o cirurgião plástica insere uma solução tumescente e uma cânula que faz a absorção das células adiposas a partir de um processo a vácuo.

Dessa forma, a gordura localizada é removida da epiderme, o que reduz o depósito. A técnica pode ser usada em diferentes partes do corpo como abdômen, flancos, costas, glúteos, coxas, joelhos, braços e outros.

Outra possibilidade é a união entre abdominoplastia e lipoaspiração com o objetivo de remover o excesso de pele e gordura localizada para um contorno corporal mais satisfatório.

Melhores cirurgias pós emagrecimento

Mastopexia

Em alguns casos, após perder muito peso as mulheres ficam insatisfeitas também com a região das mamas, que podem ficar flácidas pelo excesso de pele.

Nesses casos, uma cirurgia pós emagrecimento recomendada é a mastopexia, que consiste na remoção do excesso de pele e flacidez dos seios para devolver um aspecto firme e levantado.

A incisão pode ser realizada no sulco mamário ou na aréola, sendo que a opção depende de como será conduzido o procedimento.

Em alguns casos, o cirurgião plástico pode recomendar a mastopexia associada à colocação de prótese mamária, visando um seio com volume proporcional ao corpo e mais firme.

Braquioplastia

Principalmente após perder uma grande quantidade de gordura corporal, como após uma cirurgia bariátrica, as pacientes ficam com excesso de pele em diferentes áreas, como na região dos tríceps.

Nesses casos, o excesso de pele localizado nos braços podem causar constrangimento e perda da qualidade de vida, demandando a realização da braquioplastia.

Essa cirurgia pós emagrecimento visa a remoção do chamado “músculo do tchauzinho”, sendo que a incisão é feita na axila, mas pode se estender à parte interna do braço de acordo com o volume de tecido que será removido.

Quais os benefícios de realizar essas intervenções cirúrgicas?

As opções de cirurgia plástica após perder peso são benéficas de diversas formas para pacientes, incluindo:

  • aumento da autoestima;
  • superação de desconfortos sociais causados pela aparência;
  • maior qualidade de vida;
  • estética corporal como almejada no início do processo de emagrecimento.

Destaca-se que como toda intervenção cirúrgica, esses procedimentos só devem ser realizados por um cirurgião plástico de confiança após avaliação detalhada do caso.

Para realização de uma cirurgia pós emagrecimento é necessário fazer consultas e exames pré-operatórios e estar dentro do peso ideal. A recuperação também exige cuidados que variam de acordo com o procedimento executado.

Para manutenção dos resultados é essencial adotar um estilo de vida saudável, o que inclui a prática de exercícios físicos e reeducação alimentar que ajudam a manter o peso e a estética alcançados.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp