Como‌ ‌manter‌ ‌a‌ ‌forma‌ ‌depois‌ ‌da‌ ‌cirurgia‌ ‌bariátrica?‌ ‌

Duas mulheres fazendo exercícios físicos ao ar livre

União de exercícios físicos, reeducação alimentar e procedimentos estéticos ajudam no controle do peso

Apesar de ser um procedimento invasivo, a cirurgia bariátrica é uma alternativa para pacientes obesos que não conseguem perder peso com cuidados tradicionais, como exercícios ou dieta.

Mesmo com os cuidados do pré e pós-operatórios, outro desafio é conseguir manter os resultados no longo prazo.

Em geral, é normal recuperar entre 5% e 10% do excesso de peso perdido após 24 meses da cirurgia, desde que ocorra lentamente.

No entanto, caso o reganho de peso ocorrer ainda no primeiro ano ou for muito acelerado é necessário submeter-se à avaliação e tratamento médico.

A manutenção dos resultados da cirurgia bariátrica no longo prazo, portanto, pode ser desafiadora. Saiba mais a seguir.

3 cuidados para manter os resultados da cirurgia bariátrica

Os resultados alcançados com a cirurgia bariátrica podem ser mantidos no longo prazo, mas, em geral, demandam uma revisão dos hábitos e estilo de vida.

1. Exercícios físicos

Uma primeira necessidade para pessoas submetidas à técnica é a adoção de uma rotina que inclua a realização de exercícios físicos. Destaca-se que podem ser necessários diferentes tipos de atividades.

Caminhadas leves

As caminhadas leves serão recomendadas já no pós-operatório da cirurgia bariátrica. Elas ajudam na redução da dor abdominal ao melhorar o peristaltismo, movimento intestinal que antecede a evacuação.

Com isso, o paciente elimina mais rapidamente os gases injetados para realização da cirurgia e também melhora a função intestinal.

No longo prazo as caminhadas ajudam a melhorar a forma física e também controle da frequência cardíaca e respiratória e pressão arterial.

Consciência corporal

Com cerca de um mês após a realização da cirurgia e com a melhora adequada do paciente, o especialista pode recomendar atividades físicas como fisioterapia, RPG ou pilates.

Essas técnicas são indicadas para que o paciente adquira maior consciência corporal após as mudanças físicas e no centro de gravidade do corpo. Elas contribuem na postura, alongamento e bem-estar.

Musculação

Já em um período posterior à cirurgia bariátrica é recomendado que o paciente realize exercícios de fortalecimento da musculatura, como a musculação.

Ela contribui para prevenir a perda excessiva de massa muscular que pode ocorrer quando há o emagrecimento acelerado.

2. Reeducação alimentar

A etapa seguinte é difícil para muitos pacientes, mas indispensável à manutenção dos resultados da cirurgia bariátrica.

Os alimentos sólidos serão incorporados novamente à dieta entre 30 e 45 dias após a realização do procedimento, sendo importante consumidor pequenas quantidades em seis refeições diárias inicialmente.

Posteriormente, o paciente deve focar na reeducação alimentar, valorizando a ingestão de alimentos funcionais, que são aqueles que oferecem benefícios à saúde ao atender demandas nutricionais básicas.

Entre os alimentos que se enquadram nessa categoria estão: aveia, frutas, verduras, peixes frescos, castanhas do Pará e de Caju e linhaça.

Em geral, a recomendação é optar por alimentos naturais, como hortaliças, leguminosas, cereais, grãos, aves, carnes magras e frutas.

No entanto, outras opções, como massas, carboidratos e doces não estão banidos, apenas devem ser consumidos com moderação.

Imagem com foco no abdômen de pessoa com fita métrica, segurando um prato de salada

3. Procedimentos estéticos

A manutenção da forma física após uma cirurgia bariátrica pode demandar a realização de algumas cirurgias ou procedimentos estéticos.

Eles contribuem para resultados mais satisfatórios e permanentes, melhorando a autoestima e satisfação pessoal dos pacientes. Conheça alguns deles a seguir!

Abdominoplastia

Um dos principais procedimentos após a cirurgia bariátrica é a abdominoplastia, sendo considerada uma continuidade do tratamento e uma demanda funcional em muitos casos.

A abdominoplastia é a cirurgia que realiza a remoção do excesso de pele e flacidez que podem ser significativos após uma perda de peso acelerada.

Dessa forma, a técnica é indicada para que o paciente que emagreceu fique com uma estética mais satisfatória, podendo retirar a pele e também estrias da região operada.

Drenagem linfática

A drenagem linfática é um procedimento que contribui na eliminação de líquidos, para que o paciente sinta-se menos inchado. Além disso, promove a redução de medidas e de gordura localizada.

A técnica contribui na eliminação da linfa pelo sistema linfático, que consiste em toxinas e líquidos que ficam acumulados entre as células. Ao estimular o sistema linfático, o procedimento reduz esse acúmulo e melhora a circulação.

Massagem modeladora

A massagem modeladora também é recomendada para pacientes após a cirurgia para emagrecer, pois contribui na eliminação de celulite, gordura localizada e ajuda a perder medidas e modelar o corpo.

Ela consiste em manobras rápidas e intensas sobre a pele, fazendo pressão nos pontos específicos e deslizando com o objetivo de atingir as camadas mais profundas da pele.

Portanto, para manter os resultados após a cirurgia bariátrica o paciente deve reunir essa série de cuidados que incluem a prática de exercícios físicos, reeducação alimentar e procedimentos estéticos específicos.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp