Cirurgias plásticas para homens: conheça os procedimentos mais comuns

Homem de óculos de grau em ambiente externo

Conheça quais são as cirurgias plásticas masculinas mais comuns de acordo com a idade

A cirurgia plástica masculina é uma demanda crescente e o mercado tem se adaptado a esse novo cenário disponibilizando procedimentos com foco na estética dos homens que se tornam cada vez mais vaidosos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), entre 2009 e 2014 a busca por procedimentos cirúrgicos por homens quadruplicou no Brasil. Passou de 72 mil para 276 mil ao ano, uma média de 31,5 procedimentos por hora.

A seguir conheça as cirurgias plásticas masculinas mais realizadas e o que cada uma corrige.

Quais as cirurgias plásticas masculinas mais comuns?

As cirurgias plásticas masculinas estão muito associadas à idade, de forma que cada tipo de procedimento atrai homens em determinada faixa etária.

Por exemplo, a correção da orelha de abano costuma ocorrer entre a infância e a juventude, já procedimentos relacionados à mudanças estéticas mais radicais, são procuradas por homens mais velhos.

A seguir conheça os procedimentos mais realizados por eles.

Otoplastia

A otoplastia pode ser realizada tanto para fins estéticos, quanto para fins reparadores e consiste na correção da orelha de abano.

Esse procedimento é recomendado para homens e mulheres a partir dos 7 anos, visando corrigir esse problema de má formação da orelha que pode resultar em bullying e fobia social.

Os homens costumam realizar esse procedimento entre a infância e a juventude, mas também entre os 20 e 30 anos quando a técnica não foi executada mais precocemente.

Ginecomastia

Já na vida adulta, entre 20 e 30 anos, é comum que os homens busquem pela ginecomastia, uma cirurgia plástica masculina que visa corrigir o crescimento anormal das mamas.

O problema, normalmente, está associado ao desequilíbrio hormonal, razão pela qual a condição fica mais evidente na adolescência e justifica ser um dos procedimentos mais buscados no início da vida adulta.

A ginecomastia é uma cirurgia reparadora, pois o crescimento anormal das mamas é considerado uma condição funcional e não apenas estética. Em casos de grande volume mamário recomenda-se uma avaliação médica mais detalhada.

Rinoplastia

Também na mesma faixa etária, os homens costumam optar pela rinoplastia com o objetivo de corrigir uma insatisfação estética com o nariz.

Nessa cirurgia plástica existem diversas opções de remodelação, como redução ou aumento do tamanho, deixá-lo mais fino, arrebitado, entre outras opções.

Esse procedimento também permite a correção do desvio de septo, proporcionando melhorias respiratórias para o paciente. Dessa forma, a recomendação pode ser tanto estética quanto funcional.

Mentoplastia

Sendo realizada na mesma época que a rinoplastia, a mentoplastia tem como objetivo alterar a aparência do mento, ou seja, da região do queixo.

O queixo pode ser proeminente, recuado ou assimétrico, sendo possível reduzir, aumentá-lo ou mesmo torná-lo simétrico a partir do uso de prótese e outros recursos cirúrgicos.

A técnica é recomendada para homens que estão insatisfeitos com a estética facial devido à aparência do mento, mas também pode ser indicada para corrigir problemas funcionais, como os relacionados à mordida do paciente.

Rosto de um homem

Lipoaspiração

A lipoaspiração é a cirurgia plástica recomendada para remover a gordura localizada pelo corpo. Esse tipo de procedimento está entre os mais realizados pelos homens.

Essa técnica pode ser usada em diferentes partes do corpo para remover a gordura localizada, como culotes, glúteos, abdômen, coxas, joelhos, papada etc. Essa cirurgia é bastante realizada entre os 30 e 40 anos de idade.

Destaca-se que a lipoaspiração não é mais invasiva ou perigosa que outras cirurgias plásticas, mas exige a condução por um cirurgião plástico especializado e membro da SBCP.

Blefaroplastia

Já para pessoas entre os 50 e 60 anos, mas nada impede de realizá-la antes, está a blefaroplastia, cirurgia plástica para correção das pálpebras e tratamento da dermatocálase ou das bolsas de gordura palpebral.

A recomendação da técnica é para pessoas que têm excesso de pele tanto na parte inferior quanto superior da pálpebra, resultando em uma aparência mais envelhecida e cansada.

Em alguns casos a blefaroplastia pode ser realizada por questões funcionais como quando a queda da pálpebra superior prejudica a visão.

Ritidoplastia

Este procedimento é muito procurado a partir dos 50 anos e pode ser chamado de ritidoplastia ou lifting facial.

Seu objetivo principal é remover o excesso de pele ou gordura presente na face e deixá-la com um contorno e estrutura mais jovial. Ela pode ser associada a outros procedimentos, como por exemplo a blefaroplastia.

A ritidoplastia também apresenta resultados satisfatórios na parte inferior da face e do pescoço, podendo ser realizada para reduzir a papada ou diminuir as rugas dessa região.

Harmonização facial

Um procedimento estético cada vez mais procurado pelos homens é a harmonização facial. Esse tratamento pode ser realizado com qualquer idade e envolve o uso de diferentes técnicas de acordo com a avaliação do cirurgião plástico responsável. Entre os métodos estão:

  • preenchimento facial;
  • aplicação de toxina botulínica (Botox);
  • clareamento dental;
  • rinomodelação e outros.

Com esse tratamento, o paciente pode corrigir os elementos que mais o incomodam na estética facial com o objetivo de uma face mais harmônica e bela.

Existem diversas cirurgias plásticas masculinas sendo que a realização delas depende do tipo insatisfação do homem com a aparência. Esse tipo de procedimento não é mais um tabu, oferecendo mais liberdade ao público masculino.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. LILIA ALVES MOREIRA disse:

    Dra. Luciana boa tarde! quero saber como é feito a ritidoplastia no rosto feminino e se possível a média de valores, sem esse item nem vou conversar pos tenho um limite para gastar e não quero perder tempo.