Lifting facial: Confira como a cirurgia evoluiu para resultados naturais

Mulher com cirurgia plástica facial

Cirurgia plástica facial pode ser associada com outras técnicas para proporcionar resultados mais completos!

A cirurgia plástica facial, chamada também de lifting facial ou ritidoplastia, é um procedimento recomendado para pacientes que apresentam um nível avançado de envelhecimento da face e precisam de uma intervenção estética mais completa.

Essa cirurgia plástica passou por muitas transformações acompanhando os avanços da Medicina que viabilizaram resultados mais naturais e satisfatórios com a técnica.

A seguir saiba como a cirurgia plástica facial é realizada, quais as indicações e, principalmente, quais melhorias foram incorporadas à técnica.

O que é o lifting facial?

O lifting facial é uma cirurgia plástica recomendada para amenizar e tratar sinais visíveis de envelhecimento na face e no pescoço. O tratamento visa corrigir diferentes marcas, incluindo:

  • flacidez facial no terço médio;
  • vincos profundos na região das pálpebras inferiores, nariz e boca;
  • sulco nasogeniano e outros;
  • depósitos de gordura na face;
  • perda de tônus muscular na parte inferior da face, principalmente se ocasionar a papada;
  • flacidez associada a depósitos de gordura no queixo e mandíbula.

Portanto, o lifting facial é indicado para os casos mais avançados e severos de envelhecimento. Em geral, essas marcas dificilmente são revertidas ou amenizadas com técnicas não cirúrgicas, como preenchimentos ou peelings.

Quais mudanças ocorreram na plástica facial?

Ao ouvir falar da cirurgia plástica facial, muitas pacientes pensam em um resultado artificial, com a pele sendo “esticada” para amenizar os sinais de envelhecimento e uma aparência esticada como resultado.

Atualmente, no entanto, esse não é o resultado alcançado com o lifting facial, sendo que efeitos mais naturais e autênticos podem ser alcançados.

O que ocorre é que além de o cirurgião plástico tracionar a pele, ele faz o remodelamento dos tecidos subjacentes abaixo dela, reposicionando as estruturas faciais para dar volume às áreas depressivas e realocar a musculatura facial.

Além disso, a remoção do excesso de pele é associada à retirada de gordura, fazendo com que haja um conjunto mais harmônico das mudanças promovidas, o que resulta em mais naturalidade.

Por fim, a incisão para promover essas mudanças fica na linha do couro cabeludo, resultando em uma cicatriz mais discreta e que não interfere na estética alcançada com o procedimento.

Portanto, essas mudanças na forma de executar a cirurgia plástica facial fazem com que os resultados alcançados sejam mais naturais e alinhados às expectativas iniciais da paciente.

A cirurgia pode ser associada com outras técnicas?

Outro aspecto que tornou a ritidoplastia mais satisfatória é que ela pode ser associada com outras técnicas para garantir resultados mais completos e personalizados.

Procedimento facial para pele

Lipoenxertia

A lipoenxertia consiste no uso de gordura autógena para preencher depressões e sulcos. Esse procedimento pode ser realizado simultaneamente com o lifting facial, sendo que a gordura removida (papada, joelho ou abdômen) é cristalizada e reaplicada nos pontos que precisam de mais volume.

Esse tipo de preenchimento é eficaz para melhorar o contorno facial, aumentar o volume dos lábios e tratar sulcos da face, como o nasogeniano, conhecido popularmente como bigode chinês.

Preenchimento

Caso a paciente não deseje ou não faça a remoção de gordura durante o procedimento é possível fazer o preenchimento facial com ácido hialurônico.

Essa técnica é vastamente utilizada para tratamentos dos sulcos faciais, preenchimento labial e melhorar e suavizar o contorno da face, tratando a perda de volume comum do envelhecimento.

Peeling

O lifting tem como objetivo combater a flacidez e não eliminar rugas, sendo que ele pode ser realizado em conjunto com o peeling para proporcionar esse resultado.

Nesses casos, o tratamento de peeling pode ser realizado quando a recuperação da ritidoplastia já estiver avançada, melhorando os resultados promovidos com a cirurgia plástica facial.

Quais os resultados e os cuidados pós-operatórios?

Como visto, atualmente o lifting facial pode ser personalizado para tratar os incômodos mais significativos à paciente, podendo combater a flacidez da face ao mesmo tempo em que faz a remodelação das estruturas e devolve o volume do rosto.

Para obter melhores resultados com essa intervenção estética também é importante adotar os cuidados pós-operatórios recomendados pelos médicos. Eles incluem:

  • dormir de barriga para cima, preferencialmente com dois travesseiros, para que a cabeça fique mais elevada e reduza o inchaço da face;
  • manter as faixas colocadas pela equipe médica na região do pescoço e face por sete dias, não molhando essa área por, pelo menos, três dias;
  • fazer sessões de drenagem linfática na face após 3 ou 4 dias da cirurgia;
  • não usar cosméticos na primeira semana após o procedimento e não se expor ao sol;
  • não mexer nas cicatrizes para evitar infecções ou má-cicatrização.

Com os cuidados adequados, os resultados do lifting facial poderão ser vistos após um mês que é quando a cicatrização avança e o inchaço na face reduz.

Com as novas técnicas, a cirurgia plástica facial apresenta resultados mais naturais que devem ser mantidos com uma rotina diária de cuidados e procedimentos estéticos complementares.

A associação com outras técnicas ou tratamentos complementares deve ser indicada pelo cirurgião plástico após avaliação particular.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp