Cuidados com a pele para manter a pele firme depois dos trinta anos

mulher se olhando no espelho com a mão no rosto

Após os 30 anos, os cuidados com a pele só aumentam, saiba o que fazer.

Cuidados com a pele estão entre as preocupações femininas desde cedo. Quando entramos na puberdade, começam a aparecer as primeiras espinhas e já começamos a conhecer o mundo dos cosméticos que prometem evitá-las. Depois dessa fase, algumas pessoas podem passar algum tempo sem se preocupar com isso. Mas o tempo vai passando e, depois dos trinta anos, o problema é outro: o envelhecimento da pele.

Nessa fase, a pele começa a perder a elasticidade, o colágeno e a hidratação natural. As primeiras rugas começam a aparecer junto com as marcas de expressão. Por isso, muitas marcas oferecem linhas de tratamento para o envelhecimento da pele.

Mesmo que não seja possível lutar contra o tempo e as consequências naturais do envelhecimento, podemos prevenir o envelhecimento precoce e manter a firmeza da pele por mais tempo. Essas são algumas dicas para manter a pele firme depois dos trinta anos!

mulher passando creme no rosto com cuidados com a pele

O que evitar

Antes de indicar o que auxilia a manutenção de uma pele firme e sem marcas e rugas por mais tempo, existem alguns fatores que contribuem para o envelhecimento precoce da pele e que devem ser cuidados. O que pode causar o envelhecimento precoce:

  • Exposição ao sol em excesso;
  • Estresse;
  • Cigarro;
  • Álcool;
  • Excesso de gorduras saturadas;
  • Excesso de substâncias tóxicas encontradas em alimentos e bebidas.

Evitando tudo isso, você já tem a garantia de evitar o envelhecimento precoce. Porém, algumas medidas vão deixar sua pele ainda mais firme e forte por muito mais tempo.

Novos hábitos

A melhor dica para cuidar de sua pele e mantê-la firme por muito mais tempo é criar novos hábitos em vários setores de sua vida. Resumidamente, hábitos mais saudáveis, que vão suprir suas necessidades nutricionais e fazê-la se sentir melhor. Veja alguns exemplos:

Tenha uma dieta balanceada

Uma dieta sem muita gordura, açúcar, sódio e alimentos industrializados é o ideal. Aumente a quantidade de frutas e vegetais para adicionar mais fibras, vitaminas e minerais no seu dia a dia. Os principais nutrientes para uma pele mais firme são as vitaminas E, A e C e os minerais selênio e zinco. A carência desses nutrientes aumenta os radicais livres.

Inclua também oleaginosas e óleos vegetais, que contém antioxidantes que contribuem no combate aos radicais livres.

Durma o suficiente

Enquanto dormimos, a pele se regenera e produz uma quantidade maior de colágeno, o elemento responsável pela firmeza da pele. Infelizmente, ele não é produzido a vida toda, então aproveite esse período para descansar corretamente e ter a pele mais saudável. Além disso, dormir ajuda a prevenir o estresse, que pode causar o envelhecimento precoce.

Beba bastante água

A hidratação do corpo ajuda no trânsito intestinal e estimula o trabalho dos rins, o que libera as toxinas do corpo e previne a retenção de líquidos, deixando a pele mais lisa e saudável. Por isso, beba bastante água durante o dia e garanta sua hidratação. Não só sua pele, mas o corpo todo agradece.

Use o filtro solar

O uso do filtro solar deve ser um hábito, como escovar os dentes todas as manhãs. Uma pele exposta ao sol tem mais possibilidades de ressecar, enrugar e ter sardas. Se você for passar o dia todo fora, aplique o filtro solar em todo o corpo de manhã e reaplique no rosto e áreas expostas ao meio dia. Mesmo em dias de chuva ou frio!

Cuidados cosméticos

Os cosméticos também podem ajudar muito a cuidar de sua pele depois dos trinta anos. Os cuidados diários usando os produtos corretos vão deixar sua pele mais lisa, macia e hidratada, com uma aparência mais jovem. Veja como:

Seja fiel à rotina de cuidados

  • Lave o rosto todos os dias, pela manhã e à noite.
  • Nunca durma maquiada. A maquiagem acumulada nos poros produz vermelhidão, acne e cravos. Se preferir, use um lenço removedor de maquiagem.
  • Use um bom hidratante. A hidratação deixa a pele mais firme, brilhante e saudável.
  • Use máscaras caseiras, que são econômicas e simples. Aproveite ingredientes naturais, como o abacate e o azeite de oliva. Aplique no rosto e colo e deixe agir por 20 minutos antes de retirar.

Invista nos produtos certos

Alguns produtos funcionam melhor na pele madura e podem ser utilizados para prevenir o envelhecimento. Procure por cosméticos específicos para o rosto, pescoço e a região ao redor dos olhos. Cremes com ácido hialurônico reafirmam a pele e previnem as rugas. O hidratante deve ser rico em vitamina A e, segundo sua idade, é melhor usar um creme leve, não oleoso. Produtos com vitamina C também são recomendados, porque a ação de antioxidantes desse ativo protege a pele.

Cuidados clínicos preventivos

Existem também alguns tratamentos clínicos possíveis para evitar o envelhecimento precoce e manter a pele firme por mais tempo. Os peelings químicos e a injeção de toxina botulínica são os mais conhecidos. Mas outras opções podem ser melhores para peles mais jovens, como a carboxiterapia, o tratamento com laser, microagulhamento, preenchimento, hidratantes injetáveis (Skinboosters) e os estimuladores de colágeno (Sculptra®). Mas apenas um profissional qualificado pode dizer o que é melhor no seu caso.

Quer mais dicas de como cuidar de pele e orientações sobre bons tratamentos para o seu caso? Acesse o site Clínica Especializada em Cirurgia Plástica Dra. Luciana Pepino.

Conheça nosso e-book, tire todas as suas dúvidas sobre mastopexia! Baixe agora gratuitamente!

https://info.lucianapepino.com.br/mastopexia

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).