11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Como funciona a cirurgia de prótese de mama?

prótese de mama

Segundo dados mais recentes da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), a cirurgia de prótese mamária é o procedimento mais popular quando o assunto é cirurgia plástica. Os dados também indicam que o Brasil se tornou líder em procedimentos cirúrgicos e que houve um aumento na procura de implante mamário de 6,1%, em relação ao ano anterior.

Para quem tem interesse na cirurgia, é fundamental conhecer como ela acontece para ter mais segurança e tomar uma boa decisão. Assim, você pode se preparar e alinhar as expectativas.

Por isso, veja quais são as principais características da cirurgia de prótese mamária e saiba como ela funciona!

Como a cirurgia de prótese de mama funciona?

Primeiramente, é importante entender que esse procedimento tem características específicas e personalizadas para a paciente, pois cada corpo é único. Tudo começa com uma avaliação por parte do médico, que conhecerá o estado da mama e as características corporais.

A prótese de mama não é capaz de reverter a queda mamária (chamada de ptose), mas pode devolver volume perdido no colo.

Quanto ao tipo de prótese, o médico poderá definir, junto à paciente, o tamanho e o perfil. O ideal é escolher um modelo que seja adequado para as dimensões do corpo e para a resistência da pele. Assim, é possível conseguir um resultado natural.

No momento da cirurgia, são criadas vias de acesso por pequenas incisões e a prótese pode ser posicionada das seguintes formas:

  • subglandular: posicionada abaixo da glândula mamária;
  • subfascia: colocada em uma pequena camada muscular, abaixo da glândula ou
  • submuscular: posicionada entre o músculo e a costela.

A técnica submuscular pode gerar mais desconforto na paciente no pós-operatório. Porém, também é possível usar a técnica dual plane, em que parte da prótese fica sob o músculo e parte sob a glândula. Como você verá adiante, a nova alternativa ajuda na recuperação.

Como é o pré-operatório da cirurgia de prótese de mama?

O pré-operatório da cirurgia inclui os cuidados que são necessários para que o procedimento ocorra conforme o esperado, com segurança para a paciente e maiores chances de uma boa recuperação.

É comum que o médico indique a suspensão de certas medicações que possam interferir na cicatrização. Também é comum que haja a exigência de suspensão do tabagismo por, no mínimo, 15 dias.

O jejum por algumas horas antes da cirurgia ajuda a evitar problemas e desconfortos com a anestesia.

Como é a recuperação no pós-operatório?

Tão importante quanto o pré-operatório é o período após a realização da cirurgia. No pós-operatório, é preciso permanecer com os curativos por um período, que costuma ser de 24 horas. Após esse tempo, também é possível tomar o primeiro banho completo.

Ao longo de toda a recuperação, é necessário utilizar o sutiã cirúrgico. Ele ajuda a manter as próteses no lugar.

Com a técnica tradicional, recomenda-se limitar os movimentos dos braços e esforços físicos. Voltar a dirigir, por exemplo, ocorre apenas após 15 dias, mediante autorização médica.

No entanto, a nova técnica de cirurgia dual plane favorece uma recuperação rápida em 24 horas. Desde que a paciente siga os protocolos de pré e pós-operatório, poderá levantar os braços em um dia e retomar boa parte das atividades cotidianas.

Novamente, é preciso ter atenção às orientações do profissional, já que é preciso que haja indicação para a técnica.

Para quem a cirurgia é indicada?

Como visto, a cirurgia de prótese de mama não é capaz de recuperar quadros de ptose — especialmente, se ela for acentuada. Portanto, é recomendada para quem não sofre com a flacidez das mamas e, no máximo, tem algum tipo de perda de volume.

Além disso, essa cirurgia é indicada para quem deseja aumentar o volume das mamas ou mesmo uniformizar o tamanho, caso exista uma diferença entre ambas. Porém, somente um profissional capacitado poderá definir se o procedimento é capaz de ajudá-la a alcançar os resultados.

A cirurgia de prótese de mama exige cuidados com o pré e com o pós-operatório para que entregue os resultados esperados. Principalmente, é necessário contar com apoio profissional e especializado para que o procedimento seja feito com segurança.

Por isso, entre em contato com a Dra. Luciana Pepino e agende a sua consulta!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).