Como descobrir o tipo de prótese mais adequado para o seu corpo?

Mulher escolhendo no computador qual a melhor prótese

Tipo de prótese mamária influência resultados obtidos e deve ser escolhido considerando anatomia da paciente

A mamoplastia de aumento, realizada a partir da colocação de prótese mamária para elevar o tamanho das mamas, é um dos procedimentos estéticos mais realizados no Brasil de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Uma pesquisa da Mentor, de 2016, indicou que 31% das brasileiras estão insatisfeitas com as mamas e almejam a colocação de prótese. As motivações são variadas:

  • 35% cogitam realizar o procedimento para sentirem-se mais desejadas;
  • 19% estão insatisfeitas com o formato das mamas;
  • 15% desejam corrigir as mamas devido às mudanças após uma gestação.

Uma vez que as motivações para colocar um implante mamário podem ser variadas, há algo em comum em todos os casos. Em algum momento é necessário escolher os tipos de próteses mais adequado ao corpo.

O que será considerado na escolha da prótese?

Existem diferentes tipos de prótese e a escolha entre eles leva em consideração diferentes aspectos da paciente que deseja realizar a cirurgia. São avaliadas tanto questões anatômicas quanto fatores psicológicos, como as expectativas da paciente e própria motivação de realizar o procedimento.

Dessa forma, a escolha deve ser realizada pela paciente em conjunto com o cirurgião plástico responsável pelo caso. Assim, garante-se que além de uma definição que atenda às expectativas com a técnica, ainda obtenha-se bons resultados e um bom desenvolvimento no pós-operatório. Entre os critérios considerados estão:

  • altura da paciente;
  • altura e largura do tórax;
  • volume mamário natural;
  • consistência e espessura da pele;
  • distância intermamilar.

Esses fatores ajudam a direcionar não apenas o tipo de prótese que será colocada, mas também o volume, sendo dois fatores centrais em quais resultados serão obtidos.

Quais os tipos de prótese existentes?

Como afirmado, existem diferentes tipos de próteses, sendo que cada formato é mais apropriado para determinado tipo de anatomia da paciente. A busca é sempre por um resultado mais natural e esteticamente agradável.

Confira os tipos de próteses existentes e para qual tipo de corpo cada uma delas é mais indicada.

Prótese Cônica

A prótese cônica é a que possui um formato com a menor base a maior projeção, fazendo com que ela seja mais pontuda em comparação aos outros modelos. Dessa forma, o volume dela está concentrado no centro, de maneira a proporcionar uma maior projeção para frente, principalmente do mamilo.

Ela é considerada uma prótese de colo médio, o que faz com que o resultado seja mais discreto. Uma das indicações desse modelo é quando a paciente deseja mamas mais projetadas sem ter que colocar grandes volumes.

Essa prótese é indicada para pessoas com tórax estreito e seios pequenos, uma vez que a base não é muito alargada.

Prótese Redonda

A prótese redonda, também conhecida como de perfil alto, está entre os tipos mais recorrentes entres as mulheres. Nessa opção, o silicone preenche a parte superior dos seios, deixando a região do colo mais evidente.

Uma opção bastante indicada por questões estéticas, essa prótese é recomendada para quem possui o tórax proporcional e já possui mamas volumosas, pois ela é usada com o objetivo de dar mais destaque para o colo, melhorando o contorno da região.

Foco nos seios da mulher que está segurando uma flor

Perfil Baixo e Moderado

As próteses de perfil baixo e moderado são opções que possuem maior diâmetro e menor projeção, fazendo com que as mamas fiquem com uma base de aparência mais larga e uma altura menor.

Esse tipo de prótese é menos comum justamente porque não atende demandas para melhorar a projeção da mama ou do colo. Ainda assim, ele pode adequar-se bem para pessoas com tórax mais largo e que não querem deixar os seios muito marcados.

Prótese em formato de gota

Um tipo mais comum de prótese é em formato de gota, também chamada de perfil anatômico ou “natural”. Ela concentra o volume de silicone na parte inferior, formando o desenho de uma gota, o que explica o nome pela qual é conhecida.

Com essa prótese a mama fica com menos projeção à frente, o colo fica um pouco desenhado e o volume concentra-se na parte debaixo dos seios.

Ela é indicada para mulheres que desejam um resultado mais natural, pois permite aumentar o tamanho dos seios mantendo o formato, que normalmente consiste em um maior volume na parte debaixo da mama.

Como escolher o tipo de prótese mamária?

Devido aos diferentes tipos de próteses mamárias existentes é comum que a paciente interessada em realizar o procedimento fique em dúvida quanto à opção que proporcionará melhores resultados.

Pensando nisso, é importante seguir as orientações do cirurgião plástico responsável. Uma ferramenta cada vez mais usada para essa decisão é um simulador de prótese, que considera as características anatômicas da paciente para eleger o tipo de implante mais adequado.

Ao ter interesse em realizar uma mamoplastia de aumento, é essencial procurar uma clínica de cirurgia plástica e tomar as decisões referentes ao procedimento com um cirurgião plástico de confiança, o que inclui a definição do tipo de prótese.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Lucy Oliveira disse:

    Olá Dra! É possível fazer mamoplastia redutora c/ mamas iguais a da jojo toddynho, caídas até o umbigo, mesmo c/ 60 anos e hipertensa?

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Olá, Lucy. Boa tarde!

      Sinceramente, só tenho como responder te vendo e avaliando pessoalmente, uma vez que cada caso é um caso. Se desejar, ligue para nós e agende sua consulta sem compromisso, somente após a avaliação poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você, lhe mostrar alguns resultados de outros pacientes e conversar sobre valores.

      Neste link estão os telefones da clínica: http://bit.ly/2mqZL63

      Estamos à disposição.

WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp