Suco Emagrecedor: 2 Receitas Que São Um Sucesso

Recorrer aos sucos para eliminar alguns quilinhos a mais pode ser uma boa ideia, mas é preciso saber como utilizá-los para obter os resultados esperados

Você tem um evento super especial daqui a poucos dias e gostaria de emagrecer um pouquinho que fosse para ficar ainda mais linda no vestido? Ou, então, você está a fim de ter uma alimentação mais saudável para evitar o ganho de peso?

Nos dois casos, você pode recorrer às receitas de suco emagrecedor para ajudar nesses processos. Combinando várias frutas, vegetais, sementes e ingredientes termogênicos, essas bebidas podem ser excelentes opções para dar uma mãozinha no emagrecimento.

O poder do suco emagrecedor

Os sucos emagrecedores, muitas vezes chamados de sucos detox, são receitas que fazem bem ao organismo porque oferecem muitas vitaminas, minerais e fibras ao mesmo tempo em que são pobres em calorias.

Dessa forma, o suco emagrecedor tem os poderes de ajudar a suprir as necessidades do organismo em relação aos nutrientes mais importantes e de prolongar a sensação de saciedade – e tudo isso sem estimular o acúmulo de peso.

Por serem ricas em fibras, essas receitas colaboram com o sistema digestivo, principalmente com a função intestinal, pois elas facilitam o trânsito dos resíduos e ajudam seu corpo a eliminar aquilo que se tornou dispensável. 

Isso sem falar que, por ser líquido, você estará aumentando sua ingestão de fluidos, o que estimula o sistema excretor a mandar embora substância como o sódio (que causa inchaço) e as toxinas (que sobrecarregam o corpo e favorecem a celulite e o envelhecimento).

Além disso, quando a receita leva um ingrediente termogênico, o suco emagrecedor é capaz de estimular o metabolismo e aumentar a velocidade dos seus processos. O resultado disso é que o corpo passa a queimar mais calorias, facilitando a perda de peso. 

E por mais que o assunto hoje seja o emagrecimento, não podemos deixar de falar de outras duas vantagens desses sucos. Uma delas é que, por estar consumindo uma grande variedade de vitaminas, seu sistema imunológico fica mais fortalecido.

Dessa forma, você fica mais protegida contra as doenças infecciosas – o que é essencial para nos proteger contra gripes e resfriados nessa temporada de frio que se aproxima.

Por fim, a outra vantagem é que, por conter um alto nível de antioxidantes, os sucos emagrecedores também fazem muito bem para a beleza. Essas moléculas combatem os danos dos radicais livres e, dessa forma, ajudam nossa pele a ficar livre das rugas por mais tempo.

Como preparar seu suco emagrecedor

Agora que você já conhece todas as vantagens dos sucos emagrecedores, está na hora de aprender duas receitas deliciosas que funcionam de verdade e que vão contribuir para a sua saúde:

Suco de couve, beterraba ou gengibre

  • 2 folhas de couve
  • 1 colher de folhas de hortelã
  • 1 beterraba
  • 1/2 pepino
  • 1 colher de café de gengibre ralado
  • 1 copo de água

Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador coe e beba logo em seguida. Para variar a receita, você pode substituir a beterraba por uma maçã ou uma cenoura.

Além de ter uma cor linda, esse suco emagrecedor é poderoso devido à sua combinação de ingredientes. A couve, por exemplo, tem propriedades anti-inflamatórias, é cheia de vitaminas e ainda favorece o funcionamento dos rins. O pepino tem efeito hidratante.

A beterraba, por sua vez, é rica em fibras que estimulam o trânsito intestinal e ajudam a preencher o estômago, prolongando a sensação de saciedade. O gengibre é um ingrediente que acelera o metabolismo e estimula o gasto calórico. E assim como ele, existem alimentos termogênicos que ajudam no emagrecimento.

Ou seja, esse suco é um verdadeiro combo de propriedades que só têm a contribuir com o seu processo de emagrecimento! E o melhor: cada copo de 250 ml tem apenas 165 calorias. 

Suco de abacaxi e couve

  • 100 ml de água gelada
  • 1 rodela de pepino
  • 1 maçã-verde
  • 1 fatia de abacaxi
  • 1 colher de chá de gengibre ralado
  • 1 colher de sobremesa de chia
  • 1 folha de couve

Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e beba logo em seguida.

Assim como a primeira receita, este suco emagrecedor conta com as propriedades termogênicas do gengibre para acelerar o metabolismo e com os benefícios da couve, uma folha verde-escura muito presente entre as receitas de suco detox.

Porém, esta receita tem outros dois ingredientes que se destacam: o abacaxi e a chia. No caso do abacaxi, ele é conhecido por ser uma fruta com efeito diurético, ou seja, ela estimula o funcionamento dos rins e ajuda seu organismo a eliminar a retenção de líquidos.

A chia, por sua vez, é uma sementinha cheia de ácidos graxos poli-insaturados, fibras e proteínas. Isso significa que ela ajuda a controlar os níveis de colesterol e também faz com que você sinta menos fome.

Isso acontece porque as fibras dessa semente são capazes de absorver uma grande quantidade de água, o que faz com que elas aumentem de tamanho e se transformem em um gel. Assim, esse gel ocupa o espaço do estômago e faz com que você fique satisfeita por mais tempo.

Além disso, a chia tem propriedades que evitam o acúmulo de gordura localizada, pois ela ajuda a controlar a liberação de insulina no sangue e evita o pico glicêmico, que é um dos principais fatores para o acúmulo de gordura abdominal e o aumento de peso.

Assim como o primeiro suco, esta receita também conta com muitos componentes antioxidantes, que evitam a formação das rugas e mantêm nossa pele mais jovem. Sendo assim, veja também como retardar o processo de envelhecimento da pele e cuide-se da melhor forma possível. Um copo de 250 ml desse suco tem apenas 145 calorias. 

Como consumir os sucos emagrecedores

Para realmente sentir os efeitos desses sucos no processo de perda de peso, recomenda-se consumir 500 ml ao longo do dia. A melhor forma de fazer isso é tomar uma receita no café da manhã e outra no lanche da tarde.

Contudo, alertamos que você não deve substituir as refeições pelos sucos, muito menos fazer isso por muitos dias. Ao fazer isso, você estará colocando seu organismo em privação de nutrientes e energia, e ele vai criar uma tendência a armazenar tudo o que puder. 

Por fim, para que o suco emagrecedor traga ainda mais benefícios para a sua perda de peso, é essencial que você alie uma dieta saudável com a prática de exercícios físicos. Uma dica importante é ter paciência, você pode conferir alguns do mais comuns erros na dieta para não causar o efeito contrário do que desejamos.

Conhece alguma receita que gostaria de compartilhar? Conte para nós nos comentários!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp