Alimentos termogênicos e o emagrecimento

Alimentos termogênicos e o emagrecimento

Saiba quais são os produtos que contribuem para a queima de gordura e trazem melhorias à saúde

Muitas pessoas ainda se perdem quando o assunto são os alimentos termogênicos, que têm grande potencial em ajudar na perda de alguns quilinhos extras. Eles são inclusos na dieta e, quando ingeridos, aumentam o gasto de calorias por ativar o processo metabólico. Isso estimula a digestão e aumenta a temperatura corporal, o que contribui para a queima de gordura. Consumidos da maneira correta, esses alimentos podem ajudar e muito no emagrecimento, até para quem se enquadra nos casos de obesidade.

Por ativar o metabolismo, é preciso fazer escolhas certeiras e atrelá-las a uma dieta saudável e a uma rotina de exercícios físicos. Não basta colocar no prato todos os alimentos termogênicos que se tem conhecimento e deixar outros nutrientes que o organismo precisa de lado. Além do mais, consumidos em excesso, eles fazem mal à saúde. Gestantes e crianças, por exemplo, não podem abusar deles, bem como quem tem problemas cardíacos, hipertensão e úlcera.

Dentre os alimentos termogênicos mais consumidos estão a pimenta vermelha, o chá verde, o gengibre e a canela. Há outros que também podem ser aderidos à dieta, tais como:

• Café: sim, pode não parecer, mas essa bebida tem o potencial de deixar o corpo em alerta. O ideal é consumir até três xícaras entre as refeições;

• Linhaça: ela é bem popular em muitas dietas e o benefício é refletido direto na queima calórica, além de regularizar o intestino;

• Alimentos com ômega 3: aumenta a quantidade energética que o corpo precisa para queimar calorias e alivia a retenção de líquidos;

• Água gelada: beber em média 8 copos por dia faz com que o corpo aumente o gasto de energia. A água tem a temperatura elevada no organismo, o que gera queima de calorias.

Dentre os preferidos da mulherada, o chá verde está dentro da lista de alimentos termogênicos que favorece o emagrecimento. Porém, ele tem outras vantagens, como diminuir o açúcar do sangue, reforçar as artérias, diminuir o colesterol, impedir o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos e, claro, queimar as gorduras.

Se você tem a intenção de incluir os alimentos termogênicos na dieta, tente consumi-los, ao menos, duas vezes ao dia. Fracione as refeições de 3 em 3 horas e em pouca quantidade, e fique de olho na mastigação. Consuma guloseimas e frituras com moderação e não se esqueça de incluir alimentos ricos em fibras que, por serem digeridos de uma forma um pouco mais lenta, aceleram o metabolismo.

Para tirar todas as dúvidas, consulte um nutricionista.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. patricia da silva bonfim disse:

    VOCES SABEM SE EXISTE ALGUM LUGAR QUE FAÇA CIRURGIA PLÁSTICA REPARADORA DE GRAÇA? SOFRO MUITO COM SEIOS ENORMES ,TENHO MUITA VERGONHA ,MAS NÃO POSSO PAGAR UMA CIRURGIA DESSAS ,POR FAVOR SE SOUBEREM ME AJUDEM ,TENHO SERIOS PROBLEMAS NA COLUNA E ACREDITO QUE O PESO DOS SEIOS TENHAM PARTICIPAÇÃO NISSO MEU TEL (021)27234698 E CEL (021)76046383.OBRIGADA

    • Luciana Pepino disse:

      Olá Patrícia

      Talvez você consiga alguma informação através da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica ou postos do SUS. Eles são os melhores indicados pra te informar sobre serviços de cirurgia plástica realizadas gratuitamente em hospitais-escola.

      De qualquer forma, é importante que você saiba que hoje em dia as cirurgias plásticas ou tratamentos estéticos podem ser parcelados e por isto, estão bem mais acessíveis.
      Beijos, tudo de bom pra você!