Menu

Erros na dieta: fuja deles e perca peso!

Erros na dieta

Conheça os deslizes mais comuns que podem comprometer o emagrecimento

Estamos próximos do período em que as pessoas começam a se matricular na academia para perder os quilinhos que foram ganhos na temporada de inverno. Quem começa cedo, tem grandes chances de chegar ao verão com o corpo em dia, mas, como bem sabemos, o costume de deixar tudo para cima da hora é praticamente um hábito que pode levar qualquer um a loucura, como levantar peso demais e cometer típicos erros na dieta. Já diziam que a pressa é a inimiga da perfeição, por que ela não seria da balança também?

Os erros na dieta são bastante comumentes, especialmente entre aqueles que buscam um emagrecimento muito rápido. É difícil abandonar os velhos costumes, mas, pouco a pouco, dá para enxugar os quilos de forma saudável e sem sentir culpa por ter comido um chocolatinho em um momento de estresse. Uma das primeiras coisas que é preciso ter em mente são os exercícios físicos. Todo mundo possui uma rotina bastante atribulada, mas caminhar na rua já é um ótimo começo. Se você tiver um pet, melhor ainda, pois é um estímulo.

Praticar alguma atividade física condiciona o corpo a gastar calorias e, com o treino certo, ficar em forma será um benefício não só para a autoestima, como também para manter o organismo saudável. Sem contar que isso te inspirará para fugir dos erros na dieta.

Contornando os erros na dieta mais comuns

Descontar a ansiedade em uma folha de alface soa até como um insulto para quem é grande fã de guloseimas. Cair na tentação e se render a um brigadeiro não deve ser um motivo para drama, pois se você controlar todos os desejos em comer algo mais calórico, vai chegar um dia que a angústia baterá de frente e é bem provável que você devore mais que o necessário. Por isso, não se renda às atitudes proibitivas demais. Diminua devagar a ingestão de doces e salgados, mas não os anule para sempre da dieta.

Pelo menos nesse período de emagrecimento, um bombom depois do almoço é o suficiente.

Isso não quer dizer que você pode pular uma refeição para evitar o peso na consciência depois que consumir um pacote de salgadinho. Nunca faça isso! Se habitue a comer de 3 em 3 horas, em pequenas porções. As pessoas tendem a pensar que quanto menos comida ingerida, maior a garantia de emagrecimento. Isso pode acontecer a curto prazo, mas o corpo começa a acumular gordura, por não ter energia suficiente para queimar calorias. Crie o hábito de se alimentar nos mesmos horários. O metabolismo agradece!

Ingerir álcool é um dos erros na dieta mais comuns. Por isso, tente fugir dos happy hours o máximo que puder. Para não dar sempre uma desculpinha de fuga, aproveite o momento longe dos petiscos e ingira sucos naturais. Pode não parecer, mas as bebidas alcoólicas são muito calóricas. Unidas ao que foi ingerido no dia, elas são uma bomba que comprometem todo seu esforço.

Crie o hábito de ingerir líquidos e não abandone a garrafinha de água. Corte bebidas gaseificadas, tais como os refrigerantes. O mais importante: não deixe de consultar um nutricionista antes de mergulhar na dieta do momento. Isso lhe garantirá um emagrecimento saudável, sem comprometer o organismo, e te deixará feliz da vida com os resultados finais, longe de cometer quaisquer erros na dieta.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. eliedes cristina rodrigues disse:

    faço a dieta a semana inteira mas no final de semana abuso um pouco da cervejinha ja tentei para mas não consigo sera que mesmo assim não vou conseguir emgrecer emagreci um pouco mas tenho medo de começar engordar tudo denovo a faço caminhada tbm quase todos os dias

    • Luciana Pepino disse:

      Eliedes,

      Tudo bem? A melhor pessoa para orientá-la com a sua dieta é um nutricionista – recomendo que procure este especialista para montar uma dieta mais adequada ao seu estilo de vida.
      Um grande beijo!