Correr emagrece mesmo? Dicas para chegar ao corpo ideal!

Correr está na moda! Conheça os benefícios dessa atividade física para o seu organismo e saiba como ela pode te ajudar a perder os quilos extras

Se você tem notado um aumento no número de pessoas que praticam a corrida, você está certa! De acordo com a última pesquisa do Ibope, 6 milhões de brasileiros afirmam que esta é sua atividade física preferida – e uma das razões para isso é que correr emagrece!

Além disso, o número de praticantes só vem crescendo nos últimos anos em função da ampla acessibilidade desse esporte, pois tudo o que você precisa para começar é um par de tênis muita disposição.

Mais do que a perda de peso, a corrida oferece vários outros benefícios para o corpo e a mente, que também são grandes atrativos para conquistar cada vez mais mulheres. Veja como essa atividade física pode fazer bem para você!

Por que correr emagrece?

O primeiro motivo para isso é a queima de gordura promovida pelo movimento dos músculos, que precisam receber energia de forma rápida para cumprir as exigências do corpo.

Em um primeiro momento, essa energia vem da glicose que está circulando pelo sangue. Em seguida, o organismo recorre ao glicogênio, que é a glicose armazenada no fígado e nos próprios músculos. Por fim, o corpo usa a gordura dos pneuzinhos para produzir energia.

Além disso, correr emagrece em função dos benefícios que ela traz para o lado psicológico e emocional. Assim como outros exercícios físicos, a corrida estimula a liberação de endorfinas, substâncias que dão sensação de felicidade, relaxamento e bem-estar.

Em consequência, essa atividade ajuda a combater o estresse, a ansiedade e a depressão, de modo a evitar que você desconte suas frustrações na comida ou exagere nas quantidades por compulsão.

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A alimentação influencia a perda de peso

Você já sabe que a prática de exercícios físicos é excelente para emagrecer, mas é importante ter em mente que essa perda de peso pode ser aumentada ou diminuída pela qualidade da alimentação.

De acordo com um estudo publicado no periódico científico The Journal of Sports Medicine and Physical Fitness em 2016, correr 5 km por semana e seguir uma dieta saudável pode resultar em uma perda de peso média de 5,6 kg ao fim de um ano para iniciantes nessa atividade.

Porém, a pesquisa também mostrou que correr emagrece mesmo sem grandes alterações na dieta: nesse caso, os voluntários que correram a mesma distância emagreceram 3,81 kg. Isso não quer dizer que eles estavam comendo de tudo, mas que não seguiram uma dieta especial.

Por fim, para os voluntários que adotaram mudanças saudáveis em sua alimentação, mas correram uma distância menor do que os 5 km semanais, o emagrecimento foi um pouco menos significativo: depois de um ano, eles perderam uma média de 3,55 kg.

Ou seja, a corrida emagrece de verdade, mas a perda de peso será mais eficiente quando a atividade física é aliada a uma dieta saudável.

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Quais são o tempo e a distância ideais da corrida para emagrecer?

Uma hora de corrida queima cerca de 700 calorias. Porém, como tudo o que envolve o corpo humano, cada organismo responde de forma diferente a uma mesma ação ou atividade – e é por isso que é muito difícil estimar quantos quilos é possível perder com esse esporte.

Contudo, é possível estimar uma média de tempo e distância para garantir a queima de gordura. Segundo o treinador espanhol Javier González, em entrevista ao jornal El País, o ideal para isso é correr 45 minutos 3 ou 4 dias por semana, totalizando 8 a 12 km semanais.

Além disso, González afirma que correr emagrece mais quando a atividade é feita em ritmo mais lento e por um tempo mais prolongado, dando mais ênfase à distância percorrida do que à velocidade alcançada.

Se o objetivo for fortalecer a musculatura, porém, a recomendação é fazer justamente o contrário: investir em um treino mais explosivo, com ritmo intenso e distância mais curta.

Por outro lado, Ángel Merchán, diretor de uma empresa de treinamento pessoal, afirmou à mesma publicação que o segredo para emagrecer está na associação da corrida com uma dieta baixa em calorias, de modo a gastar mais calorias do que você consome.

Segundo Merchán, a recomendação é fazer treinos de 30 a 40 minutos 3 a 4 vezes por semana, ao mesmo tempo em que a dieta deve ser hipocalórica. Porém, ele alerta que, em pouco tempo, o corpo acaba reduzindo o metabolismo e esse esquema para de funcionar.

Como deve ser a corrida para continuar queimando de gordura no pós-treino

Na mesma entrevista concedida ao El País, a treinadora de corridas de longa distância Janet Hamilton deu dicas para que a queima de gordura continue acontecendo mesmo depois do treino.

De acordo com Janet, os treinos devem ser feitos de forma variada. Por exemplo: em um dia, você deve correr em velocidade mais rápida por 20 a 30 minutos; no outro, diminua o ritmo da atividade, corra por 60 minutos e a aumente distância percorrida.

Com essa variação na intensidade e na resistência, o organismo continua gastando energia mesmo depois do fim do treino porque ela gera uma aceleração no metabolismo.

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fonte: pinterest

Sempre respeite seu próprio tempo de evolução

Muitas vezes, na ansiedade por querer emagrecer rapidamente, muitos iniciantes forçam demais o ritmo e a frequência dos treinos de corrida. Contudo, esse é um erro que pode causar lesões e impedir você de continuar praticando essa atividade.

Por isso, quem deseja começar a correr deve buscar uma evolução gradual, respeitando o processo de adaptação do próprio corpo – principalmente aqueles que estão acima do peso.

Contar com acompanhamento profissional é a melhor forma de obter um plano de corrida específico para os seus objetivos e as suas condições físicas, de modo a emagrecer de forma saudável e segura.

Precisa de mais conteúdo? Então, confira – Emagrecer com saúde não é mais problema! Confira todas as dicas aqui!

Você já pratica a corrida? Sua vida mudou depois que você iniciou essa atividade física? Conte para a gente nos comentários!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).