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Emagrecer com saúde não é mais problema! Confira todas as dicas aqui!

Você quer perder aqueles quilinhos a mais e não sabe muito bem por onde começar? Então confira nossa seleção com alimentos que ajudam a emagrecer e ainda fazem bem!

Com aproximação do verão, muita gente começa a ficar cada dia mais preocupada com o excesso de peso, que pode ser um obstáculo na hora de vestir o biquíni. Porém, em vez de apelar para uma dieta maluca, o melhor mesmo é emagrecer com saúde.

Afinal, fazer uma dieta muito restrita causa privações ao seu organismo, podendo causar doenças e atrapalhar a perda de peso – pois o corpo entra em um “modo de economia” e tenta armazenar tudo o que for possível.

Alimentos para emagrecer com saúde

Um emagrecimento verdadeiro depende de uma reeducação alimentar para que você consuma as variedades e quantidades corretas de cada item. Conheça 7 alimentos que podem te ajudar nesse processo:

  1. Chá verde

O chá verde tem efeito termogênico, ou seja, ele acelera o metabolismo e favorece a queima de gordura e o gasto calórico. Além disso, ele tem propriedades antioxidantes e auxilia o processo de renovação celular.

Outro benefício do chá verde é que ele ajuda a combater o inchaço ao favorecer a eliminação dos líquidos em excesso. Junto com esse efeito, ele também contribui para a eliminação das toxinas, promovendo um efeito detox no organismo.

Contudo, por ser rico em cafeína, o ideal é que o consumo não ultrapasse 3 ou 4 xícaras por dia. As folhas também estão disponíveis em formato de cápsula, mas o chá tem a vantagem de contribuir para a hidratação do corpo.

  1. Gengibre

Assim como o chá verde, o gengibre tem efeito termogênico, contribuindo para a aceleração do metabolismo e com o processo de emagrecimento, além de ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Essa raiz de sabor marcante também é uma grande aliada para o bom funcionamento do sistema digestivo. Quando consumido antes das refeições, o gengibre facilita o esvaziamento do estômago, o que evita a sensação de azia e queimação.

Uma excelente forma de incluir o gengibre na sua rotina é com a água de gengibre. Para prepará-la, você só precisa colocar 4 ou 5 rodelas da raiz em 1 litro de água gelada e beber durante o dia. Aproveite para conhecer outros benefícios do gengibre para a saúde.

  1. Arroz integral

Para emagrecer com saúde, é preciso incluir todos os grupos alimentares na sua dieta, até mesmo os carboidratos – que muitas vezes são considerados vilões e acabam sendo completamente cortados.

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É verdade que carboidratos em excesso contribuem para o aumento do peso, por isso é importante fazer boas escolhas, como a troca do arroz branco pelo arroz integral, uma versão menos refinada e que oferece muito mais benefícios ao organismo.

Além de conter mais vitaminas e minerais, especialmente magnésio, ferro, fósforo, potássio, manganês e vitaminas do complexo B, o arroz integral também tem muito mais fibras que o arroz branco.

Dessa forma, a versão integral prolonga a sensação de saciedade, facilita a digestão e ainda contribui para que haja uma menor absorção de gorduras e açúcares provenientes das refeições.

  1. Chia

A chia é uma semente rica em fibras solúveis, insolúveis e ômega 3, que contribuem para que você possa emagrecer com saúde.

As fibras solúveis são aquelas que absorvem uma grande quantidade de água, formando um gel quando chegam ao estômago. Dessa forma, elas ajudam a dar a sensação de que ele já está cheio e retardam seu esvaziamento, prolongando a saciedade.

As fibras insolúveis, por sua vez, não são digeridas pelo estômago e chegam intactas ao intestino, onde contribuem para reduzir a absorção de gorduras e açúcares e aumentam o volume do bolo fecal, o que facilita os movimentos peristálticos.

A chia pode ser consumida em combinação com frutas, iogurtes, saladas, arroz, pães e outras preparações, inclusive shakes e vitaminas.

  1. Linhaça

Assim como a chia, a linhaça é uma sementinha cheia de benefícios para quem quer perder peso e manter uma boa saúde. Rica em ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, ela oferece propriedades antioxidantes e de renovação das células.

Além disso, o ômega 3 é uma gordura boa que colabora para a regulação dos níveis de colesterol e a diminuição dos processos inflamatórios no organismo, o que favorece o processo de emagrecimento.

Da mesma forma que a chia, a linhaça é rica em fibras solúveis e insolúveis, de modo que ela ajuda a prolongar a sensação de saciedade, facilita a digestão e reduz a absorção de gorduras e açúcares.

Para aproveitar melhor seus benefícios, a dica é consumir a linhaça triturada ou na forma de farinha – preferencialmente moída na hora do consumo para que ela não perca suas propriedades.

Uma boa forma de consumi-la todos os dias é adicionar 1 colher de sopa das sementes moídas a cereais, frutas, saladas ou iogurte.

Confira mais – 13 super dicas para uma alimentação saudável e como você deve mudar seus hábitos

  1. Feijão

O feijão faz parte das leguminosas, um dos grupos alimentares mais importantes para quem quer emagrecer com saúde e que também inclui ervilha, lentilha e grão-de-bico.

Esses alimentos são ricos em fibras que ajudam a controlar o apetite e facilitam a digestão, além de serem boas fontes de proteína vegetal – que, diferente das carnes, não contém colesterol.

O feijão ainda se destaca porque, quando consumido junto com o arroz, esses alimentos fornecem aminoácidos que nosso corpo não consegue produzir, resultado em proteínas de alta qualidade.

Para incluir o feijão na dieta de modo a favorecer o emagrecimento, a dica é consumir diariamente cerca de 3 colheres de sopa ou 1 concha dessa leguminosa.

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  1. Iogurte desnatado

O iogurte desnatado é uma excelente fonte de cálcio e proteínas ao mesmo tempo em que oferece baixo teor de gordura. Dessa forma, esse alimento contribui para a saúde de ossos e dentes enquanto também colabora com o emagrecimento.

Você pode consumir o iogurte junto com frutas ou acompanhado por chia e linhaça, de modo a aumentar seu teor de fibras.

O que você achou dessas dicas? Você tem o costume de consumir esses alimentos diariamente? Conte para a gente nos comentários e aproveite para conhecer todas as opções de tratamentos estéticos e cirurgias plásticas que a clínica oferece!

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Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).