Menu

Adereços para o carnaval: Prepare-se para festa sem descuidar da pele!

mulher sorrindo de batom vermelho segurando uma máscara de carnaval

Glitter, tinta, spray e maquiagens super coloridas são itens fundamentais para curtir a folia, mas é preciso seguir alguns cuidados para que eles não prejudiquem seu carnaval.

Os bloquinhos estão nas ruas, as escolas de samba estão ajeitando os últimos detalhes e os trios elétricos estão prontos para arrastar milhares de foliões por todo o país. E você, já está com seu figurino e seus adereços de carnaval prontos para a festa?

Embora o feriadão seja sinônimo de alegria e descontração, não podemos nos esquecer de que nossa saúde precisa de atenção. Por isso, além de seguir cuidados essenciais com o corpo no carnaval, é preciso ficar de olho naquilo que passamos na pele.

Cuidados com maquiagens e adereços de carnaval

Antes de iniciar a produção para a folia, é preciso conhecer algumas dicas para selecionar, aplicar e remover os produtos para usar na pele, de modo a evitar problemas com seus adereços de carnaval. Confira:

  1. O primeiro passo é aplicar o protetor solar

Passar várias horas sob o sol para pular atrás do trio ou curtir com o bloquinho pode ter consequências desastrosas para a pele, como vermelhidão, ardência e queimaduras sérias. Por isso, é essencial aplicar o protetor solar antes de sair de casa.

Escolha um produto com FPS 30 ou superior e procure reaplicá-lo a cada duas horas, pois a exposição prolongada ainda favorece o envelhecimento e o câncer de pele. Confira dicas sobre o melhor protetor solar para o rosto.

mulher com coroa de flores e maquiagem rosa e azul nos olhos para o carnaval
fonte: pinterest
  1. Prefira maquiagem à prova d’água

É verão, as festas costumam ser cheias e você vai curtir ao máximo, o que significa que você vai transpirar mais do que o normal. Dessa forma, a dica é apostar em maquiagens à prova d’água, que são resistentes ao suor e evitam que os produtos escorram até os olhos.

Além disso, vale a pena investir em um primer para aumentar a duração da make e escolher produtos oil-free para evitar o excesso de oleosidade na pele.

  1. Não deixe o glitter fazer você de palhaça

O glitter entrou na lista de adereços de carnaval há alguns anos e nunca mais saiu – e, muitas vezes, parece que ele nunca mais vai sair da sua pele também, seja do rosto ou do corpo.

Para evitar que ele se transforme no vilão da festa, a dica é dar preferência ao glitter cosmético, que é mais fino que o comum e não solta corante na pele. Evite passar o produto muito perto dos olhos, pois ele pode causar conjuntivite e lesões na córnea.

Embora seja fácil fixar o glitter na pele com sombra cremosa ou corretivo, remover o produto é um verdadeiro desafio. Nesse momento, a primeira dica para é não lavar direto com água e sabão e jamais esfregar a pele enquanto ainda houver brilho.

Em vez disso, aplique demaquilante bifásico ou óleo vegetal em um disco de algodão e passe-o delicadamente sobre a pele, trocando o algodão a cada passada até remover todo o produto.

  1. Utilize tintas próprias para a pele

A tinta guache parece ser uma solução fácil e econômica para deixar a pele bem colorida. Porém, como elas não são testadas da mesma forma que os cosméticos, há um risco mais acentuado de causar alergias, incluindo dermatites e até mesmo problemas respiratórios.

Isso também vale para o pincel atômico e outros produtos coloridos que não são próprios para o uso no corpo. Assim, o mais indicado é optar por maquiagens coloridas ou tintas desenvolvidas especialmente para a pele.

  1. Cuidado na hora de tingir os cabelos

Tintas e sprays próprios para cabelo são feitos com pigmentos de fácil remoção, mas isso não os isenta do risco de causar alergia e outras irritações, especialmente se não forem bem removidos.

Por isso, logo depois da festa, lave muito bem suas madeixas, fazendo uma boa massagem para remover os resíduos do couro cabeludo. Quem tem dermatite seborreica deve evitar esses produtos, pois eles tendem a aumentar o ressecamento e a descamação.

  1. Teste os produtos antes de utilizá-los

Nada pior do que estar pronta para sair de casa e descobrir que você é alérgica a algum dos adereços de carnaval que você aplicou, não é mesmo? Dessa forma, é muito importante testar os produtos antes de passá-los na pele ou nos cabelos.

Para isso, você pode aplicar uma pequena quantidade da tinta ou spray no antebraço e observar o surgimento de inchaço e vermelhidão nas próximas 24 horas. A dica também vale para os adesivos, que você pode testar colando um pequeno fragmento na pele.

Leia mais – 09 dicas para curtir o carnaval cuidando do corpo e da saúde

  1. Observe a data de validade e as condições dos produtos

Adereços de carnaval como purpurina, lantejoulas, tintas coloridas e spray de cabelo costumam ficar guardados por muito tempo, de modo que os produtos utilizados no ano passado podem ter se deteriorado, aumentando o risco de alergias e irritações.

Assim, antes de aplicá-los na pele, sempre observe se eles estão dentro da data de validade. Mesmo que o prazo não tenha acabado, descarte o produto se houver qualquer alteração de cor, textura ou odor, pois isso pode indicar que ele está contaminado com fungos ou bactérias.

mulher de perfil com cabelo colorido e glitter no rosto para o carnaval
fonte: pinterest
  1. Sempre retire toda a maquiagem depois da festa

Depois remover adereços de carnaval maiores, como glitter, adesivos e lantejoulas, lave o rosto e o corpo com sabonetes específicos para a região e o seu tipo de pele. Enxague com água em abundância e em temperatura de fria a morna.

Utilize loções calmantes para reduzir a vermelhidão e aplique seu hidratante para restaurar a camada protetora. No dia seguinte, reforce o uso do protetor solar, pois sua pele estará mais sensível.

Por fim, fique de olho na sua pele pelas próximas 48 horas: caso surjam urticárias, inchaço ou outros sinais de irritação, procure o médico o mais rápido possível. Lembre-se de que reações alérgicas podem ter consequências graves, até mesmo impedindo a respiração.

Leia também – Quais são as diferenças de cuidados com a pele do rosto no verão?

Além de seguir essas dicas, beba muita água, faça lanches saudáveis e procure dormir bem para curtir o carnaval ao máximo e sem prejudicar sua saúde. Conhece mais alguma dica? Deixe sua mensagem nos comentários!

Aproveite também para conhecer os procedimentos estéticos e opções de cirurgias plásticas que a clínica oferece!

 

Agende agora a sua consulta!

  • 9
    Shares

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).