Menu

Melhor Protetor Solar Para o Rosto: Conheça os Mais indicados Para as Brasileiras

Passando Protetor Solar

Em um país tropical, o melhor protetor solar para o rosto precisa oferecer um alto índice de proteção e ter textura leve

Você já sabe que é necessário se proteger do sol diariamente, mas isso só será possível se você conhecer o melhor protetor solar para o rosto. Para isso, é preciso avaliar seu tipo de pele (sensível, oleosa, com melasma) e a tonalidade (para escolher o FPS mais adequado).

Confira algumas excelentes opções de filtros solares que oferecem proteção contra os raios ultravioleta além de conter ativos e propriedades muito interessantes para nossa pele:

Idéal Soleil Antiacne FPS 30 – Vichy®

Vichy Ideal Solei 30

Quem tem a pele oleosa geralmente sofre para encontrar um bom protetor solar. Com o excesso de oleosidade, passar qualquer produto no rosto pode parecer uma péssima ideia, mas felizmente o Idéal Soleil Antiacne® é uma excelente opção nesses casos.

Sua fórmula contém substâncias como ácido salicílico e niacinamida, que ajudam a regular a produção de óleo e diminuem os processos inflamatórios que dão origem a acne. Por ter FPS 30, ele é mais indicado para peles que não sejam muito claras.

Além disso, o Idéal Soleil Antiacne® promete manter a oleosidade e o brilho excessivo sobre controle por até 9 horas. Entretanto, como todo protetor solar, é necessário reaplicá-lo a cada 3 horas, depois de transpirar ou de mergulhar para garantir sua eficácia.

Sun Creme Facial Tinted CC Cream FPS 60 – Eurecin®

eurecin creme

Destinado a peles sensíveis, o Sun Creme Facial Tinted CC Cream® da Eurecin tem FPS 60, garantindo uma proteção extra contra os raios UVA e UVB. De textura leve e livre de óleo, esse produto deixa um toque seco na pele e não entope os poros.

Além disso, por conter pigmentos em sua fórmula, esse protetor ajuda a uniformizar o tom da pele, deixando um efeito matte. Ele está disponível na versão clara e na versão média, que ajudam a deixar a pele com uma aparência levemente bronzeada.

Entre seus ingredientes-chave, estão o Licochalcona A, que protege as células das camadas mais profundas da pele, e o ácido glicirretínico, que contribui com os mecanismos de defesa naturais do DNA.

Recomenda-se aplicar este protetor solar 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplicá-lo depois de suar intensamente, nadar ou se secar com a toalha.

Episol Color – Mantecorp Skincare®

Episol Color

Além de proteger a pele contra os raios UVA e UVB e a luz visível (luz do computador e do celular, por exemplo), a linha Episol Color® oferece um efeito base, deixando a pele com uma tonalidade mais uniforme.

E a boa notícia é que essa linha de protetor solar se adapta a muitas variedades de tons de pele, pois ele é vendido em várias versões: pele clara (FPS 30 e FPS 70), pele morena (FPS 0 e FPS 70) e pele morena mais (apenas FPS 30).

Por ter textura foundant com efeito base, esse protetor solar facial é fácil de aplicar, pois se espalha facilmente na pele. A textura é leve e deixa um toque seco no rosto. Além disso, ele deixa um efeito matte com acabamento antibrilho, sendo uma boa opção para peles oleosas.

Por ser hipoalergênico, este pode ser o melhor protetor solar para o rosto para quem tem a pele sensível, muito fina ou que fica vermelha por qualquer motivo.

Ele também é recomendado para pessoas que fizeram procedimentos estéticos e estão com a pele mais sensibilizada.

Minesol Actif Unify Tinted Fluid FPS 60 – Roc®

Roc

Além de proteger contra UVA, UVB e luz visíveil, este protetor solar de FPS 60 contém ativos clareadores e é o melhor protetor solar para o rosto para peles com melasmas (manchas causadas pelo sol, comuns no processo de envelhecimento).

Esse efeito acontece porque a fórmula contém feniletil resorcinol, que reduz a produção de pigmento pela pele (melanina), e niacinamida, que impede que a melanina seja transportada das camadas mais profundas da pele para as mais superficiais.

Dessa forma, o protetor da Roc atua em duas frentes para combater a formação de manchas, funcionando como um coadjuvante no tratamento de melasmas ao mesmo tempo em que protege a pele contra os malefícios do sol.

Este protetor solar está disponível em duas tonalidades (Light e Medium), adaptando-se a diferentes tons de pele. Sua textura é leve e não comedogênica, deixando um toque seco. 

Shiseido Expert Sun Aging Protection Lotion Plus FPS 50+®

Shiseido

Você já sabe que, para manter a eficácia do protetor solar, é preciso reaplicá-lo depois de transpirar muito ou entrar na água. Isso pode ser bastante desvantajoso para pessoas que adoram mergulhar e precisam reaplicar o protetor o tempo todo.

Se este é o seu caso, você vai gostar deste protetor solar da Shiseido, que fica ainda mais eficaz quando você transpira ou entra nada água. Assim, este produto é especialmente recomendado para quem pratica atividades externas na água, como natação, surfe ou stand-up paddle.

Esse efeito se deve à tecnologia Wet Force, que usa os minerais da transpiração e da água para deixar o protetor ainda mais potente contra os raios ultravioleta. Segundo a Shiseido, este efeito é ativado após 15 minutos na água ou 30 minutos de transpiração.

Qual é o melhor protetor solar para o rosto?

A escolha do filtro solar mais adequado depende das características de cada pessoa, incluindo tipo e tom de pele, presença de melasmas, fatores de risco para o câncer de pele e até mesmo o gosto pessoal referente à textura dos produtos. Muito importante também para quem tem a pele ressecada.

Se você ainda não encontrou o melhor protetor solar para o rosto específico para você, a dica é sempre consultar um médico dermatologista ou cirurgião plástico para avaliar a sua pele e indicar as melhores opções.

  • 48
    Shares

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Regina disse:

    Gostei das dicas do filtro solar