09 dicas para curtir o carnaval cuidando do corpo e da saúde

máscara de acessórios de carnaval em um fundo rosa

O carnaval está chegando! Veja os cuidados que você adotar para curtir os dias de folia sem trazer prejuízos ao seu corpo.

Seja na praia, no clube, na Sapucaí ou até mesmo em casa, todo mundo quer aproveitar o feriado à sua maneira. E para fazer isso da melhor forma possível, é preciso conhecer algumas dicas para curtir o carnaval ao mesmo tempo em que preserva a sua saúde.

Afinal, não é porque estaremos no feriado que podemos nos esquecer completamente dos cuidados com o corpo, não é mesmo?

Dicas para curtir o carnaval com muita saúde

Tudo bem, você quer aproveitar o feriado ao máximo, e nós achamos que você tem todo o direito de se divertir mesmo. Porém, é preciso ter em mente que alguns poucos dias de folia podem comprometer meses de exercícios e dieta ou até mesmo prejudicar sua saúde.

Por isso, vale a pena conhecer e seguir estas dicas para curtir o carnaval ao mesmo tempo em que você cuida do seu corpo. Confira:

  1. Mantenha-se bem hidratada

O calor continua a todo vapor, o que aumenta nossa transpiração. Somado a isso, os dias de agito também fazem com que nosso corpo perca ainda mais água. Dessa forma, a primeira entre as dicas para curtir o carnaval é manter seu organismo hidratado.

Para isso, lembre-se de beber pelo menos 2,5 litros de água por dia. Você pode complementar essa quantidade bebendo água de coco e chás naturais sem açúcar.

mulher sorrindo e segurando uma máscara de carnaval
  1. Tenha uma alimentação saudável

O feriado de carnaval é um período para descansar e aproveitar, mas isso não quer dizer que seja recomendável deixar os cuidados com a alimentação de lado. Seja para manter o peso ou emagrecer alguns quilos, manter uma dieta saudável é fundamental.

Por isso, procure fazer suas refeições diárias à base de verduras, legumes, cereais integrais e proteínas magras e faça lanches com muitas frutas e castanhas, de modo a garantir seu aporte de vitaminas, sais minerais e antioxidantes.

Veja também – 11 alimentos super calóricos e por que evitar o seu consumo exagerado!

  1. Não exagere na bebida

Seja na praia ou na folia, o carnaval costuma ser uma festa repleta dos mais diversos drinques. O problema é que as bebidas alcoólicas são muito calóricas e não trazem nenhum nutriente importante para o organismo.

Além disso, o consumo exagerado de álcool é uma conhecida causa de vários problemas de saúde. Mesmo em pequenas doses, ele desidrata o organismo e acelera o envelhecimento.

  1. Capriche no protetor solar

Na lista de dicas para curtir o carnaval, não podemos nos esquecer do uso do protetor solar. O filtro deve ser utilizado todos os dias para combater o envelhecimento e o câncer de pele, mas ele é ainda mais necessário no verão para evitar as queimaduras.

Em dias de exposição, seja na praia ou no bloquinho de rua, aplique o protetor antes de colocar as roupas e reaplique-o a cada duas horas e sempre que mergulhar ou transpirar.

  1. Tome uma ducha logo ao sair da praia ou da piscina

Para quem vai curtir o feriado na praia ou na piscina, é preciso tomar alguns cuidados extras com a pele. Por isso, procure tomar uma ducha assim que sair da água para remover as impurezas, como o sal e o cloro, e evitar o ressecamento.

Também é importante tomar um banho completo assim que possível e trocar as roupas molhadas, pois ficar muito tempo com elas favorece as micoses. Não deixe também de hidratar o corpo para ajudar a barreira protetora da pele a se recompor.

  1. Tenha cuidado com remédios para ressaca

O melhor mesmo é evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, mas, se você passou da conta e acordou com a maior ressaca no dia seguinte, a dica é hidratar o corpo com água, água de coco e sucos naturais, fazer uma alimentação leve e descansar.

Caso queira tomar um medicamento para aliviar os sintomas, tenha cautela com aqueles que contêm mepiramina, que tem efeito anti-histamínico e pode causar sonolência, e com os relaxantes musculares, que têm esses mesmos efeitos.

  1. Faça uma caminhada leve

Vai ficar longe dos treinos durante o carnaval? Então procure não suspender todas as atividades físicas nesse período para não prejudicar o condicionamento do seu corpo e para manter seu metabolismo funcionando.

Se você estiver poupando energia, a dica é escolher uma atividade mais tranquila, como uma caminhada leve ou um passeio de bike. Só não pode abandonar totalmente os exercícios, combinado?

  1. Não abuse das bebidas energéticas

O ritmo do feriado está puxadíssimo e você está pensando em recorrer aos energéticos para dar aquele up na sua disposição? Então tenha muito cuidado! Além de serem ricas em calorias, essas bebidas contêm cafeína e acabam desidratando o organismo.

Outro problema com os energéticos é que, se consumidos em excesso, eles podem irritar o estômago, causar insônia e sobrecarregar o organismo, levando até mesmo à arritmia cardíaca.

mulher sorrindo de chapéu curtindo o carnaval
  1. Tenha boas noites de sono

Essa é uma dica que complementa a anterior: se você está se sentindo cansada, o melhor não é recorrer a um energético, mas sim a uma boa noite de sono. Precisamos de cerca de 8 horas de sono de qualidade para recuperar nossa disposição, e isso não é diferente no carnaval.

Se isso não for possível durante o feriado, permita-se fazer algumas pausas diurnas para o descanso, seja fazer uma soneca de 30 a 60 minutos, apostar em uma atividade tranquila como ver um filme ou fazer uma massagem relaxante.

Toda a festa em torno do carnaval pode e deve ser aproveitada, pois isso também faz muito bem, mas sem deixar a saúde de lado, ok? E você, o que você faz para cuidar do seu corpo durante esse período? Deixe sua resposta nos comentários!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).