Alimentos que não podem faltar na sua dieta para emagrecer

Melhores alimentos para dieta

Lista de alimentos para dieta é ampla, sendo possível perder peso com saúde e boa alimentação!

Vamos começar com uma verdade necessária? Não existem alimentos para dieta que fazem milagre!

Portanto, não adianta iniciar uma dieta extremamente restritiva e achar que vai emagrecer e manter o novo peso assim. O ideal é emagrecer aos poucos, tanto por questão de saúde como por fatores estéticos.

Além disso, mais indicado do que uma dieta (que tem dia para começar e terminar) é passar por uma reeducação alimentar, que significa adotar novos e melhores hábitos alimentares para vida toda.

A seguir conheça alguns alimentos para dieta que vão ajudar na perda de peso saudável. Confira!

15 alimentos para dieta que ajudam a emagrecer

O bom senso é o principal aliado na hora de definir quais alimentos para dieta são mais benéficos para te ajudar com os seus objetivos.

Por exemplo, é claro que frituras, doces e gorduras devem ser cortados ou, ao menos, reduzidos drasticamente.

Além disso, o emagrecimento saudável depende da união entre dieta e exercícios físicos, portanto, adote esses bons hábitos se o objetivo é perder peso. A seguir confira 15 boas opções de alimentos que ajudam na hora de emagrecer!

1. Alimentos integrais

Os primeiros ingredientes da sua dieta/reeducação alimentar devem ser as opções integrais, como arroz, massas e cereais.

Eles têm baixa caloria e uma alta concentração de fibras que vão ajudar o intestino a funcionar melhor e absorver menos colesterol gorduras e açúcares de outros alimentos.

2. Frutas vermelhas e roxas

As frutas vermelhas e roxas são ricas em antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce, têm uma ampla gama de vitaminas e fibras e pouco colesterol.

Entre as opções que podem ser inseridas no cardápio estão ameixas, uvas, morango, acerola e jabuticaba.

3. Laranja

A laranja é rica em vitamina C que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, é antioxidante e também tem a fibra pectina, que não é digerida, mas reduz a absorção de carboidratos, colesterol e excesso de gorduras pelo organismo.

4. Kiwi

O consumo de kiwi se dá pelo mesmo motivo, pois a fruta também é rica na fibra pectina, mas, além disso, ele contém vitaminas A, E, B6 e B3, que reduzem os riscos de doenças circulatórias, câncer e problemas imunológicos.

Outro benefício é que o kiwi tem minerais, como cálcio, magnésio, ferro e potássio.

5. Berinjela

A berinjela tem ação antioxidante e anti-inflamatória, além de ser rica em proteínas, cálcio, fósforo, ferro, potássio e vitaminas A, C e do complexo B.

Por ter fibras, esse alimento reduz a ação de gorduras sobre o fígado e melhora o funcionamento intestinal.

6. Vegetais verdes escuros

Os vegetais verde-escuros são indispensável para quem está de dieta, pois têm poucas calorias e gorduras e muitas fibras, que ajudam na sensação de saciedade e tornam a digestão mais lenta.

Além disso, são ricos em ferro, cálcio, vitaminas e ácido fólico garantindo uma dieta saudável. Entre as opções destacam-se: couve, brócolis e espinafre.

7. Verduras e legumes variados

Como você já deve saber, as verduras e legumes também devem estar presentes no prato, principalmente porque têm baixas calorias e alto teor de fibras.

Entre as opções estão acelga, alface, agrião, aspargos, alcachofra, cenoura, beterraba e rabanete.

8. Sementes oleaginosas

As sementes oleaginosas são ricas em proteína, fibra, cálcio, ferro e boas gorduras que contribuem no processo de emagrecimento por acelerar a queima de gorduras ruins.

São alguns exemplos de oleaginosas que podem entrar entre os alimentos para dieta: castanha-do-Pará, amêndoas, nozes e castanha de Caju.

Dicas de alimentos para incorporar na dieta para emagrecer

9. Óleos vegetais

Muitas pessoas acreditam que durante a dieta devem cortar completamente os óleos, mas não é bem assim. Os óleos de girassol, canola, coco e azeite possuem substâncias que ajudam a aumentar o colesterol bom (HDL) e reduzir o mau (LDL).

Dessa forma, eles ajudam na queima de calorias e também têm propriedades antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce e previnem o câncer.

10. Chá verde

Com propriedades antioxidantes e de desintoxicação, o chá verde deve ser consumido devido à presença de cafeína e catequina que aceleram o metabolismo, queimando calorias, e reduzem a gordura corporal.

A indicação é apenas que o chá verde seja evitado durante as refeições para não prejudicar a absorção de ferro pelo organismo.

11. Linhaça

A linhaça é rica em fibras, o que aumenta a sensação de saciedade após seu consumo, e também melhora o funcionamento intestinal.

Além disso, a linhaça atua no estímulo à produção de um hormônio que controla o apetite, fazendo com que você tenha menos vontade de comer.

12. Carnes magras

Não precisa retirar a proteína animal, pois essa opção está entre os alimentos para dieta que ajudam a perder peso.

O ideal é optar por carnes mais magras e também pelo peixe, que devido a concentração de ômega 3 ajuda na prevenção de doenças e garante uma dieta mais saudável.

13. Temperos

Entram na lista de temperos recomendados durante a dieta principalmente os termogênicos, como gengibre, mostarda, canela e pimenta.

As substâncias termogênicas são aquelas que aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e fazendo com que o organismo queime gordura mais rápido. Por essa razão são indicados antes das atividades físicas.

14. Soja

A soja ajuda no combate aos radicais livres devido às propriedades antioxidantes, tem ácidos graxos poli-insaturados e compostos fitoquímicos.

Devido às fibras a soja ajuda no funcionamento intestinal e consegue captar partículas maiores de gordura, fazendo com que elas não sejam absorvidas pelo intestino.

15. Chocolate amargo

Vamos fechar a lista de alimentos para dieta muito bem? Então está liberado incluir chocolate amargo na dieta, desde que seja com no mínimo 50% de cacau.

Esse alimento ajuda na sensação de saciedade, diminui a fome e ajuda a controlar a vontade de comer outros doces que são menos saudáveis.

Portanto, a lista de alimentos para dieta é ampla de forma que não adianta falar que para emagrecer precisa passar fome, tudo bem?

A recomendação é comer tudo com moderação e várias vezes dia para não ficar com fome nas refeições principais.

A dieta sempre pode ser associada com procedimentos estéticos que ajudam na perda de medidas e de gordura localizada, como a massagem modeladora, drenagem linfática, carboxiterapia e outros.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).