Chá verde e os benefícios à saúde

Chá verde e os benefícios à saúde

A bebida ajuda no emagrecimento, como também reduz as taxas de açúcar e de colesterol do organismo

Hoje em dia, muitas pessoas recomendam o chá verde para o emagrecimento. A bebida pertence à lista de alimentos termogênicos que realmente contribuem para perder alguns quilinhos, pois acelera o metabolismo e gera a queima de gordura. Além disso, ela reduz o açúcar do sangue, reforça as artérias, diminui o colesterol e não deixa que a gordura se acumule nos vasos sanguíneos. Com a temporada de calor batendo na porta, o chá verde entra com grande poder para beneficiar não só a dieta, como também a saúde.

Para que o chá verde atinja um efeito positivo no organismo, basta uma colher rasa para cada xícara de chá. O consumo pode ser depois do almoço ou do jantar, mas desde que tenha uma pausa de 1 hora (mais ou menos), pois, assim como o café, a bebida absorve o ferro e a vitamina C do organismo. Também é uma ótima ideia consumi-lo antes das atividades físicas, pois contribui para espantar a preguiça. Só tome cuidado para não ingeri-lo como se fosse água, pois o excesso de chá verde pode sobrecarregar os órgãos, como o fígado.

As formas de consumo do chá verde

 

O chá verde é muito consumido no Japão, na China e na Índia. Por causa da tamanha popularidade, muitas versões surgiram no mercado. Assim, vem a dúvida sobre a possível diferença entre o consumo do chá verde na versão de saquinhos ou direto da erva natural.  Saiba que as propriedades são as mesmas, mas a erva tem mais potencial de ação no metabolismo e a infusão aproveita todas as propriedades benéficas da bebida. Contudo, é um mito pensar que a maneira como o chá é feito é o segredo de como ele agirá no organismo.

Entre as propriedades positivas que compõe o chá verde estão os aminoácidos, as vitaminas B, E, C, o cálcio, o ferro, entre muitos outros. A bebida é estimulante, como o café, e algumas pessoas podem ter problemas em dormir caso a consuma antes de ir para a cama. Por ter um forte antioxidante, o chá verde também é um aliado para quem quer manter a pele rejuvenescida, pois favorece a elasticidade e joga as rugas para escanteio. Quem tem colesterol ruim também poderá encontrar benefícios ao incluir o chá verde na dieta.

A indicação de consumo diário do chá verde é de, aproximadamente, 4 xícaras. O gosto é um detalhe que faz muitas pessoas desistirem da bebida no primeiro gole, mas ele deve ser consumido sem açúcar e adoçante.

Ao contrário do que se imagina, o consumo de chá verde possui restrições, como manda as regras de qualquer alimento termogênico. Gestantes, bem como pessoas com hipertensão, glaucoma e problemas cardíacos, e úlcera, precisarão consultar o médico para saber se podem consumir a bebida e em qual quantidade.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).