11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Descubra como fazer correção das cicatrizes

Correção de cicatrizes

Embora a ideia de ter uma boa história para contar seja uma forma positiva de encarar o assunto, para muitas pessoas, a correção de cicatrizes é uma necessidade, visto que esse tipo de marca pode carregar lembranças que querem ser esquecidas e afetar a autoestima.

Há quem se incomode com as cicatrizes localizadas em regiões expostas, como o rosto, que aparecem na maioria dos casos devido à acne e que acabam afetando a autoestima. O mesmo se aplica nos casos de queimaduras, que costumam deixar marcas muito evidentes e que causam incômodo visual ao indivíduo.

Por isso, preparamos este conteúdo para que você entenda melhor como funciona o procedimento de correção de cicatrizes. Também mostraremos quais os principais tipos de cicatriz e como eles impactam no tratamento!

O que são cicatrizes?

As cicatrizes fazem parte do processo natural e biológico da cura. Quando você se corta, depois de algum tempo, nasce um tecido fibroso que substitui a pele normal que foi danificada por conta de alguma lesão.

Algumas pessoas não se importam em ter uma marquinha no braço, mas outras querem amenizá-las ou eliminá-las. Esse processo pode ser realizado por meio de um tratamento de correção que melhor convém ao paciente, o que será abordado mais adiante.

Quais são os tipos de cicatrizes?

Os exemplos que existem são as cicatrizes normais (normotróficas), específicas de lesões pequenas, pois a pele mantém o mesmo aspecto após a lesão.

As atróficas são ocasionadas por acne, cirurgias ou acidentes, e as discrômicas estão ligadas à tonalidade da pele, já que elas podem ficar escuras (hipercrômicas) ou claras (hipocrômicas).

Há também as hipertróficas, que ocorrem quando o organismo produz uma quantidade anormal de colágeno que acarreta na elevação da cicatriz, sem tirar o formato anatômico da pele.

As cicatrizes queloides costumam gerar bastante preocupação, especialmente por conta de questões estéticas, pois são aquelas que não param de crescer e podem ficar muito além dos limites da região da qual ocorreu a lesão.

Já as contraturas são as mais preocupantes pelo fato de restringirem o movimento do corpo pelo fato afetarem o tecido subjacente durante o processo natural de cicatrização. Elas costumam acontecer quando ocorre uma perda considerável de tecido, como no caso de queimaduras.

O que é correção de cicatrizes e quais os tipos de procedimentos?

Correção cicatricial, como também é conhecido, é o procedimento cirúrgico para melhorar a aparência ou a condição de uma cicatriz, independentemente de qual seja a parte do corpo.

A correção de cicatrizes depende — e muito — do nível do qual se encontra, como vimos no tópico anterior. Depois de identificar o tipo de cicatriz, o paciente será direcionado ao método estético adequado.

O peeling químico é um procedimento cujo objetivo é corrigir as imperfeições na pele, inclusive as cicatrizes geradas pela acne. Ele estimula o processo de regeneração e as sessões profundas mostram resultados mais aparentes. Os peelings artificiais também podem ser uma boa pedida, pois as sessões são realizadas em pequenos intervalos.

O preenchimento de cicatrizes também é uma opção. Esse método é muito utilizado para quem tem cicatrizes atróficas por causa da perda de tecidos. O procedimento é temporário e, depois de algum tempo, precisa ser repetido.

Se o intuito é remover a cicatriz, o procedimento indicado é a microdermoabrasão e dermoabrasão, que corrige irregularidades na superfície da pele e remove as camadas da pele afetadas, até mesmo rugas.

Para quem é recomendada a correção de cicatrizes?

Muitas pessoas recorrem à cirurgia plástica de reparação para que as cicatrizes desapareçam de maneira mais rápida. Saiba que esse método é recomendado para marcas mais largas e profundas, mesmo se elas tiveram uma origem muito antiga. O procedimento pode fazer com que as cicatrizes fiquem bem menos evidentes, mais claras ou reduzidas.

Para concluirmos, vale a pena destacar que, antes de decidir por qual procedimento optar para a correção de cicatrizes, é importante conversar primeiro com o dermatologista, pois cada um deles varia de paciente para paciente e do tipo de marca existente na pele. Como todo procedimento envolve riscos, consulte sempre um médico.

Quer acompanhar mais conteúdos informativos e novidades sobre o glamouroso universo do mercado de beleza? Então siga a página da Dra. Luciana Pepino no Facebook para não perder mais nenhum post!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Karol disse:

    Olà , Tenho uma cicatriz no joelho , que adquiri quando criança , na faixa de uns 6 anos , eu tinha verrugas na região central do joelho , e minha tia aplicou de forma inadequada um àcido no joelho , e apòs um tempo as verrugas sumiram porém no lugar ficou uma cicatriz , e hoje com 18 anos ela continua do mesmo jeito e mesmo tamanho , Me incomoda bastante e gostaria de saber se é possivel removê-la através de uma cirurgia . Moro na BA. Desde jà Obrigado!

    • Luciana Pepino disse:

      Olá, Karol! Como vai?

      Para que eu possa indicar o procedimento mais adequado para o seu caso eu precisaria avaliá-la primeiro. Como sempre digo, a consulta presencial é muito importante, pois é nesse momento que o especialista fica sabendo de mais informações essenciais sobre o paciente – como o histórico médico.

      Caso desejar, agende uma consulta conosco – será um prazer recebê-la em nossa clínica. No link abaixo você encontra o nosso contato: http://goo.gl/eqc7rp

      Beijos

  2. Lídia disse:

    Olá

    Há alguns anos tive molusco contagioso, e um dermatologista resolveu eliminá-los com nitrogênio líquido, em algumas partes ficaram várias manchas brancas. Minha pergunta é: um peeling ajudaria na renovação celular? Como faço para a minha pele voltar ao tom normal nessas áreas, isso é possível?

    obrigada

    Lídia

    • Luciana Pepino disse:

      Bom dia, Lídia!
      Não temos como responder uma forma genérica. Em nossa clínica temos uma dermatologista responsável pelos tratamentos de pele. Caso opte por tratar com a gente passe por uma avaliação com ela, somente assim é possível indicar o mais adequado a você.

      Neste link você encontra nossos telefones e endereço: https://www.lucianapepino.com.br/contato

      Beijos

  3. lidiane disse:

    Ola! tenho cicatrizes no joelho sao recentes, tem dois messes ja e possivel fazer algum tratamento?

  4. Ola, eu fiz uma cirurgia de abdomeplastia ha 3 anos e ate hoje minha cicatriz e muito escura ja gastei muito com cremes mas de nada adiantou, o medico ja fez um reparo mas ela continua muito escura,o umbigo deu quelóide e fechou.Meu medico esta querendo mexer denovo e eu estou preocupada será que devo primeiro procurar um dermatolodista.Obrigado

  5. laise dos santos santana disse:

    olá!eu tenhos muitas estrias fis um tratamento mais n sairam todasa e com isso minha pele manchou,qria saber como faço pra sumir com as manchas e as cicratizes q ficaram q imcomoda muito…moro em búzios/rj.

    • Luciana Pepino disse:

      Oi, Laise!
      Não temos como te orientar sem que você tenha passado por uma avaliação pessoal. Essa avaliação é essencial para indicarmos qualquer tratamento ou procedimento, ok?

      Em nossa clínica temos uma dermatologista responsável pelos tratamentos de pele. Caso opte por tratar com a gente passe por uma avaliação com ela. 🙂 Será um prazer recebê-la aqui.
      Neste link estão nossos contatos: https://www.lucianapepino.com.br/contato

      Beijos

  6. heleonora disse:

    Quero fazer a dermoabrasão, como faço, moro no RJ.