11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Benefícios do procedimento para correção de cicatrizes

Veja quais são os benefícios do procedimento para correção de cicatrizes

Procedimentos para correção de cicatrizes inestéticas oferecem bons resultados e não interferem na rotina 

A correção de cicatrizes é uma opção que visa melhorar a aparência de uma cicatriz inestética, que pode ser decorrente de uma cicatrização ruim ou devido a problemas durante a recuperação da paciente.

A avaliação se o caso é cirúrgico ou qual procedimento tem potencial para amenizar a aparência da cicatriz deve ser realizada por um cirurgião plástico de confiança. Saiba mais a seguir!

Quando a correção de cicatrizes é indicada?

Em geral, o desejo pela correção de cicatrizes é estético, não ocasionando problemas de saúde à paciente, o que poderia acontecer em caso de inflamação ou infecção, por exemplo.

Existem diferentes tipos de cicatrizes inestéticas que podem justificar que a paciente busque auxílio de um cirurgião plástico para correção da cicatriz. Conheça os principais a seguir.

Queloides

As queloides consistem em cicatrizes que continuam crescendo devido à produção demasiada de colágeno. Elas podem ficar enrijecidas e avermelhadas com o passar do tempo, ficando maiores do que as margens iniciais da cicatriz. 

O surgimento da queloide depende de uma predisposição ao surgimento do problema, além de ocorrer mais frequentemente em locais do corpo com pele mais espessa.

Cicatriz hipertrófica

A cicatriz hipertrófica também apresenta uma estética indesejada devido à espessura, mas não ultrapassa as margens da cicatriz. Em geral, esse sinal torna-se mais ameno com o tempo, mas um tratamento especializado pode contribuir para melhores resultados mais rapidamente.

Cicatrizes alargadas

São cicatrizes que ficam com uma aparência final semelhante às estrias devido o afrouxamento dos tecidos logo abaixo da pele.

Cicatrizes discrômicas

Ocorre quando à cicatrização leva a um sinal de cor diferente do tom natural da pele, podendo ser mais escuro ou mais claro.

É possível corrigir cicatrizes?

Quais os benefícios desse procedimento?

A correção de cicatrizes pode ser cirúrgica, envolver um procedimento estético menos invasivo, como a radioterapia, ou mesmo incluir cuidados rotineiros, como massagens e uso de produtos tópicos.

Independentemente do tratamento para correção de cicatrizes indicado pelo cirurgião plástico a conduta apresenta uma série de vantagens à paciente, como:

  • amenização do desconforto estético com a cicatriz;
  • maior autoestima e satisfação pessoal;
  • tratamento que pode ser inserido na rotina, sem alterá-la;
  • rápida recuperação no caso da cicatriz para correção;
  • eficácia dos tratamentos disponíveis.

Portanto, entre os principais benefícios do procedimento para correção de cicatrizes destacam-se o fato dele ser rápido e atender às expectativas da paciente.

Como é realizada a correção de cicatrizes?

Existem diferentes condutas para corrigir uma cicatriz inestética, sendo que a conduta mais apropriada vai depender do tipo de cicatriz, tempo, extensão, local afetado e avaliação particular do cirurgião plástico.

Por exemplo, em um paciente com predisposição à queloide o especialista deverá avaliar a conduta que apresenta menores chances de recorrência do problema e fazer um acompanhamento para determinar a intervenção mais adequada.

Quando a opção é pela cirurgia, uma incisão cirúrgica é feita no entorno da cicatriz, sendo feita a remoção do tecido cicatricial por meio de bisturi. O fechamento da incisão é com pontos internos absorvíveis para garantir uma estética mais agradável após a cicatrização.

Portanto, se o objetivo é a correção de cicatrizes inestéticas é essencial uma consulta com um cirurgião plástico que vai avaliar a situação e indicar a conduta mais apropriada ao caso.

 

Faça parte do nosso grupo no Telegram e fique por dentro do dia a dia da clínica, além de informações exclusivas sobre beleza, bem-estar e eventos que só vão acontecer para este canal.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).