Prótese mamária e perda de sensibilidade

prótese mamária

Existe alguma relação entre a prótese mamária e a perda de sensibilidade?

As próteses mamárias nunca foram tão faladas entre as brasileiras. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a cirurgia de implante de silicone já está na frente da cirurgia, que, até então, estava no topo da lista: a lipoaspiração.

O número de mulheres insatisfeitas com o formato de seus seios é grande e o implante de prótese mamária é uma alternativa eficaz, segura e que vem ajudando muitas mulheres a recuperarem sua autoestima. O fato é que, apesar de a cirurgia ser confiável e ter passado por processos de sofisticação nos últimos anos. O procedimento tem riscos e efeitos colaterais.

E um dos efeitos colaterais mais temidos pelas mulheres é a perda da sensibilidade dos seios. Quem é mulher sabe que perder a sensibilidade dos mamilos pode ser desastroso. Uma vez que se trata de um local muito prazeroso para as mulheres, o que acaba gerando medo da cirurgia. Mas será que, de fato, a perda da sensibilidade nos seios está diretamente relacionada com a colocação de prótese mamária?

Isso é verdade ou mito?

 Prótese Mamária

Sim, é verdade. Isso, porém, vai depender da extensão do deslocamento, do tamanho das próteses e da própria anatomia do paciente. Pode existir, de fato, a perda de sensibilidade da aréola. Porém, essa perda na grande maioria dos casos é parcial e com o tempo tende a voltar progressivamente.

Em geral, o retorno da sensibilidade pode ocorrer entre 6 e 18 meses após a data da cirurgia, o que torna esse efeito colateral temporário, uma vez que os nervos da região sofrem algumas interferências durante a cirurgia. O indicado é sempre conversar com seu cirurgião para que ele tente prevenir esse mal.

Cuidado com o tamanho da prótese

prótese mamária

 

É muito comum as mulheres chegarem no consultório com expectativas exageradas. Na verdade, não é preciso colocar próteses tão grandes para ter seios firmes e elevados. Próteses muito grandes, ou seja, que sejam muito superiores ao tamanho natural de seus seios. Pode acabar prejudicando não só na sustentação dos seios, mas também comprometendo sua coluna por conta do peso excessivo.

É extremamente importante que a mulher esteja ciente de todo o processo. Optar por um implante de silicone exageradamente maior do que o tamanho normal de sua mama também pode alongar a pele de forma excessiva e causar uma perda na sensibilidade do mamilo. Outro fator que ajuda a causar essa perda de sensibilidade é o envelhecimento e seus efeitos (pele fina ou diminuição dos seios).

Hipersensibilidade nos seios ou mamilos

 Prótese Mamária

Um outro efeito colateral que não é incomum em quem tenha passado por um procedimento cirúrgico dessa espécie é a hipersensibilidade dos seios ou mamilos. Ou seja, ao invés de perder a sensibilidade, os seios ganham um aumento no grau de sensibilidade. O que também pode ser muito incômodo para a mulher. Uma vez que em casos mais graves de hipersensibilidade, os seios ficam até doloridos com muita facilidade.

Nos dois casos, o indicado é massagear suavemente o local. Tornando esse um hábito diário. Isso vai ajudar a normalizar as sensações e estímulos em seus seios e, pouco a pouco, auxiliar na recuperação da sensibilidade ou no regresso da hipersensibilidade.

Na dúvida, o recomendável é sempre consultar seu cirurgião para certificar-se de que se esses efeitos colaterais estão dentro da normalidade para seu caso ou se eles podem vir a trazer complicações mais graves para a sua saúde.

 Você pode gostar também de: Mitos e Verdades sobre próteses mamárias.

Saiba mais sobre o procedimento em: Prótese de Mama


CTA e-book Mitos e Verdades sobre Protese Mamaria baixe aqui

 

CTA Ainda tem duvidas