Menu

Tudo o que você precisa saber sobre a Lipoaspiração

A lipoaspiração, ao lado da implantação de próteses de silicone, é uma das cirurgias plásticas mais procuradas. A busca pela diminuição de medidas por meio de atividades físicas nem sempre é suficiente para derreter a gordura localizada. Sem pensar duas vezes, homens e mulheres recorrem ao procedimento estético para obter resultados imediatos por causa do desejo de ter as medidas em harmonia. Com sua popularização, as clínicas tornaram a lipoaspiração acessível para quem se interessa em reduzir a silhueta com certa rapidez.

A cirurgia de lipoaspiração, também conhecida como lipoplastia, é voltada para as pessoas que têm acúmulo de gordura localizada, que não é eliminada por meio de exercícios físicos e nem de dieta. O fator que precisa ser compreendido é que esse procedimento estético não é uma solução para o emagrecimento, para a obesidade ou para a diminuição da celulite. A função é ajustar o contorno corporal, de maneira que fique proporcional, por meio da remoção do excesso da camada de gordura que fará com que o paciente aparente que emagreceu.

Esse procedimento pode ser visto como uma opção tanto estética quanto para melhorar a qualidade de vida. Muitas pessoas recorrem a ela para voltarem a ficar de bem com o espelho. Uma gordurinha localizada faz com que uma blusinha ou um vestidinho não fique visualmente legal. Saiba que qualquer recurso que faça você se sentir bem é válido, mas é importante ficar de olho nos excessos. A cirurgia plástica não atua sozinha, pois precisa do comprometimento do paciente para que os resultados sejam mantidos.

Muito se pergunta se é possível engordar depois da lipoaspiração. A resposta é sim, isso pode acontecer. Então, é preciso pôr a mão na massa e manter os resultados por meio de uma boa alimentação e de atividades físicas. É fato que dá uma preguiça, afinal, você se submeteu a cirurgia, mas tenha em mente que nenhum método cirúrgico deve ser considerado como a resolução de todos os problemas. Ela ajuda a melhorar e corrigir pontos do corpo que, com uma rotina normal, não seria possível.

Tenha em mente que o cirurgião é o alicerce que você terá para tirar todas as suas dúvidas. Conhecê-lo bem e dialogar sobre a lipoaspiração lhe ajudará a se sentir mais confiante ao decidir pelo procedimento cirúrgico, e lhe deixará antenado sobre os riscos e os sintomas pós-operatórios. Como qualquer outra cirurgia, o segredo é não se descuidar.  

O paciente ainda pode fazer muito além que o simples check-up antes da lipoaspiração. Medidas como consultar a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e verificar o registro e a especialidade do médico responsável, é uma maneira de evitar dores de cabeça no futuro. Além disso, respeitar as indicações pós-operatórias como repousar após o método cirúrgico, beber muito líquido e fazer caminhadas, garantem a recuperação eficaz da cirúrgica.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Adriana disse:

    Eu fiz uma lipoescultura + o resultado ficou pessimo a minha barriga nao mudou quase nada e o meu gluteo ficou um maior q o outro e o medico me disse q nao se pode mexer muito no abdome e q um lado do corpo é diferente do outro queria muito poder resolver isso quero fazer uma cirurgia plastica no meu seios e estou c medo de não ficar bom espero por uma resposta obrigado

    • Luciana Pepino disse:

      Olá Adriana.

      Entendo o seu relato, porém eu não consigo te indicar qualquer tratamento sem antes avaliá-la pessoalmente. Como cada paciente tem um diagnóstico específico, é somente com essa avaliação que posso definir qual a melhor indicação para você – assim eu consigo garantir conforto e segurança aos meus pacientes.

      Agende uma consulta, se desejar. Neste link estão os nossos telefones: http://goo.gl/eqc7rp
      Beijos

  2. Izabel R.Oliveira disse:

    Olá
    Tenho celulite nas pernas e gostaria de saber se existe lipo para celulite. Ouvi dizer que existe e é feita com anestesia local.

    Obrigada

    • Luciana Pepino disse:

      Olá Izabel
      Existem sim técnicas de lipoaspiração feitas com anestesia local, porém nenhuma delas trata celulite.

      Beijos

  3. Eliana disse:

    olá,tenho uma dúvida é seguro uma adolescente de 17 anos fazer reduçao e lipo no mesmo dia?
    obrigado!!

    • Luciana Pepino disse:

      Oi, Eliana!

      É muito comum a realização de duas ou mais cirurgias no mesmo dia, mas para que eu possa afirmar sobre o seu caso precisamos avaliá-la pessoalmente. Precisamos não apenas vê-la, mas saber de informações essenciais para o seu diagnóstico, como o histórico médico, por exemplo. Caso deseje agendar uma consulta conosco, no link abaixo você encontra o nosso contato – será um prazer recebê-la em nossa clínica! https://www.lucianapepino.com.br/contato/

      Beijos!

  4. Carolina disse:

    Olá dr Luciana pelo que eu to vendo aqui no face,vc so atente em são Paulo ou tbn aqui no rio, pois eu to querendo fazer uma cirurgia, tive três filhos normal tenho uma barriga muito feia e nau gosto gostaria de marca uma avliaçao.fico muito grata bjos

    • Luciana Pepino disse:

      Oi, Carolina!
      Atendo apenas em São Paulo.
      Estamos à disposição caso queira se tratar conosco aqui em SP. 🙂
      Beijos!

  5. Carmem Silvia disse:

    Ola!
    tenho 38 anos, tive dois filhos de parto cesaria, meu corpo confessor perdeu a forma, antes de meus filhos pesava 68 Kg. hj estou com 79 tenho 1.69 m. Sem falar nos meus seios que aumentarem pois amamentei ambos ate 10 meses. O espelho tem me assustado, minhas formas sumiram, ja tentei dieta caminhada academia, mas n vejo resultados. Gostaria muito de fazer uma cirurgia que amenizasse minha situaçao. Lipospiraçao e redução de seios, acredito que ja iria me fazer mas feliz com meu corpo.Mas tem os valores que ate então n faço ideia de quanto vai custa . Me ajude! aguardo resposta!
    um grande abraço.

    • Luciana Pepino disse:

      Oi, Carmem
      É fundamental que você passe por uma avaliação presencial. É dessa forma que posso conversar com o paciente sobre suas necessidades, fazer a avaliação e que vou poder identificar o mais adequado ao caso.
      Nos ligue, se desejar, para agendar a avaliação: https://www.lucianapepino.com.br/contato

      Beijos!