Técnicas não-invasivas para rejuvenescimento facial

Técnicas de rejuvenescimento facial

Conheça diferentes tipos de tratamento para rejuvenescimento e qual o mais indicado para você!

Diferentemente do que muitas pessoas pensam o tratamento de rejuvenescimento não deve ser iniciado após a intensificação das marcas faciais, mas quanto mais cedo ele começar, melhores serão os resultados com o passar dos anos.

Apesar dessa recomendação, existem diversas técnicas não-invasivas que podem ser realizada com objetivo de ter uma face mais jovial e suavizar os sinais de envelhecimento.

Esses métodos têm como benefício serem mais acessíveis, realizados em consultório médico e não terem especificações pré e pós-operatórias.

7 técnicas de rejuvenescimento facial

Atualmente, os tratamentos de rejuvenescimento por meio de técnicas não-invasivas têm como vantagem um resultado natural e harmonioso e a segurança das substâncias usadas.

Destacamos 7 técnicas que podem ser realizadas diretamente no consultório do cirurgião plástico. Confira!

1. Botox

Talvez o tratamento de rejuvenescimento mais conhecido, o Botox consiste na aplicação de toxina botulínica.

Essa substância promove um bloqueio neuromuscular que inibe a contração do músculo facial, o que impede a formação das rugas dinâmicas e suaviza as linhas de expressão da face.

A aplicação deve ser minuciosamente estudada pelo cirurgião plástico para entender as insatisfações da paciente e realizar um tratamento com resultados mais naturais.

A técnica pode ser usada tanto no rejuvenescimento facial, amenizando sinais já presentes, como também prevenindo o surgimento de rugas. Dessa forma, o tratamento pode ser iniciado aos 30 anos, em média.

2. Preenchimento facial

Outra técnica não-invasiva muito utilizada e, por vezes, confundida com a aplicação de toxina botulínica é o preenchimento facial com ácido hialurônico.

A substância está presente no organismo e tem a produção reduzida após os 30 anos. Ela é responsável pela elasticidade, hidratação e volume da pele, pois atrai moléculas de água para o local no qual é aplicada.

O tratamento de rejuvenescimento com preenchimento é indicado para recuperação do volume facial, como quando ocorre a diminuição dos lábios ou perda do contorno facial.

A substância não tem efeito sobre as rugas, no entanto é usada para sulcos faciais, como o sulco nasogeniano, ou bigode chinês, como é popularmente conhecido.

3. MD Codes

Outro tratamento não-invasivo utilizando o ácido hialurônico é o MD Codes. Na técnica, o cirurgião plástico realiza um estudo personalizado da face da paciente para identificar os pontos de sustentação mais suscetíveis.

Posteriormente é feita a aplicação do ácido hialurônico nessas áreas para que elas melhorem em termos de volume, firmeza, elasticidade e hidratação.

4. Lifting com fios

O tratamento de lifting com fios é realizado na face e no pescoço e utiliza um fio de ácido polilático com cones que garantem a tração da pele e fixação no tecido subcutâneo.

O ácido polilático estimula a produção gradativa de colágeno, sendo que após a absorção dele pelo organismo, o que ocorre em cerca de 18 meses, a paciente ainda observa os resultados decorrentes do aumento da produção da substância.

O lifting com fios promove um levantamento dos tecidos em decorrência da tração provocada pelo fio e do estímulo à produção do colágeno. Devido essa ação ele promove o rejuvenescimento da face com resultados naturais.

Técnicas de rejuvenescimento facial

5. Peeling

O peeling é uma opção de tratamento facial que visa à renovação das células da face, o que resulta no rejuvenescimento. Ele pode ser realizado em diferentes camadas da pele de acordo com os incômodos relatados pela paciente.

  • superficialmente o peeling ajuda a tratar manchas;
  • na camada média da derme ele promove a regeneração de rugas e cicatrizes;
  • na camada mais profunda, o peeling contribui para amenizar rugas, manchas, cicatrizes de acne e flacidez.

A profundidade desse tratamento de rejuvenescimento depende do tipo de marcas de envelhecimento e também da avaliação do especialista.

6. Sculptra

O Sculptra® é uma opção de tratamento de rejuvenescimento mais recente. Ele consiste no uso de uma substância composta por ácido poli-L-láctico.

A substância estimula a presença de fibroblastos que melhoram a produção de colágeno. Assim como o lifting com fios, ocorre a reabsorção do ácido poli-L-láctico, mas os efeitos do colágeno permanecem por mais tempo,

O Sculptra® é recomendado para melhorar o contorno facial e amenizar rugas, sulcos e linhas de expressão.

Como fazer tratamento de rejuvenescimento em casa?

As técnicas não-invasivas realizadas em consultório têm o efeito prolongado e são beneficiadas quando a paciente também realiza tratamentos de rejuvenescimento em casa.

Na verdade, eles consistem em hábitos e cuidados diários que, quanto mais precocemente são iniciados, melhores resultados apresentam no longo prazo. Confira quais são eles:

  • use protetor solar: a radiação UV é uma das principais responsáveis pelo envelhecimento da pele de forma que o uso diário do protetor solar, inclusive em ambientes internos, garante a jovialidade da pele;
  • alimente-se corretamente: alimentos como açúcares, sal e gordura reduzem a produção de colágeno. Assim, a dieta deve ser baseada em opções naturais como legumes, verduras e frutas;
  • evite o tabaco: o tabaco também reduz a produção de colágeno e está relacionado com o surgimento precoce de marcas de envelhecimento, como rugas, manchas e cicatrizes de acne;
  • durma bem: dormir bem garante um sono reparador, o que é fundamental para a oxigenação das células, bom funcionamento do organismos e redução do estresse;
  • tenha uma rotina de cuidados: cuide-se todos os dias, principalmente antes de dormir com a limpeza, tonificação e hidratação da pele.

Portanto, o melhor tratamento de rejuvenescimento consiste na união de técnicas não-invasivas recomendadas pelo cirurgião plástico, mas também uma rotina de cuidados diários que previne o surgimento e intensificação das marcas da idade.

Para saber qual procedimento é mais indicado para o seu caso procure um cirurgião plástico de confiança.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp