11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

O que é a técnica de Recuperação 24h, Recuperação rápida, Fast Track Recovery ou R24R e como ela é segura?

Entenda a técnica R24R

Conheça a técnica de Recuperação 24h, Recuperação rápida, Fast Track Recovery ou R24R, seus níveis de segurança e como ela funciona na prática

A medicina vem avançando de forma rápida e consistente nos últimos anos. Isso faz com que as técnicas, os instrumentos e os processos utilizados avancem e inovem com a mesma velocidade, segurança e tecnologia. 

As técnicas de Recuperação 24h, Recuperação rápida, Fast Track Recovery ou R24R são exemplos da utilização da ciência, da pesquisa e da inteligência a favor da recuperação e segurança dos pacientes que recorrem ao silicone para o aumento da mama.

Apesar de parecer algo novo, esta técnica foi descrita em 2002 pelo cirurgião americano John Tebbetts, a técnica foi publicada na mais respeitada revista de cirurgia plástica do mundo, como o PRS (Plastic and Reconstructive Surgery Journal).

A grande novidade desta técnica é a possibilidade de a mulher retomar as suas atividades diárias comuns do dia a dia já no dia seguinte à colocação dos implantes de silicone

Normalmente, a recuperação comum das próteses de silicone costuma demorar, em média, 30 dias corridos após a cirurgia com a liberação de atividades específicas aos poucos durante este período. 

A técnica de Recuperação 24h, Recuperação rápida, Fast Track Recovery ou R24R acontece com uma série de detalhes pensados especificamente para a rápida recuperação. 

Desde o pré-operatório e os instrumentos utilizados no momento da cirurgia até os primeiros momentos posteriores o procedimento e a anestesia, que foi adaptada para possibilitar a liberação da paciente no mesmo dia da colocação da prótese de silicone

No dia seguinte, 24 horas após a intervenção cirúrgica, já é possível tomar banho, realizar movimentos leves elevando os braços e pentear os cabelos, por exemplo.

A técnica de Recuperação 24h, Recuperação rápida, Fast Track Recovery ou R24R é segura?

Além da rápida volta à normalidade da rotina diária, a técnica de Recuperação 24h, Recuperação rápida, Fast Track Recovery ou R24R baseia a sua segurança no entendimento de que uma das principais maneiras da paciente se contaminar com bactérias prejudiciais ao organismo, é no momento da colocação do implante. 

Levando estes dados em consideração, esta técnica foi desenvolvida com a criação de 14 pontos específicos que evitam a contaminação e promovem uma alta taxa de segurança durante os processos.

Por dentro dos direcionamentos da técnica

Como funciona a técnica R24R?

 

Pontos como a utilização de antibióticos intravenosos no início da anestesia, a procura por não realizar incisões na axila e ao redor do mamilo – assim como a sua proteção no momento da cirurgia para evitar que bactérias provenientes dos ductos mamários entrem na cirurgia -, e a interrupção de qualquer tipo de sangramento durante a cirurgia, são alguns dos detalhes a serem levados em consideração. 

Isso fará com que a possibilidade de contratura capsular, endurecimento do implante ou remoção das próteses diminua drasticamente. 

Procurar diminuir ao máximo o tempo entre a retirada do implante mamário de sua embalagem estéril e a utilização de funil na colocação da prótese na mama, realizar o fechamento da loja e da pele com fios específicos e em camadas e evitar – sempre que possível – o uso de drenos, também faz parte dos direcionamentos compartilhados pela técnica de Recuperação 24h, Recuperação rápida, Fast Track Recovery ou R24R

Aumentando profundamente o nível de segurança da cirurgia tanto no momento dos procedimentos, como no pós-operatório e na possibilidade de complicações posteriores.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).

Deixe aqui seu comentário

*