(11) 3285-6412Segunda a Sexta-Feira das 10h às 19h
Clínica Especializada em Cirurgias Plásticas
  • A Clínica
  • Cirurgias
  • Procedimentos
  • Informações
  • Dicas
  • Contato
  • Blog
Agendar Consulta
retornar
prótese de silicone

Como funciona a técnica da prótese de silicone com recuperação rápida ou recuperação 24 horas (R24R)?

Entenda como acontece a implementação da prótese de silicone com recuperação rápida e suas indicações.

A técnica do implante de prótese de silicone com recuperação rápida ou recuperação 24h (R24R) permite que a mulher retorne às atividades simples no dia seguinte à cirurgia. Contudo, para obter 100% de eficácia é fundamental que o profissional siga os protocolos necessários, definidos para esse tipo de cirurgia.

Da mesma forma, é de extrema importância que a paciente entenda que, além dos protocolos a serem observados pelos profissionais, as recomendações médicas quanto ao pós-operatório, precisam ser cumpridas à risca. Caso contrário, os resultados desejados poderão ficar comprometidos.

Neste artigo, vamos esclarecer algumas dúvidas comuns a respeito desse tipo de cirurgia, explicando sobre a técnica, protocolo recomendado, o papel do paciente, cuidados na recuperação e a influência da técnica na escolha do tamanho da prótese. Acompanhe para saber mais!

O que é a técnica de prótese de silicone com recuperação rápida ou recuperação 24h (R24R)?

Desenvolvida inicialmente em 2002 pelo cirurgião norte-americano John Tebbetts, essa cirurgia possibilita que a paciente esteja apta a dirigir, movimentar os braços, lavar os próprios cabelos e até mesmo segurar pesos de até 15 quilos, 24 horas após a cirurgia para a colocação da prótese de silicone.

Essa inovação foi publicada na principal e mais relevante pesquisa de cirurgia plástica do mundo, fazendo com que cirurgiões internacionalmente conhecidos buscassem entender e aplicar os protocolos de pré-operatório criados por John Tebbetts.

A base deste procedimento está relacionada à inclusão de implantes mamários em “dual plane”, que significa, abaixo do músculo existente na região. O desenvolvimento do “Plano de 14 pontos” descreve estratégias que devem ser rigorosamente seguidas desde a preparação do paciente até o pós-operatório.

Por que o protocolo é importante?

Há vários passos que devem ser seguidos durante e após a cirurgia e que fazem com que a paciente se recupere em 24 horas, sem dor e incômodos. Dentre eles, há o protocolo dos 14 pontos de segurança que foi estabelecido para evitar contaminações, reduzindo ao máximo a quantidade de bactérias que podem contaminar os implantes mamários no momento da cirurgia e causar uma grave infecção.

Por esse motivo, um dos questionamentos mais importantes que deve ser feito ao cirurgião plástico é se ele aplica o plano de 14 pontos. Quando o profissional respeita o protocolo, também minimiza as probabilidades de ocorrência de diversas complicações, como:

  • seroma (acúmulo de líquido abaixo da pele);
  • hematoma;
  • contratura capsular — que gera endurecimento, dor e deformidade após a cirurgia de implante, que é a principal causa de troca de prótese;
  • surgimento de linfoma associado à prótese.

Esse tipo de contaminação pode ocorrer na hora de colocar o implante, e após a sua aderência à prótese é praticamente impossível a sua remoção. Por isso é de extrema importância evitá-la durante o processo cirúrgico de implante.

É importante ressaltar que qualquer violação ou não cumprimento do que está descrito no plano cirúrgico da prótese de silicone com recuperação 24h (R24R), comprometerá todo o processo esperado. Pesquisas realizadas para o entendimento da técnica apontam que até 96% das pacientes que recorrem a ela conseguem retornar ao seu dia a dia após a cirurgia.

Quais são os 14 pontos da técnica?

Os 14 pontos incluem técnicas cientificamente comprovadas que o cirurgião deve aplicar durante a cirurgia, para reduzir a quantidade de bactérias que podem contaminar o implante mamário. Isso inclui:

  1. Utilizar antibióticos intravenosos no início da anestesia;
  2. Evitar incisões ao redor do mamilo ou via axila, já que essas são regiões responsáveis por maior ocorrência de contratura muscular, já que a incisão da bolsa é contaminada diretamente por bactérias;
  3. Utilizar protetores de mamilo para evitar o direcionamento das bactérias, dos ductos mamários para a bolsa da prótese;
  4. Realizar uma dissecção cuidadosa e sem traumas para reduzir os danos ao tecido mamário, pois as bactérias crescem de maneira mais rápida nos tecidos danificados;
  5. Estancar qualquer sangramento com muito cuidado durante a cirurgia, a fim de minimizar a quantidade de sangue ao redor dos implantes, já que o sangue serve de comida para as bactérias;
  6. Evitar o corte do tecido mamário, dando preferência ao uso de uma bolsa submuscular ou Dual Plane;
  7. Realizar a irrigação da bolsa com soluções adequadas, incluindo as compostas por betadina 50% ou antibióticos específicos;
  8. Utilizar um funil introdutor, a fim de evitar o contato direto do implante mamário com a pele e as suas bactérias;
  9. Usar novos afastadores e instrumentos, trocando as luvas cirúrgicas antes de qualquer manuseio do implante;
  10. Reduzir o tempo entre a retirada do implante mamário da embalagem estéril e a colocação na bolsa da mama;
  11. Evitar o uso de provadores e não ficar tirando e retornando o implante através da pele;
  12. Fazer o fechamento em camadas;
  13. Evitar o uso de drenos, por ser um potencial meio de entrada de bactérias;
  14. Prescrever uma profilaxia com antibióticos para cobrir procedimentos subsequentes que afetam a pele ou a mucosa.

Qual é o protocolo recomendado para que a técnica funcione?

Para que os resultados sejam atingidos de maneira segura, o protocolo cirúrgico a ser cumprido envolve:

  • cirurgia com menos sangue e traumas — os vasos sanguíneos são cauterizados antes de sangrar, evitando dor e inflamações;
  • prótese abaixo do músculo para impedir o seu deslocamento;
  • anestesia específica para a técnica — evita que a paciente demore para acordar e colabora para ter menos efeitos colaterais;
  • utilização de fios específicos e instrumentos cirúrgicos desenvolvidos especialmente para este tipo de técnica.

Por isso, é fundamental optar por um cirurgião que domine o plano cirúrgico e as estratégias descritas para a rápida recuperação 24 h (R24R).

Qual o papel do paciente no sucesso do implante?

A educação da paciente é essencial para o sucesso do implante nesse processo. Portanto, ela deve entender todos os passos que envolvem a recuperação, realizar os exercícios musculares receitados pelo cirurgião plástico e saber, de maneira consciente, qual é a sua responsabilidade para que não ocorram problemas.

A técnica pode influenciar na escolha do tamanho da prótese?

A escolha do tamanho dos implantes é parte integrante do protocolo da prótese de recuperação rápida (R24R). Ela é definida com base na análise objetiva das mamas da paciente, respeitando as limitações do seu biótipo.

É importante observar que a técnica limita o tamanho da prótese a ser implantada. Isso porque elas são acomodadas abaixo do músculo que, por ser delimitado, não consegue suportar próteses muito grandes.

Como é o pós-operatório da técnica da prótese de silicone com recuperação rápida

Uma das fases mais importantes para aplicação da técnica de recuperação rápida é do pós-operatório. Os cuidados relacionados à análise do tamanho ideal da prótese, assim como o entendimento dos limites do tecido das mamas e do biótipo da paciente, são essenciais.

O que não fazer durante a recuperação?

Durante o período de recuperação, para garantir bons resultados, é imprescindível que a paciente observe os seguintes cuidados:

  • não faça movimentos bruscos;
  • não carregue peso;
  • evite tomar sol.

Como vimos, a técnica do implante de prótese de silicone com recuperação rápida ou recuperação 24 h (R24R) funciona com base em um protocolo e cuidados essenciais na recuperação. Mas para garantir a eficácia do método é fundamental optar por um bom cirurgião plástico e seguir à risca todas as suas recomendações.

Gostou deste artigo? Para saber mais sobre próteses mamárias, conheça também os tipos de próteses de silicone!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.


Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Agende sua consulta

Deixe o seu comentário


    Leia Também

    Carregando...

    Campanha #ViralizeOBem

    Agora você tem em suas mãos a oportunidade de transformar vidas. 50 milhões. Não é prêmio acumulado da Mega-Sena. São 50 milhões de brasileiros passando fome. E você pode transformar essa triste realidade, participando da nossa missão!

    imagem de uma criança fantasiada de super-herói em meio a uma situação de miséria
    Quero ajudar!
    imagem de uma criança fantasiada de super-herói em meio a uma situação de miséria
    logo

    Campanha #ViralizeOBem

    Agora você tem em suas mãos a oportunidade de transformar vidas. 50 milhões. Não é prêmio acumulado da Mega-Sena. São 50 milhões de brasileiros passando fome. E você pode transformar essa triste realidade, participando da nossa missão!

    Quero ajudar!

    Assine nossa newsletter

    Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.

    whatsapp

    Cirurgias

    Procedimentos

    Links Úteis

    Telefones de Contato

    Políticas de Privacidade

    Dra. Luciana L. Pepino. Diretora Técnica Médica

    CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

    logo

    2022. Dra. Luciana Pepino

    Todos os direitos reservados.