Soro Fisiológico Para a Pele: Quais São os Benefícios

Soro Fisiológico para a pele

O soro fisiológico para a pele é um truque faz sucesso entre blogueiras e youtubers de beleza, mas será que ele dá resultado mesmo?

Você já ouviu falar no uso do soro fisiológico para a pele? Muita gente afirma que esse ingrediente ajuda a hidratar a pele, evitando e reduzindo as rugas e linhas de expressão. É só digitar no Google que você vai encontrar um monte de resultados.

Uma explicação para a fama do soro fisiológico é bem fácil de deduzir: trata-se de um ingrediente muito barato – e quem é que não gostaria de aproveitar os benefícios de um produto tão em conta, não é mesmo?

Mas será que o soro fisiológico realmente é capaz de deixar a pele mais bonita e saudável e evitar o surgimento dos sinais do envelhecimento? Vamos descobrir o que esse produto oferece para a nossa pele.

Soror fisiológico

O que é o soro fisiológico?

Como o próprio nome do produto indica, o soro fisiológico é um líquido idêntico ao que temos no nosso corpo e dá origem ao suor e às lágrimas. Ele é composto por uma solução de 0,9% cloreto de sódio (o famoso sal) dissolvido em água.

Dessa forma, quando aplicamos o soro fisiológico na pele, estamos utilizando um produto que não causa alergias ou irritações, pois nosso corpo já conhece muito bem essa fórmula.

Soro fisiológico para a pele funciona mesmo?

Muitas blogueiras e youtubers de beleza afirmam que o soro fisiológico para a pele deixa o rosto mais macio e hidratado, além de recomendarem seu uso para limpar a pele no final do dia. Elas inclusive defendem que esse produto ajuda a combater o envelhecimento. Aliás, saiba quais são os melhores tratamentos para a terceira idade e quais os procedimentos ideais.

Apesar desses relatos, os médicos especialistas em envelhecimento cutâneo não são assim tão entusiastas desse truque. Não que o soro fisiológico cause algum mal, mas sim porque esse produto não oferece assim tantos benefícios como muitas pessoas defendem.

Por ter uma composição muito parecida com a dos líquidos do nosso organismo, o soro fisiológico pode dar uma sensação temporária de maciez e pele renovada, mas ele sozinho não vai surtir muitos efeitos em uma pele ressecada, muito menos amenizar rugas.

Rugas e Expressão

Além disso, esse produto não consegue formar uma barreira de proteção em volta da pele, de forma a impedir a perda de água. Assim, seu poder de hidratação é muito baixo, pois a cútis vai continuar perdendo moléculas de água para o ambiente.

Ainda, ao ser utilizado como solução de limpeza facial, o soro fisiológico deixa muito a desejar. Embora ele possa promover uma limpeza superficial, ajudando a remover suor e partículas de poeira, ele não tem um grande poder de penetração.

Além disso, o soro fisiológico não oferece o poder detergente que os sabonetes possuem. Em consequência, ele não consegue remover o excesso de oleosidade, fazendo com que parte das sujidades da pele continuem se acumulando.

O soro fisiológico ajuda a combater rugas e linhas de expressão?

Apesar das recomendações que encontramos facilmente na internet, o soro fisiológico para a pele não oferece o poder de evitar nem de amenizar as rugas e linhas de expressão.

Infelizmente, esse produto não tem nenhum poder sobre a produção de colágeno, de forma que não haveria como combater o surgimento desses sinais. Ainda, por não ser capaz de paralisar o músculo que causa as rugas, ele também não ajuda a amenizar esse problema.

Além disso, o soro fisiológico também não consegue preencher sulcos mais profundos, como o bigode chinês, portanto esse produto não é uma boa indicação para conservar a juventude da pele como muitas pessoas alegam.

Benefícios para a pele

Benefícios verdadeiros do soro fisiológico

O uso do soro fisiológico na pele pode não ter muito efeito sobre o envelhecimento, mas ele oferece alguns benefícios para os cuidados diários de beleza. Inclusive, se você quer saber sobre cuidados diários, confira alguns tratamentos que toda mulher vaidosa precisa fazer!

Esse produto pode ser utilizado como etapa final da limpeza de pele: depois de aplicar um sabonete apropriado para o seu rosto, utilize o soro para remover o sabão e enxaguar bem a pele.

A vantagem desse truque é que o soro fisiológico ajuda a evitar irritações que poderiam ser causadas pela água da torneira, principalmente em locais em que ela apresenta uma alta concentração de cloro.

Além disso, o soro fisiológico pode ser utilizado gelado para fazer compressas sobre olheiras e áreas de vermelhidão. Em temperaturas baixas, ele causa uma constrição nos vasinhos, ajudando a disfarçar esses problemas.

O que realmente funciona para evitar as rugas

O soro fisiológico não tem grandes poderes no combate ao envelhecimento, mas existem algumas medidas que você pode seguir para ter uma pele jovem por mais tempo.

A primeira delas é utilizar um protetor solar de FPS no mínimo 30 todos os dias, mesmos os nublados, pois a radiação solar atravessa as nuvens e é um dos principais causadores das rugas.

Ficar longe do cigarro também é essencial, pois o tabagismo é um fator tão importante para o envelhecimento quanto a exposição desprotegida ao sol. Evitar o consumo de álcool e ter uma alimentação saudável também são cuidados indispensáveis.

A partir dos 30 anos, também é interessante fazer uma reposição de colágeno por meio do consumo de suplementos. Nosso corpo diminui a produção dessa proteína, por isso a reposição é importante para manter a firmeza da pele.

Agora você já sabe que o soro fisiológico para a pele não traz tantos benefícios quanto se diz. Para saber quais são os tratamentos antienvelhecimento mais adequados para você, é sempre importante consultar um médico dermatologista ou consulte uma Clínica de Cirurgia Plástica.

CTA Ainda tem duvidas
  1. MARGARETH ALVES MACEDO CARVALHO disse:

    Bom dia Dra.Luciana, gostaria de saber se essa clínica só tem em S. Paulo?