11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Skincare para homens: quais são os cuidados?

Cuidados do skincare para homens devem considerar características da pele e particularidades desse público

Felizmente, muitos preconceitos estéticos foram superados e o skincare para homens torna-se cada vez mais comum entre o público masculino que está valorizando mais o autocuidado.

De fato, uma rotina adequada de skincare influencia a estética facial, mas também a saúde, principalmente com o uso do protetor solar. Portanto, não se trata, de forma alguma, de uma prática exclusiva do universo feminino.

Para montar uma rotina de skincare para homens primeiro vamos entender melhor algumas particularidades da pele masculina.

Quais as particularidades da pele masculina?

O primeiro passo do skincare para homens é entender que a pele deles tem algumas particularidades que devem ser consideradas na escolha dos dermocosméticos e rotina de cuidados.

Normalmente, a pele masculina do rosto e do corpo é mais espessa, mais oleosa e envelhece de uma forma específica. Eles têm mais poros, que costumam ser dilatados, e glândulas sebáceas.

Com isso, há uma tendência maior à pele oleosa que pode causar problemas com acne, cravos brancos e pretos, além de dermatite seborreica e foliculite, o que tem relação com a maior tendência à transpiração da pele.

Portanto, entender esses aspectos da pele ajuda a definir uma rotina de skincare para homens que contribua para combater os principais problemas da pele masculina.

5 passos do skincare para homens

Apesar das diferenças significativas nas características da pele dos homens, muitas etapas da rotina de skincare são semelhantes, sendo uma diferença importante a escolha dos produtos adequados ao tipo de pele.

Veja algumas dicas de skincare para homens

1. Limpe a pele

O primeiro passo de qualquer rotina de skincare para homens é a limpeza. Ainda que a pele masculina tenha tendência à oleosidade é importante avaliar se esse é mesmo o seu tipo de pele.

Com isso, é preciso escolher um sabonete de limpeza ideal ao tipo de pele que pode ser oleosa, seca ou mista. A limpeza correta evita a oleosidade que poderia desencadear problemas comuns, como o excesso de cravos.

2. Apare a barba

Nem todos os homens fazem a barba e tudo bem. Caso opte por deixá-la crescer lembre-se de fazer a limpeza dos fios durante o banho, evitando acúmulo de resíduos ou fungos que poderiam causar problemas de pele e odor.

Aos homens que optam por fazer a barba é importante usar os produtos adequados, pois 40% deles têm problemas no rosto relacionados ao ato. Isso se deve, principalmente, à falta do uso de produtos específicos que tornam o barbear mais suave e evitam machucados e a agressão à pele.

Caso opte por fazer a barba é importante usar um calmante em seguida, preferencialmente com ativos prebióticos e com água termal, que ajudam a acalmar a pele e a cicatrização.

3. Passe o tônico

Para aqueles com a pele mais oleosa, uma opção após o uso do calmante pós-barba ou diretamente após a limpeza, caso prefira manter a barba, é o tônico.

Esse produto ajuda a controlar a oleosidade e amenizar a aparência dilatada dos poros. Para peles muito oleosas na zona T (testa e nariz) e queixo, pode ser usado um tônico adstringente.

4. Faça a hidratação

A etapa seguinte do skincare para homens é a hidratação, sendo importante escolher um produto compatível com o tipo de pele.

No caso de pele oleosa, os hidratantes costumam ter um efeito seco que ajudam no controle da oleosidade, deixando a pele mais seca por mais tempo.

5. Use protetor solar

A finalização de qualquer rotina de skincare durante o dia é o protetor solar. Nesse quesito opte por um produto facial e direcionado ao seu tipo de pele o que também vai ajudar a controlar os problemas recorrentes, seja da pele seca ou oleosa.

Os benefícios da proteção solar não são tão sentidos na rotina, mas fazem muita diferença no longo com amenização de manchas e sinais na pele e redução das chances de desenvolver câncer de pele.

Para organizar uma rotina de skincare para homens ideal é importante consultar um especialista para avaliar as características da pele e receber recomendações dos dermocosméticos mais apropriados.

 

Faça parte do nosso grupo no Telegram e fique por dentro do dia a dia da clínica, além de informações exclusivas sobre beleza, bem-estar e eventos que só vão acontecer para este canal.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).