Ruga no rosto. Veja o que fazer quando encontrar a primeira

Combater Rugas

O tempo passa e vai deixando sinais no nosso corpo. Saiba agora o que fazer ao notar a primeira ruga em seu rosto.

O despertador toca, você acorda, se olha no espelho e… Epa! Tem alguma coisa nova aí: você tem certeza absoluta de que essa ruga não estava no rosto até ontem. Você é jovem, cheia de vitalidade e não estava preparada para isso. Afinal, nunca houve ninguém que torcesse todos os dias para que as rugas aparecessem o mais rápido possível.

Mas calma: as rugas são um sinal de que o tempo passou, e se existe uma vantagem nisso é que você é uma pessoa mais madura e mais centrada do que antes, portanto nada de desespero. A dica é se informar o máximo possível para saber o que fazer quando você notar os primeiros sinais de envelhecimento cutâneo.

como prevenir rugas

Com que idade posso esperar minha primeira ruga? Onde ela vai aparecer?

O surgimento das rugas e marcas de expressão varia de pessoa para pessoa conforme a herança genética, os hábitos alimentares, os cuidados na exposição ao sol, o consumo de álcool e tabaco etc. Apesar disso, a tendência é de que esses sinais deem as caras pela primeira vez por volta dos 25 anos de idade.

Normalmente, as primeiras rugas aparecem no canto externo dos olhos (os famosos “pés de galinha”) e dos cantos do nariz em direção à boca.

Por que essa ruga apareceu aqui?

As rugas são originadas a partir das nossas expressões faciais. Quando sorrimos, falamos, choramos, fazemos cara de preocupação, gargalhamos, entre outras expressões, estamos movimentando um conjunto de músculos da nossa face. O que acontece é que, conforme o tempo passa, nossa pele vai perdendo a elasticidade e, quando o músculo relaxa depois de uma expressão. Ela não volta exatamente para o mesmo lugar.

Conforme envelhecemos, aumenta o tempo que nosso organismo leva para renovar a nossa epiderme (a camada mais superficial da pele). Ressaltando as marcas da passagem do tempo. Além disso, a quantidade de colágeno e fibras elásticas que temos na derme começa a diminuir. Assim como a gordura que fica abaixo da pele. Tudo isso faz com que a pele fique menos elástica, resultando no surgimento dos sinais.

Rugas tratamento

O que fazer agora que a primeira ruga no rosto apareceu?

Se essa é a primeira ruga, a primeira coisa a fazer é comemorar, pois você ainda tem muitas possibilidades para cuidar da sua pele, tratar os sinais e prevenir o envelhecimento precoce. Este é o momento de rever seus hábitos em relação à pele e à saúde como um todo, descartando as práticas que fazem mal e adotando novas medidas que favoreçam a sua juventude. Anote as dicas:

Proteja-se dos efeitos nocivos do sol

A luz do sol é necessária para que possamos produzir vitamina D, mas isso não serve de desculpa para que você se exponha à radiação sem a proteção adequada. Agora, além de correr o risco de se queimar, o excesso de sol vai contribuir para o envelhecimento da sua pele.

A radiação ultravioleta está diretamente relacionada ao câncer de pele e ao envelhecimento cutâneo, dividindo-se em dois tipos principais: o UVA, que penetra mais fundo na pele, danifica o colágeno e é responsável pelo envelhecimento e pelo câncer de pele; e o UVB, que tem menor poder de penetração, deixa a pele vermelha e causa as queimaduras solares.

Embora o UVB seja mais intenso no verão e entre as 10h e às 16h, a intensidade do UVA não muda muito durante os dias e as estações. Além disso, eles conseguem atravessar as nuvens e os vidros, portanto, é fundamental proteger sua pele do sol, mesmo quando você não estiver na praia ou na piscina.

Você já conhece as dicas: aplique filtro solar com no mínimo FPS 30 para o rosto mesmo se for ficar em casa, evite se expor em os horários de sol mais forte e faça uso de óculos de sol, chapéu ou bonés para se proteger.

rugas no rosto são acontecimentos normais. Manter a calma é essencial.

Quando você encontrar a primeira ruga no rosto, manter a calma é essencial.

Escolha alimentos que façam bem para a sua pele

Infelizmente, uma pequeníssima parte do oxigênio que respiramos se transforma em radicais e danifica células sadias do nosso corpo. Em geral, nosso organismo possui enzinas que dão conta de proteger as células dos radicais da respiração. Mas eles também se originam a partir da poluição, cigarro, álcool, estresse, consumo de frituras e de gordura animal, entre outros fatores.

Uma das células prejudicadas pela oxidação é o fibroblasto. Responsável pela produção de colágeno. Com a diminuição dessa substância, aparecem as rugas. Para combater esse processo, você deve investir em alimentos capazes de reduzir o prejuízo causado pelos radicais.

Encontrado principalmente no tomate. O licopeno é um dos antioxidantes mais poderosos que existem. Ele também está presente no pimentão-vermelho, melancia, goiaba e cenoura. Além disso, espécies de peixes como salmão, atum e sardinha são ricas em ômega 3. Um ácido graxo que diminui a inflamação nas células. Diminuindo o estresse causado pela oxidação.

Ainda, é necessário evitar alimentos ricos em açúcar. Pois essa substância torna o colágeno da pele mais quebradiço, resultando em mais rugas. E, claro, por serem fatores geradores de radicais, evite consumir frituras e alimentos ricos em gordura animal. Como carne vermelha e queijos amarelos. Não custa lembrar: fumo e cigarro têm efeito devastador sobre a pele.

Invista nos cremes certos

Cremes com substâncias rejuvenescedoras, como ácido retinoico, ácido glicólico e vitamina C, são bons aliados no combate ao envelhecimento. Os cremes com hormônios. Porém não são indicados antes dos 40 anos ou para mulheres que tomam pílula anticoncepcional. O ideal é sempre consultar um médico especialista em cirurgia plástica  para saber qual creme é o mais adequado para você.

Os procedimentos estéticos estão aí para isso

Se esta é a sua primeira ruga no rosto, você provavelmente ainda não precisa aplicar Botox®. Porém, caso esse seja um fator de muita insegurança. Você pode consultar um médico devidamente habilitado. Para que ele avalie a necessidade de realizar algum procedimento. Como aplicação de toxina botulínica ou preenchimento para disfarçar as marcas do tempo.

Você também pode gostar de: Botox x Preenchimento Facial: entenda tudo sobre estes procedimentos

e também de: Passo a passo: saiba como ter a sobrancelha perfeita

Conheça: Lifting Facial

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).