11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Roteiro de investimentos para mulheres — confira nossas dicas!

roteiro-investimentos-mulheres

Quer conhecer um roteiro de investimentos para mulheres que vai facilitar a gestão de suas finanças? Então este post foi feito para você.

Recentemente, falamos por aqui a respeito da situação do crescimento das mulheres no mercado financeiro  que, apesar de ainda serem minoria, estão cada vez mais ocupando esse espaço.

Uma coisa, no entanto, é certa: o campo do investimento é, sim, para as mulheres. Mulher sabe investir!

Se as pesquisas apontam para uma parcela menor no que se refere a quantidade de investimentos feitos pela ala feminina na comparação com os homens, também ressaltam a qualidade desses investimentos. Ano passado, o economista e colunista da The Capital Advisor, Fernando Pisa, escreveu sobre isso.

“Por muito tempo, as mulheres foram negligenciadas em relação às finanças e posição de poder, mas isso parece estar mudando. Estudo sugere que as mulheres investidoras superam os homens em investimentos em 1,8%. Ou seja, ganham mais dinheiro do que os homens no mercado financeiro”, acentuou Pisa.

De acordo com o que pontuou ele, enquanto a ala masculina é mais propensa a especular, as mulheres correm menos risco e têm uma perspectiva a longo prazo.

Segundo o especialista, enquanto os homens perdem dinheiro na bolsa de valores por excesso de confiança, as mulheres reconhecem quando precisam de maior conhecimento. Assim, tomam decisões acertadas em suas aplicações.

O fato de você, mulher, estar lendo esse conteúdo hoje só ratifica essa última afirmativa. Mas isso não se trata de uma competição – é apenas para mostrar a você que sim, você pode, você é capaz!

Vamos lá? Confira a seguir:

Investimentos para mulheres — cinco passos para começar a investir

Antes de se jogar no mundo financeiro, você precisa levar em conta cinco aspectos fundamentais dentro do roteiro de investimentos para mulheres:

1) Conheça o seu perfil de investidora

Isso é essencial para definir o que é mais apropriado para você nesse mercado. Basicamente, existem três principais perfis de investidor. Eles são definidos, de forma geral, mediante o quanto você está disposta a correr riscos. São eles:

  • O perfil conservador: que prima pela segurança e estabilidade nas aplicações, ou seja, não gosta de correr riscos de perder dinheiro — ainda que isso leve a uma rentabilidade financeira menor do investimento;
  • O perfil moderado: que gosta da segurança, mas, ao mesmo tempo, é mais tolerante a assumir riscos nas aplicações, dependendo do caso. Esse, entretanto, é um investidor que costuma já ter algum conhecimento na área de investimentos, desta forma, arrisca-se um pouco mais nas suas aplicações;
  • O perfil agressivo ou arrojado: que prioriza a rentabilidade, ou seja, não tem medo de se expor ao alto risco, se isso, claro, puder render bons frutos financeiros. Esse perfil também já costuma ter experiência nessa área e, além disso, uma reserva financeira para emergências.

2) Um roteiro de investimentos para mulheres precisa ter metas e objetivos claros

Tanto investimentos para mulheres quanto para homens precisam de objetivos bem definidos. Por que ou para que você está aplicando o seu dinheiro? Para viajar, comprar um carro, uma casa, construir uma reserva para o futuro?

Com isso bem estabelecido, será possível definir se você deve fazer investimentos de curto, médio ou longo prazo.

3) Faça um planejamento financeiro

Independentemente do seu perfil investidor, planejar-se financeiramente – de acordo com os prazos, a rentabilidade e os riscos do seu investimento – é fundamental.

É importante ter em mente que, dependendo das suas escolhas, da sua eficácia em termos de gerenciamento de riscos, e do andamento do mercado, os retornos financeiros das suas aplicações podem demorar ou, mesmo, no pior dos cenários (de alto risco) não acontecerem.

O ideal, portanto, é que suas receitas mensais deem conta de suprir suas despesas sem contar, inicialmente, com esse valor extra dos investimentos. Organize-se para isso.

4) Conheça bem as opções de investimentos

Busque a ajuda de especialistas para orientá-la – as corretoras de investimentos são a melhor opção nesse sentido. Elas vão ajudá-la a simular situações e chegar à melhor escolha para o seu caso, em termos de investimentos para mulheres.

5) Mantenha-se sempre alerta

Por fim, claro, fique sempre de olho na evolução das suas aplicações e na movimentação do mercado. Mantenha-se sempre atualizada quanto às alternativas que estão à sua disposição e bem informada sobre o mundo financeiro de forma geral. Você pode até delegar funções nesse campo, mas não abra mão do comando!

Então, gostou de conhecer alguns dos aspectos fundamentais dentro do roteiro de investimentos para mulheres? Para conferir mais assuntos do universo feminino — como saúde, beleza, bem-estar, luxo e sofisticação — não deixe de acompanhar o blog da Clínica Luciana Pepino!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).