Menu

Rinomodelação: Conheça a Cirurgia Perfeita Para o Nariz dos Sonhos!

Pensando em fazer uma cirurgia plástica de nariz? A rinomodelação pode ser uma solução mais simples e menos drástica do que a rinoplastia

Quem se incomoda com algum defeitinho no nariz logo pensa que precisa fazer uma rinoplastia. Porém, a cirurgia plástica de nariz nem sempre é a melhor solução para todos os casos. Dependendo da sua queixa, o melhor procedimento pode ser a rinomodelação.

Com uma técnica bem mais simples do que a rinoplastia clássica, a rinomodelação oferece resultados mais rápidos, mais baratos e bem menos doloridos do que a cirurgia tradicional. Justamente por isso, sua procura tem aumentado bastante nos consultórios.

O que é a rinomodelação

A rinomodelação é um procedimento não cirúrgico que utiliza o preenchimento com ácido hialurônico para corrigir alguns defeitos no nariz. Ela também pode ser chamada de bioplastia de nariz ou rinoplastia não cirúrgica.

Esta é uma técnica indicada para pacientes homens e mulheres que desejam fazer pequenas modificações no nariz, como corrigir a giba nasal (ossinho proeminente), a queda da ponta, desníveis, perfil sinuoso e assimetria entre os lados.

Já aqueles pacientes que apresentam uma queixa relacionada ao formato global do nariz ou que sofram com algum problema respiratório devido à estrutura desse órgão ainda precisam recorrer à cirurgia plástica de nariz tradicional (rinoplastia).

A rinomodelação pode ser feita nos últimos anos da adolescência, quando o jovem já está com a face completamente desenvolvida. Antes disso, esse procedimento não é indicado.

O preenchimento com ácido hialurônico no nariz

O ácido hialurônico é uma substância que ocorre naturalmente no nosso corpo. Sua versão sintética é bastante conhecida na estética nos preenchimentos labiais e faciais, sendo utilizada para amenizar rugar profundas e olheiras e repor o volume facial perdido com a idade.

No caso da rinomodelação, é utilizada uma versão mais elástica e viscosa do ácido hialurônico, de forma a obter resultados mais interessantes e duradouros.

Como o ácido hialurônico existe naturalmente em nosso organismo, principalmente na pele, ele acaba sendo reabsorvido com o passar do tempo. Dessa forma, todos os procedimentos feitos com essa substância têm um efeito temporário, inclusive a rinomodelação.

Entenda melhor sobre como é o procedimento da rinomodelação!

Como é o procedimento de rinomodelação

Diferente de uma cirurgia plástica de nariz tradicional, a rinomodelação não envolve cortes e fratura de ossos do nariz. Assim, esse procedimento utiliza a anestesia local e pode ser feita no próprio consultório do cirurgião plástico.

Logo após a anestesia fazer efeito, o médico vai utilizar uma seringa com uma agulha bem fina para injetar o ácido hialurônico no nariz do paciente no intuito de modelá-lo para corrigir as imperfeições que causam incômodos.

Em seguida, serão aplicados curativos de micropore que precisam ser utilizados por 48 horas. A região pode ficar vermelha, sensível e um pouco inchada por alguns dias, mas não há impedimentos para voltar ao trabalho e às atividades físicas no dia seguinte.

Para aliviar esses efeitos, recomenda-se fazer a aplicação de compressas geladas na região. Além disso, o paciente deverá utilizar rigorosamente o protetor solar para evitar manchas permanentes.

Todo o procedimento da rinomodelação leva em torno de 20 a 30 minutos e ele não exige nenhum tipo de cuidado pré-operatório como o jejum.

O que esperar dos resultados da rinomodelação

Como não existem cortes, a rinomodelação não deixa cicatrizes – apenas a marquinha da inserção da agulha nos primeiros dias, mas ela logo vai desaparecer.

Os efeitos do procedimento já podem ser observados logo que o paciente sai do consultório, mas os resultados vão aparecer em sua totalidade em cerca de quatro semanas, depois que o inchaço da região desaparece completamente.

Algo que deve ficar claro é que a rinomodelação não é uma cirurgia plástica de nariz com o objetivo de fazer uma transformação total, mas sim fazer pequenas correções. Portanto, os resultados serão discretos.

Caso o paciente deseje fazer grandes modificações, é necessário recorrer à rinoplastia, pois a rinomodelação não oferece essa possibilidade.

Saiba quanto tempo dura o resultado da rinomodelação!

Quanto tempo dura o resultado da rinomodelação

Como já explicamos acima, o ácido hialurônico é uma substância natural do nosso corpo. Por isso, ele tem a grande vantagem de praticamente não causar alergias ou outras reações desagradáveis, sendo extremamente seguro para o paciente.

Por outro lado, ele também acaba sendo reabsorvido pelo organismo com o passar do tempo. A consequência disso é que todos os procedimentos feitos com ácido hialurônico tem um caráter temporário.

No caso específico da rinomodelação, os resultados costumam durar cerca de 12 meses em média, embora alguns pacientes apresentem uma duração de resultado de até dois anos – tudo depende do organismo de cada pessoa.

Passado esse tempo, será necessário fazer uma nova aplicação do ácido hialurônico para manter os resultados obtidos com a primeira rinomodelação.

Mesmo que essa característica possa parecer uma desvantagem, é possível também vê-la pelo lado positivo: pacientes que não têm tanta certeza sobre os resultados de uma rinoplastia, que é permanente, podem se beneficiar do caráter temporário da rinomodelação.

Qual é o melhor profissional para fazer a rinomodelação?

A simplicidade, a dispensa do uso da anestesia geral e o fato de não envolver cortes ou fraturas de ossos realmente fazem da rinomodelação um procedimento menos complexos do que uma rinoplastia.

Contudo, isso não significa que essa técnica possa ser realizada por qualquer profissional e em qualquer ambiente! O nariz é um órgão com uma anatomia bastante complexa e cheia de detalhes, além de estar bem no meio do rosto do paciente.

Por isso, a rinomodelação deve ser feita apenas por cirurgiões plásticos membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e em um consultório ou clínica que atenda a todos os requisitos de higiene e segurança.

Ou seja, agende sua consulta em uma clínica especializada, e não deixe de conferir os depoimentos para ter um melhor entendimento sobre o local e profissional escolhido.

Antes de pensar nas possibilidades estéticas da rinomodelação, sempre devemos colocar nossa saúde e segurança em primeiro lugar para que os resultados sejam plenamente satisfatórios e de acordo com o que esperávamos.

Está na hora de mudar a sua vida, não acha? Comente sua opinião sobre a rinomodelação!

  • 16
    Shares
  1. Luiza Santos disse:

    Olá Doutora. Meu nome é Luiza, gostaria de saber o custo de uma labioplastia e perineoplastia.

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Oi, Luiza! Tudo bem?

      Para definir os valores é necessário que você passe por uma avaliação pessoalmente, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você. Após a primeira avaliação é possível definirmos valores e formas de pagamento.

      Entre em contato conosco, se quiser, para agendar sua primeira consulta. No link estão nossos telefones: https://goo.gl/nvCFzz

      Beijos!

  2. Juliana Ricciardelli disse:

    Dra.
    Li a matéria e fiquei interessada no procedimento, pois ainda nao fiz rinoplastia por medo de não gostar do resultado ja que entendo que meu nariz precisa de pequenos reparos. Aquela frase “a emenda foi pior que o soneto”. Enfim gostaria de saber mais informacoes sobre o procedimento, custos e procedimentos para marcar uma avaliação. Obrigada