Menu

Confira o Especial de Rinoplastia e Entenda Melhor Sobre o Procedimento!

Especial de Rinoplastia

Está pensando em fazer uma cirurgia plástica de nariz? Então confira todas as informações que você precisa saber antes de uma rinoplastia

Quinta cirurgia plástica mais realizada no mundo, sendo que o Brasil é o vice-campeão no número dessas operações: estamos falando da rinoplastia, a cirurgia capaz de corrigir defeitos estéticos e também funcionais do nariz.

E isso não é à toa: por estar localizado bem no centro da face, um nariz desproporcional ou com traços desarmônicos pode causar grandes problemas de autoestima, prejudicando o bem-estar emocional do paciente.

Embora as mulheres ainda sejam a grande maioria nas clínicas, a rinoplastia é um dos procedimentos que mais atraem os pacientes do sexo masculino. Pensando em todo esse interesse, preparamos este especial para você ficar por dentro do assunto:

As indicações da rinoplastia

O objetivo de uma rinoplastia é promover uma melhora estética no nariz e um ganho de autoestima. Isso é feito por meio da harmonização do formato dessa parte do corpo com os demais traços do rosto do paciente.

Em alguns casos, problemas respiratórios decorrentes de defeitos estruturais do nariz também podem ser corrigidos.

O cirurgião plástico vai buscar uma harmonização de tamanho e formato para corrigir defeitos que podem ser oriundos da herança genética, de uma lesão (acidentes) ou até mesmo de uma cirurgia anterior malsucedida.

Considerando tudo isso, a rinoplastia é indicada para pacientes que se sentem insatisfeitos com características como o tamanho do nariz como um todo, o perfil, a largura do osso dorsal, a ponta (caída ou arrebitada), assimetrias e abertura excessiva das narinas, entre outros.

Anestesia mais indicada para a rinoplastia

A anestesia pode ser local com sedação intravenosa ou geral. Em ambos os casos, a cirurgia deverá ser feita em ambiente hospitalar. É importante ressaltar que as duas formas de anestesia são procedimentos muito seguros.

Siferença e transformação da Rinoplastia

Técnicas mais comuns de uma rinoplastia

As técnicas utilizadas em uma rinoplastia dependem das queixas do paciente e de suas características faciais. Somente uma avaliação presencial poderá determinar qual é o procedimento mais indicado para cada caso.

Existem dois tipos mais comuns de procedimento: o aberto e o fechado. No aberto, a incisão é feita na columela (aquela cartilagem que separa as narinas), e a cicatriz também ficará ali. Essa incisão permite que o cirurgião levante os tecidos e tenha mais acesso para trabalhar.

No caso do procedimento fechado, as incisões são feitas dentro do nariz. Embora suas cicatrizes sejam mais discretas, essa técnica pode ser mais trabalhosa porque o cirurgião não terá a mesma visão do procedimento aberto. Confira qual é a hora certa para fazer a cirurgia no nariz.

Como é feita a remodelação do nariz

O cirurgião pode usar um enxerto de cartilagem da orelha ou do próprio septo (divisão do nariz) para modificar o nariz do paciente. Caso haja um desvio de septo, que causa problemas para respirar, o médico poderá corrigi-lo.

Dependendo das queixas do paciente, pode ser necessária fazer uma fratura no osso do nariz. Esse procedimento é usado principalmente para corrigir o “ossinho” proeminente, a base muito larga ou narizes que sofreram fraturas acidentais.

Como o paciente sai da sala de cirurgia

Depois da remodelação, o médico vai reacomodar a pele e fazer as suturas da forma mais discreta possível. Para apoiar o novo nariz, geralmente se utilizam um molde de gesso e um tampão interno, que ajudam a melhorar a cicatrização. Inclusive, veja como fica o nariz depois da rinoplastia.

Uma rinoplastia costuma demorar cerca de duas horas e, se estiver tudo bem, o paciente recebe alta no mesmo dia. Quando se faz também a correção de função, a alta pode ficar para o dia seguinte.

Todo paciente fica inchado e com o olho roxo?

Nem todos, mas é muito frequente que os pacientes apresentem inchaço nas primeiras semanas, assim como os famosos hematomas embaixo dos olhos. Por isso, é preciso se preparar para passar alguns dias se recuperando em casa.

Para ajudar a regressão desses sinais, podem ser feitas compressas geladas na face nos primeiros três dias, desde que autorizado pelo médico.

Procedimento e recuperação da Rinoplastia

Como é a recuperação da rinoplastia

O tampão interno costuma ser usado por 24 horas, enquanto o molde de gesso é indicado por uma semana. O micropore é utilizado por 15 dias depois da cirurgia.

Além do inchaço e dos hematomas, o paciente poderá apresentar algum nível de dor e desconforto, além de dificuldades para dormir devido a coágulos de sangue nas narinas. Recomenda-se elevar a cabeça com travesseiros extras para ajudar.

É indicado ter uma alimentação pastosa para não forçar a mandíbula, evitando movimentar demais a região. O paciente deve fazer repouso por 15 dias, e os exercícios físicos devem ser interrompidos por 2 a 3 meses.

É possível escolher o formato do meu novo nariz?

Infelizmente não é possível, pois o novo formato depende da estrutura facial de cada paciente. De qualquer forma, a rinoplastia não tem como objetivo “copiar” o nariz de outra pessoa, mas sim harmonizar os traços individuais de cada um.

A rinoplastia é um procedimento seguro

Não existe cirurgia sem riscos, e a rinoplastia não é diferente. Essa cirurgia pode oferecer riscos relacionados à má cicatrização e complicações locais, cardíacas e pulmonares, além dos riscos inerentes à anestesia.

Porém, a rinoplastia continua sendo um procedimento muito seguro, desde que seja realizada por um cirurgião habilitado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e que sejam tomados todos os cuidados antes, durante e depois.

Vale a pena fazer uma rinoplastia?

Essa é uma pergunta que depende de cada paciente. Existem pessoas que sofrem durante anos por não se sentirem confortáveis com sua aparência, e uma cirurgia poderia devolver sua autoestima.

Em relação aos valores, saiba que existem diferentes faixas praticadas nas clínicas. Porém, você não deve buscar o mais caro ou o mais barato, mas sim aquele que oferecer a maior segurança para a sua saúde.

A rinoplastia é segura e oferece resultados duradouros. Tenha uma conversa franca com seu cirurgião plástico para saber o que você pode esperar, esclarecer todas as suas dúvidas e fazer esse procedimento se sentindo muito mais segura e bem informada.

  • 12
    Shares

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).