Com medo da cirurgia e vivendo infeliz? Saiba qual é a hora certa de fazer a cirurgia no nariz!

Cirurgia no nariz para transformar sua vida e sua autoestima

Deseja resolver o tamanho, formato ou curvatura do seu nariz? Veja quando você deve recorrer ao procedimento mais eficiente: cirurgia no nariz

Quando existem pequenos defeitos

Muitas pessoas acreditam que qualquer modificação no nariz requer uma rinoplastia completa e passam anos adiando o procedimento por medo da recuperação. Porém, existem alguns casos que não requerem uma intervenção desse porte.

Se você se sente desconfortável com pequenas imperfeições como giba nasal (ossinho) proeminente, formato sinuoso, ponta caída, desníveis e assimetria entre os dois lados do nariz, este pode ser o momento de considerar uma rinomodelação.

Esse recurso não se trata de uma cirurgia no nariz exatamente, mas sim de um procedimento menos invasivo que utiliza a técnica do preenchimento com ácido hialurônico. Por ser pouco dolorida e usar apenas anestesia local, a rinomodelação é feita no consultório.

O procedimento dura de 20 a 30 minutos e exige o uso de um curativo de micropore por 48 horas. Pode haver certo inchaço e sensibilidade, mas o paciente pode retomar suas atividades físicas e laborais no dia seguinte.

Como o ácido hialurônico é uma substância que existe em nosso organismo, ele acaba sendo absorvido. Por isso, os efeitos da rinomodelação duram de 12 a 24 meses, sendo preciso repeti-lo depois desse período.

Quando as narinas são muito abertas

Um dos principais motivos para uma pessoa desejar fazer uma cirurgia no nariz é quando ela se sente desconfortável por suas narinas serem muito abertas. Ou seja, a pessoa se incomoda por ter um nariz mais alargado nas laterais, que também são chamadas de asas.

Essa é uma característica natural e muito presente em pessoas de origem africana ou oriental. Porém, mesmo sendo algo normal, alguns pacientes não gostam dessa abertura das narinas, pois elas podem ficar desproporcionais ao restante do rosto.

Além disso, pessoas com essas origens tendem a ter o nariz mais achatado, conhecido popularmente como “nariz de batata”. Principalmente no caso do nariz do tipo negroide, a pele tende a ser mais grossa, acentuando possíveis desarmonias entre os traços do rosto.

Felizmente, queixas como uma abertura exagerada das narinas não querem uma rinoplastia tradicional, mas sim uma cirurgia apenas para promover o fechamento das asas. Saiba como realizar o fechamento das narinas. Esse é um procedimento mais simples, permitindo uma recuperação mais rápida.

Cirurgia para reduzir a abertura das narinas

Veja como reduzir a abertura das narinas com a cirurgia no nariz

A cirurgia que promove o fechamento das narinas tem como objetivo suavizar traços desproporcionais ao restante do rosto, mas sem modificar a identidade étnica do paciente, o que poderia descaracterizá-lo.

Esse tipo de cirurgia no nariz dura de 30 a 45 minutos e costuma ser feita com anestesia local e sedação venosa, para que o paciente adormeça e não sinta nenhum desconforto. Na maioria das vezes, o paciente é liberado pouco tempo depois da cirurgia.

É recomendável suspender os exercícios físicos por alguns dias, mas o paciente não vai apresentar muito inchado nem os hematomas típicos da rinoplastia tradicional.

Quando você quer mudar seu nariz inteiro

Talvez, apenas reduzir a abertura das narinas ou fazer um preenchimento com ácido hialurônico não seja suficiente para resolver a queixa que você tem com seu nariz. Pode ser que ele seja muito grande, muito largo ou que o perfil não seja harmônico com o seu rosto.

Ainda, talvez você se sinta insatisfeita com o formato do seu nariz por ter sofrido uma lesão (acidentes, por exemplo) ou mesmo porque você não se adaptou ao resultado de uma cirurgia anterior. Descubra também qual o formato ideal para o seu rosto.

Além disso, talvez você tenha problemas respiratórios causados por defeitos estruturais em seu nariz. Nesses casos, se houver um descontentamento em relação à própria aparência, este pode ser o momento de recorrer à cirurgia de nariz tradicional, ou seja, uma rinoplastia.

Essa cirurgia tem como objetivo promover uma melhora na aparência e na proporção do nariz em relação aos demais traços do paciente, eliminando a insatisfação com essa parte do corpo e aumentando a autoestima. Veja porque a cirurgia plástica no nariz é uma das preferidas.

Como é uma cirurgia de nariz

Transformar sua vida por meio da cirurgia no nariz

Por ser uma cirurgia mais complexa, o médico pode optar pela anestesia geral em vez de anestesia local com sedação venosa. Em todos os casos, serão feitas incisões para que o cirurgião plástico possa trabalhar.

As técnicas utilizadas dependem das queixas do paciente. Para fazer uma remodelação, por exemplo, pode ser necessário fazer um enxerto de cartilagem de outras partes do corpo, como a orelha ou o próprio septo.

Caso o paciente tenha o ossinho muito pronunciado ou tenha uma base muito alargada, pode ser necessário fazer uma fratura na estrutura óssea do nariz, de forma a corrigir esses problemas. Em seguida, é feita a remodelação dos tecidos moles e as suturas.

Ao final, costuma-se usar um molde de gesso e um tampão interno para dar sustentação ao nariz e facilitar a cicatrização. Em geral, essa cirurgia de nariz leva em torno de duas horas, e o paciente recebe alta no mesmo dia ou no dia seguinte.

O pós-operatório e a recuperação de uma rinoplastia completa são um pouco mais demorados. O paciente vai experimentar um inchaço inicial, que diminui com o tempo, e hematomas bastante visíveis abaixo dos olhos.

Embora o tampão interno seja retirado com 24 horas e molde de gesso com uma semana, é preciso usar o micropore por mais sete dias. É preciso fazer repouso por duas semanas, retomando os exercícios depois de 60 a 90 dias.

Felizmente, as cicatrizes são bastante discretas, pois as incisões são pequenas e feitas em locais que ficam escondidos. O paciente deve usar protetor solar e se proteger do sol para evitar o surgimento de manchas.

A cirurgia de nariz é um recurso eficiente e seguro, capaz de devolver a autoestima de quem se sente insatisfeito com a aparência do próprio rosto. Com a avaliação de um cirurgião plástico, você saberá qual é o tipo de procedimento mais adequado para o seu caso.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).