Menu

Plástica No Nariz: Como Realizar o Fechamento das Narinas

Pessoas que se incomodam com a largura de suas narinas podem resolver esse problema com uma plástica no nariz

O rosto é o cartão de visitas de uma pessoa, e quem está bem no meio dele é o nariz. Por isso, não é à toa que tanta gente se incomode com a aparência desse órgão. Seja pelo tamanho, formato ou abertura das narinas, a plástica no nariz pode corrigir uma série de problemas.

Por não se sentir bem com esse órgão tão marcante, muitas pessoas evitam tirar fotografias ou gastam horas preciosas de sua vida tentando disfarçar seus traços com maquiagem. Se esse é o seu caso, talvez você possa considerar uma solução cirúrgica para esse problema.

Rinoplastia: conheça a cirurgia plástica para modificar o nariz

A cirurgia plástica no nariz, também conhecida como rinoplastia, está entre as cirurgias estéticas mais realizadas no Brasil entre homens e mulheres.

Esse procedimento tem como objetivo melhorar a aparência e a proporção do nariz, criando um novo formato que tenha mais harmonia com os demais traços do rosto do paciente. Com isso, a rinoplastia também proporciona uma grande melhora na autoestima.

Além disso, essa cirurgia também pode corrigir problemas respiratórios que sejam causados por defeitos na estrutura nasal, melhorando o funcionamento do órgão junto com a parte estética.

Além de modificar o tamanho do nariz e a largura do dorso nasal e de corrigir uma ponta que seja muito caída ou muito arrebitada, a rinoplastia também pode corrigir o formato ou a abertura das narinas – algo muito incômodo para algumas pessoas.

“Nariz de batata”: da onde vêm as narinas mais abertas

Pessoas de origem africana ou oriental tendem a ter um nariz mais alargado nas laterais, com uma grande abertura das narinas (também chamadas de asas). Esse nariz, que também é mais achatado e por isso tem pouca projeção, é conhecido popularmente como “nariz de batata”.

Embora seja uma característica completamente natural, narinas muito abertas podem causar incômodo à pessoa quando são muito desproporcionais em relação ao restante do rosto.

Especialmente no caso do nariz negroide, a pele que recobre esse órgão tende a ser mais grossa, acentuando a desarmonia entre as características faciais. Felizmente, pessoas que se sentem incomodadas com esse tipo de nariz podem recorrer à rinoplastia.

Nesse caso, deve-se sempre ter em mente que a cirurgia não deve ser feita para modificar a identidade étnica do paciente, mas sim com o objetivo de suavizar traços e deixar todo o conjunto facial mais harmônico e proporcional.

Cirurgia plástica no nariz para corrigir narinas muito abertas

Diferente de uma rinoplastia completa, a cirurgia plástica no nariz com objetivo de apenas reduzir a abertura das narinas é um procedimento bem mais simples, que exige menos tempo de recuperação.

Por não conhecer essa possibilidade, muitas vezes os pacientes com narinas muito largas têm problemas de autoestima durante anos, esperando uma oportunidade para fazer uma rinoplastia completa – quando na verdade o problema poderia ser resolvido facilmente.

Como é feita a redução da abertura das narinas

A correção da abertura exagerada das narinas leva em torno de 30 a 45 minutos e não precisa necessariamente ser feita no hospital, pois é utilizada apenas uma anestesia local. Porém, caso o paciente opte pela sedação venosa, o ambiente hospitalar é mais adequado.

Depois que a região do nariz do paciente estiver devidamente anestesiada, o médico vai fazer uma ressecção das asas, ou seja, ele vai retirar um segmento de tecido localizado nas laterais das narinas.

Após a ressecção, o tecido será posicionado de forma a originar cicatrizes bastante discretas, praticamente imperceptíveis por ficarem na parte de baixo do nariz.

A largura ideal do nariz é calculada a partir dos outros traços do paciente, considerando inclusive sua origem étnica. Dessa forma, o cirurgião plástico poderá retirar o tecido excedente sem descaracterizar a identidade da pessoa, o que poderia causar uma desarmonia.

Rinplpastia Como Obter o Fechamento das Narinas

Pós-operatório e recuperação

A cirurgia para fazer o fechamento das narinas é bem mais simples do que uma rinoplastia completa, por isso o pós-operatório também é mais tranquilo.

Na maior parte dos casos, o paciente é liberado pouco tempo depois do procedimento, estando apto para retomar suas atividades do dia a dia sem precisar se afastar do trabalho. Pode ser necessário suspender os exercícios físicos por alguns dias.

Como essa cirurgia não querer que sejam feitas fraturas nos ossos do nariz, o paciente não vai apresentar muito inchaço nem olhos roxos, típicos de quem faz uma rinoplastia completa. Contudo, pode haver um edema leve e alguma vermelhidão na região operada.

A escolha do profissional

Embora este seja um procedimento simples, a técnica e a sensibilidade do cirurgião plástico são essenciais para a obtenção do resultado desejado.

Dessa forma, ao buscar um profissional, seja para plástica no nariz ou em qualquer outra região do corpo, escolha somente médicos de confiança e que sejam membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

  • 8
    Shares

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Jennifer Tomas disse:

    Muito obrigada por essa informação.