Recuperação após a cirurgia plástica

Recuperação Saudável Cirurgia

Saiba como seguir as regras ditas pelo cirurgião sem comprometer os resultados da operação

A primeira coisa que os médicos avisam ao paciente é que ele precisa ficar distante da rotina para ter benefícios durante a recuperação após a cirurgia plástica. Isso começa no pós-operatório, onde o profissional lhe dirá algumas regrinhas que podem ser muito chatas de serem seguidas, mas que propiciarão o retorno mais rápido aos afazeres e, claro, garantirá que os resultados alcancem os objetivos desejados. Ficar de repouso em casa, visitar o consultório e sentir o corpo dolorido são alguns desafios que deverão ser enfrentados com paciência.

A alimentação saudável é a base para garantir a recuperação do paciente. O corpo dele ficará um tempinho inchado e dolorido, mas isso depende do tipo de cirurgia que foi realizada. Nos casos da abdominoplastia e da lipoaspiração, por exemplo, os médicos indicam no decorrer do pós-operatório sessões de drenagem linfática e o uso de cintas modeladoras (ou malhas de compressão) que mantêm a pele protegida e sem hematomas. Atrelado a esses itens, exige-se a dieta balanceada, tudo para que haja uma recuperação após a cirurgia plástica satisfatória.

Cheque o que se põe no prato e procure alimentos que eliminem a sensação de inchaço e que mantenham a atividade intestinal ativa, pois ela pode ficar desregulada por causa do período de repouso. Invista em sucos naturais a base de frutas diuréticas como melancia, melão e abacaxi. Iogurtes, ovos, abacate, cenoura, beterraba e cenoura são alguns exemplos que não podem faltar na geladeira. Fuja das frituras e dos doces! Claro que não é preciso vetá-los para sempre, mas diminua nesse período, pois eles são ricos em açúcar e gordura.

Os inchaços são um dilema e o recomendado é evitar alimentos ricos em sal, ainda mais se a cirurgia for realizada no verão. O calor pode não ser a época apropriada para um procedimento estético por conta dos desconfortos do pós-operatório e por comprometer a cicatrização se o paciente ficar muito exposto aos raios solares. Se não há outro período para fazer a operação, fique em lugares ventilados para evitar os incômodos e faça uma dieta regrada.

É importante que haja uma conversa com o médico para você ficar por dentro das restrições e das limitações da cirurgia plástica desejada. Acima de tudo, planeje-a bem, desde o pré até o pós-operatório para que não ocorram momentos de estresse. Se você costuma praticar exercícios físicos, tenha foco para não quebrar os dias de repouso. Voltar às atividades antes do tempo pode criar hematomas, prejudicar a cicatrização e fazer com que ocorram problemas que podem até requerer uma nova cirurgia.

Não se esqueça de consultar a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Fernanda disse:

    ha 2 anos fiz uma cirurgia bariátrica, agora passei por uma avaliação para realizar a abdominoplastia, o cirurgião me indicou fazer no mesmo dia a cirurgia dos seios.
    Estava decidida em fazer as duas juntas, mas uma amiga que trabalha em um hospital me aconselhou a não realizar as duas juntos pois a recuperação é mais difícil.
    Procede a informação dela?

    • Luciana Pepino disse:

      Olá, Fernanda!
      É importante que você procure e converse com o médico que te operou, pois ele é a melhor pessoa para te orientar sobre todas as suas dúvidas. Seria anti-ético de nossa parte, dar orientações e informações sobre um caso que não foi feito conosco. Mesmo em relação à dúvida quanto a duas cirurgias no mesmo dia, é melhor conversar com ele. Tenho certeza que entenderá nossa posição.
      Abraços!

  2. Hélbia Leal disse:

    Gostaria muito de fazer um aplástica nos seios,já tive 03 filhos e estão flácidos, mas não com implante de silicone. Qual o tipo de cirurgia mais indicada? Grata…

    • Luciana Pepino disse:

      Olá Hélbia!
      Sinceramente eu só tenho como te dizer após avaliá-la pessoalmente. Como sempre digo, a consulta presencial é muito importante, pois é nesse momento que o especialista fica sabendo de mais informações essenciais sobre o paciente – como o histórico médico.
      Depois disso é que conversamos sobre valores.
      Caso desejar, agende uma consulta conosco – será um prazer recebê-la em nossa clínica. No link abaixo você encontra o nosso contato: http://goo.gl/eqc7rp
      Beijos

WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp