11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

05 Receitas FIT Para Salvar Sua Dieta Sem Passar Vontade!

Receitas FIT

Ficar em forma faz parte de suas resoluções de Ano Novo? Então, conte com estas 5 receitas fit para manter o foco e turbinar a dieta!

Todo ano começa com festas, clima de férias e expectativa para o Carnaval, não é mesmo? São tantas as tentações ameaçando a sua boa forma… Por isso, é melhor dar uma renovada no cardápio e incluir receitas fit. Assim você vai ter mais motivação para manter a dieta em 2018!

Esta seleção reúne combinações de alimentos funcionais, recomendados por nutricionistas para aumentar a disposição e otimizar o desempenho em atividades físicas, além de reduzir suas chances de sabotar a dieta no dia a dia – tudo isso de forma simples e prática. Veja só:

  1. Tabule de Quinoa para preparar rapidamente

Receitas FIT com tabule de quinoa

Ingredientes:

– 2 xícaras (chá) de quinoa;

– 2 tomates;

– 1 pepino;

– 1 cebola;

– ½ maço de hortelã e/ou salsinha;

– Azeite extra virgem, sal e pimenta a gosto.

Modo de Preparo:

Coloque a quinoa para cozinhar em bastante água fervente enquanto pica finamente os outros ingredientes. A quinoa fica pronta em 20 minutos e, depois disso, você só precisa misturar tudo com o azeite e temperar com sal e pimenta. Superfácil, não acha?

  1. Panqueca low-carb para otimizar o treino

Esta é uma das receitas fit indicadas pela nutricionista Fernanda Scheer para consumo antes ou após a malhação pesada – e também funciona bem no café da manhã, lanche ou jantar.

Ingredientes:

– ½ xícara de abóbora, previamente cozida e amassada;

– 4 colheres (sopa) de proteína vegetal em pó sabor baunilha;

– 1 colher (chá) de fermento em pó;

– 2 ovos;

– Canela a gosto.

Modo de Preparo:

Misture bem todos os ingredientes e separe duas porções dessa massa. Unte a frigideira com óleo de coco ou manteiga ghee e frite cada porção em fogo baixo, virando para dourar ambos os lados. Incremente a cobertura usando coco ralado, amêndoas, mel… Mas com moderação!

  1. Barrinha caseira para levar na bolsa

Receitas FIT com barrinhas para levar na bolsa

Ingredientes:

– 1 pote de pasta de amendoim de boa qualidade;

– 1 a 3 colheres (sopa) de óleo de coco;

– Mix com flocos de aveia, gergelim, castanhas picadas e uvas passas. Vale acrescentar ou substituir esses ingredientes por linhaça, amêndoas, nozes ou outras frutas secas picadas.

Modo de Preparo:

Forre uma forma retangular com papel-manteiga e unte com óleo de coco. Para facilitar o processo, você também pode untar a tigela e suas mãos para trabalhar melhor a massa. Inclusive, já ouviu falar na dieta da batata-doce?

Misture aproximadamente 1 xícara e meia (chá) da combinação de ingredientes secos à pasta de amendoim e vá manuseando até que a massa fique firme e uniforme. Se sua mistura estiver muito ressecada, adicione um pouco de óleo de coco.

Espalhe a massa na forma, apertando até chegar à espessura preferida. Leve ao congelador por 30 minutos e desenforme com cuidado. Depois, é só cortar em barrinhas e embrulhar cada uma em papel alumínio. Mantenha na geladeira até o momento de colocar na bolsa.

  1. Suco termogênico com gelatina para evitar a tentação dos doces

A combinação entre o estresse e os hormônios da TPM faz com que convidemos um falso amigo para as nossas refeições: trata-se do açúcar, um dos principais responsáveis pelo sobrepeso e pelo envelhecimento da pele.

Para driblar esse desejo, é possível recorrer a receitas fit que combinam proteínas e termogênicos, os quais ajudam a controla a vontade de comer doces. Veja como fazer:

Ingredientes:

– Gelatina natural (1 pacote);

– 1 porção de fruta(s) à sua escolha;

– 1 colher (chá) de gengibre ralado;

– 1 colher (sopa) de linhaça.

Modo de Preparo:

Dissolva a gelatina sem sabor em um copo de água morna. Deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador com os demais ingredientes. Acrescente gelo a gosto. Veja também 9 apps para emagrecer que vão te ajudar muuuuuito!

  1. Barquinhos de Abacate Cremoso para servir como petisco

Receitas FIT Barquinho Cremoso de Abacate

Ingredientes:

  • 1 abacate;
  • 1 colher (sopa) de limão;
  • 1 colher (sopa) de iogurte natural;
  • 1 colher (sopa) de coentro fresco picadinho;
  • 1 pitada de cominho;
  • 12 a 15 folhas de endivas;
  • Sal a gosto.

Modo de Preparo:

As folhas de endívias substituem as tradicionais torradas nesse canapé. Lave-as com cuidado, para que não percam a forma, e reserve-as. Em seguida, amasse bem a polpa do abacate e misture aos demais ingredientes até formar um creme.

Veja também quais são os vilões e mocinhos de qualquer dieta!

Minutos antes de servir, coloque uma colherada do creme sobre cada folhinha – se necessário, seque-as antes com papel toalha. O contraste entre a textura crocante da folha e a cremosidade do molho de abacate garante que o resultado fique delicioso!

Para sofisticar ainda mais esse petisco, acrescente camarões cozidos no vapor sobre cada barquinho. E você tem a liberdade de fazer pequenas alterações em todas as receitas apresentadas acima, desde que utilize ingredientes compatíveis com cada proposta.

Mesmo que diversas situações do dia a dia sejam desafiadoras para quem está de dieta, você já pode contar com estas receitas fit para não sair do foco em 2018!

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Cintia Ranusia Valencio Carvalho disse:

    Boa noite!!! Gostaria muito de fazer o Ultra Accent para tratamento de celulites. Gostaria de saber o valor e qual a quantidade de sessões necessárias. Obrigada!

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Oi, Cintia! Tudo bem?

      Para definir os valores é necessário que você passe por uma avaliação pessoalmente, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você. Após a primeira avaliação é possível definirmos valores e formas de pagamento.

      Entre em contato conosco, se quiser, para agendar sua primeira consulta. No link estão nossos telefones: https://goo.gl/nvCFzz

      Beijos!