7 Frutas e Vegetais Que são os Vilões de Qualquer Dieta

Não adianta nada cortar doces e massas e continuar abusando dos vegetais que são verdadeiros vilões da dieta, não é?

Quando se fala em perder peso, a primeira recomendação é reduzir a quantidade de calorias ingerida por dia. Em geral, fazemos isso aumentando as porções de frutas e vegetais. O problema é que alguns desses alimentos podem ser verdadeiros vilões da dieta.

Isso quer dizer que algumas frutas, verduras e legumes são alimentos muito calóricos. Porém, muitas vezes temos a ideia equivocada de podemos consumi-los livremente, pois eles são considerados saudáveis e “fitness”.

Saiba quais são esses alimentos que podem fazer você sabotar sua dieta sem querer e fique de olho na hora de montar seu prato:

  1. Grão-de-bico

 

O grão-de-bico é uma delícia, ainda mais em preparações como pastas e húmus. Porém, é preciso ficar de olho no conteúdo energético fornecido por esse grão: cada 100 gramas oferecem 385 calorias, uma quantidade bastante elevada.

Quem está de olho da dieta deve consumir o grão-de-bico com moderação. Embora ele seja fonte de fibras, proteínas, minerais como cálcio, manganês e magnésio e vitamina B1 e B6, sua alta concentração de carboidratos faz com que ele seja também muito calórico.

  1. Amendoim

Se você quiser conhecer e evitar um dos maiores vilões da dieta, saiba que o amendoim estará disputando os primeiros lugares no quesito vegetais que engordam. Uma porção de 100 gramas oferece 567 calorias, enquanto uma xícara fornece 828! Inclusive, se você faz exercícios físicos e só engorda, procure um endocrinologista.

Esse número corresponde a mais de 75% da quantidade de calorias diárias de uma dieta saudável para perder peso (em torno de 1.200 calorias por dia). Portanto, é melhor não abusar desse alimento se você estiver tentando perder peso.

  1. Batata-doce

Batata doce

A batata-doce é a queridinha do pessoal que pega pesado no treino, mas não se engane: eles fazem isso porque ela fornece muita energia, ou seja, calorias! Quem não está malhando num ritmo tão intenso pode acabar ganhando alguns quilinhos se abusar desse alimento.

Uma porção de uma xícara de batata-doce fornece 229 calorias. A vantagem é que ela causa menos pico glicêmico (ou seja, dá menos pico de fome, pois seus carboidratos levam mais tempo para ser absorvidos). De qualquer forma, é bom ter moderação com esse alimento.

  1. Coco

O coco pode ser delicioso, mas também pode ser uma bomba calórica! Por ser uma fruta rica em gorduras, ele é um dos maiores vilões da dieta: uma porção de 100 gramas fornece 266 calorias, o que pode ser bastante para quem quer perder alguns quilinhos.

Se você está fazendo uma dieta para emagrecer, a dica é consumir o coco em pequenas porções e dar preferência ao leite de coco light. Felizmente, a água de coco é pobre em calorias e continua sendo uma excelente opção para se hidratar sem sabotar a dieta. Aliás, saiba se água com limão realmente emagrece.

  1. Açaí

O açaí caiu no gosto dos brasileiros e frequentemente é associado com bem-estar e fitness. Porém, essa fruta tem o mesmo segredinho da batata-doce: ela é consumida pelo pessoal que treina pesado porque dá muita energia, ou seja, tem muitas calorias!

Uma porção de 100 gramas de açaí contém 247 calorias, mais do que uma casquinha do McDonald’s. Ou seja, não adianta nada trocar o sorvete por essa fruta achando que você está fazendo um excelente negócio em termos calóricos.

Para piorar, muitas vezes o açaí é servido acompanhado por outros vilões da dieta, como leite condensado, leite em pó, granola e paçoca. Nesse caso, o que era pra ser saudável se torna uma grande bomba calórica. É melhor ficar de olho ao consumir essa fruta.

  1. Abacate

O abacate é uma fruta que contém muitos sais minerais, vitaminas e gorduras boas, que ajudam a proteger a saúde do coração e do cérebro, além de melhorar nossos níveis de colesterol.

Contudo, ao mesmo tempo, o abacaxi é uma fruta muito calórica, que oferece 108 calorias a cada 100 gramas. Para piorar, ainda temos o costume de consumir o abacate batido com leite e açúcar ou com leite condensado!

Claro que o abacate pode oferecer muitos benefícios para o nosso organismo, mas quem está de dieta e gostaria de perder alguns quilinhos precisa controlar o tamanho das porções dessa fruta e evitar os acompanhamentos calóricos.

  1. Caqui

 

Uma unidade média de caqui tem cerca de 80 calorias, o que pode representar um desequilíbrio na alimentação de quem está tentando perder peso se for consumido em excesso.

Uma dica para quem gosta muito de caqui é escolher frutas pequenas e consumi-las com a casca, pois essa é a parte mais rica em fibras, que ajudam seu corpo a regular os níveis de açúcar no sangue e dão sensação de saciedade.

De qualquer forma, o caqui é uma fruta rica em vitamina C e sais minerais. Mesmo sendo calórico, ele tem outros benefícios para a nossa saúde.

Devo abandonar todos esses alimentos?

É claro que não! Mesmo que sejam alimentos com um alto teor de energia, todos os itens desta lista contêm elementos indispensáveis para o bom funcionamento do nosso corpo, como vitamina A, do complexo B, C, E e minerais como potássio, manganês, magnésio e ferro.

Além disso, frutas e vegetais são nossas principais fontes de fibras, os nutrientes que se expandem no estômago e conferem sensação de saciedade, fazendo com que sintamos menos fome. Isso sem falar que elas ajudam a reduzir a absorção das gorduras.

Por isso, ao pensar nos “vilões da dieta”, tenha em mente que os verdadeiros culpados pelo ganho de peso são as massas, os doces, os molhos e as carnes gordurosas e os alimentos industrializados. Esses sim devem ser evitados ao máximo por quem quer emagrecer.

Se você deseja um melhor resultado, procure uma Clínica de Cirurgia Plástica.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp