Dieta da batata-doce: 9 benefícios para a sua saúde

dieta da batata-doce

A dieta da batata-doce está na moda! Saiba quais são as vantagens que esse tubérculo pode trazer para o seu organismo.

A dieta da batata-doce faz sucesso entre as pessoas que se dedicam aos treinos para ganhar massa muscular. Essa preferência não é à toa. Pois este tubérculo fornece uma série de benefícios ao organismo.

Apesar das vantagens, vale lembrar que nenhum tipo de alimento deve ser consumido em excesso ou em exclusividade. Ainda, sempre dê preferência aos alimentos crus, cozidos ou assados, evitando as frituras. Essas medidas vão potencializar os benefícios trazidos pela batata-doce.

dieta batata doce

A dieta da batata-doce é uma forma de incluir carboidratos “do bem” na sua alimentação.

  1. A batata-doce é rica em amido resistente

A dieta da batata-doce é uma forma de incluir carboidratos “do bem” na sua alimentação. Isso porque ela é rica em amido resistente. Uma forma de amido que não é digerido pelas enzimas do estômago. Sendo assim mais fácil para o organismo eliminá-lo por meio das fezes. Junto com uma porção da gordura e do açúcar consumidos.

O amido resistente favorece a sensação de saciedade ao aumentar a concentração do hormônio colecistocinina. Além de exercer um maior controle sobre o nível de glicose no sangue e diminuir as taxas de colesterol e triglicerídeos por meio do aumento da eliminação da gordura.

  1. Carboidrato de baixo índice glicêmico

Outra vantagem da dieta da batata-doce é que este é um carboidrato de baixo índice glicêmico. Ou seja, a energia fornecida por ele é liberada de forma gradual. Contribuindo para a sensação de saciedade. Em consequência, nosso organismo precisa de quantidades menores de insulina para fazer com que essa glicose entre nas células e seja transformada em energia.

Essa característica evita que você sinta fome logo depois de comer. O que costuma acontecer quando consumimos carboidratos simples, como pães e massas. Dessa forma, não é preciso cortar totalmente os carboidratos nas dietas de emagrecimento, o que acabaria deixando o corpo “desanimado”.

Ainda, por liberar menos açúcar no sangue de uma vez só. A dieta da batata-doce ajuda também a controlar o diabetes.

  1. Maior concentração de nutrientes

Além de despejar menor açúcar na corrente sanguínea. A dieta da batata-doce traz como vantagem o fornecimento de uma maior concentração de nutrientes. Em comparação com a batata-inglesa (a batata mais comum na mesa dos brasileiros), embora forneça mais calorias, a batata-doce contém maior teor de vitamina A, vitamina B, vitamina C, cálcio, potássio e fibras.

  1. Alto teor de fibras

A batata-doce fornece 50% a mais de fibras do que a batata-inglesa. Com isso, essa raiz consegue auxiliar a redução da taxa de açúcar e colesterol no sangue, contribuindo para a sua eliminação. Ao diminuir os níveis de glicose, as fibras ajudam as pessoas diabéticas a terem um melhor controle de sua glicemia. Já ao reduzir as taxas do colesterol LDL (o colesterol “ruim”), as fibras contribuem na prevenção de doenças coronarianas.

As fibras são conhecidas por melhorar o funcionamento do intestino. Aumentando o bolo fecal e auxiliando a sua eliminação por meio da prevenção da prisão de ventre. Além disso, os ácidos graxos produzidos durante a fermentação das fibras pelas bactérias do intestino são uma fonte de energia para as células do cólon, desfavorecendo o surgimento e a proliferação de células cancerígenas nesta parte do corpo.

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A batata-doce fornece 50% a mais de fibras do que a batata-inglesa.

  1. Coadjuvante no processo de emagrecimento

A essa altura, você já deve desconfiar: uma das vantagens mais interessantes da dieta da batata-doce é ser um coadjuvante na perda de peso, mesmo que ela apresente mais calorias do que a batata-inglesa (86 kcal x 77 kcal a cada 100 gramas, respectivamente).

Isso acontece por causa de suas propriedades como o baixo índice glicêmico, que diminui as taxas de glicose no sangue e evita a fome que surge depois do consumo de um carboidrato simples, e a inibição dos picos de insulina, evitando o acúmulo de gordura.

O bom funcionamento intestinal proveniente das fibras da batata-doce também é um fator que auxilia na perda de peso.

  1. Benefícios para a pele

Uma das vantagens da batata-doce em relação à batata-inglesa é sua maior concentração de vitamina A e vitamina C, que apresentam ação antioxidante e contribuem para uma melhor aparência da pele.

A vitamina A, também conhecida como retinol, auxilia na recuperação de lesões, como aquelas causadas pelo entupimento das glândulas sebáceas que originam a acne. O retinol também contribui na regulação da atividade dessas glândulas, diminuindo as chances de inflamação dos poros.

A vitamina C, por sua vez, é uma excelente aliada no combate ao envelhecimento. Ela apresenta propriedades de clareamento de manchas, prevenção de rugas profundas, aumento da firmeza da pele e combate aos radicais livres.

vitaminas da batata doce

A batata-doce tem maior concentração de vitamina A e vitamina C.

  1. Poder antioxidante e o combate ao câncer

Além de ajudar a recuperar as lesões da pele, a vitamina A e seu precursor betacaroteno, presentes na batata-doce em maior concentração do que em outros tubérculos, são poderosos antioxidantes. Essa propriedade faz com que eles ajudem a proteger a integridade das mucosas, colaboram com uma visão saudável e, ainda, atuam como preventivos ao combate de alguns tipos de câncer, como o de pulmão e o da cavidade oral.

Nos homens, o consumo de alimentos ricos em betacaroteno parece exercer uma prevenção ao câncer de próstata, enquanto as mulheres se beneficiam com a prevenção ao câncer de útero.

  1. A batata-doce faz bem para o coração

Por ser fonte de vitamina B6, a batata-doce oferece benefícios para a saúde cardíaca e vascular. Esta vitamina apresenta uma função de controle das taxas de homocisteína no organismo, um aminoácido que, em altas concentrações, está associado ao surgimento de danos nos vasos sanguíneos.

Ainda, níveis elevados de homocisteína podem levar ao aumento da pressão arterial, aumentando as chances de ataque cardíaco e derrames.

  1. Energia para o seu treino

Não é à toa que a batata-doce é o alimento queridinho das pessoas que se dedicam aos treinos na academia. Por ser uma fonte de energia com propriedades nutricionais superiores aos outros tipos de carboidratos mais simples, ela auxilia o organismo a executar os exercícios com objetivo de ganhar massa muscular ao mesmo tempo em que favorece a eliminação de gorduras.

exercícios físicos com a dieta da batata doce

A batata doce auxilia o organismo a executar os exercícios com objetivo de ganhar massa muscular.

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Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).